Jean-Léon Gérôme Pintor, desenhista e escultor francês, Jean-Léon Gérôme foi para Paris em 1841, onde trabalhou sob a orientação de Paul Delaroche, a quem acompanhou à Itália ( ). Ao voltar, Gérôme expôs The Cock-fight, terceiro lugar no Salon de The Virgin with Christ, St. John and Anacreon e Bacchus and Cupid conseguiram um segundo lugar em Em 1851 apresentou Bacchus and Love, Drunk, A Greek Interior e Souvenir d’Italie. An Idill foi apresentado em 1853.
Árabes Atravessando o Deserto
Egípcios Recrutados Atravessando o Deserto
Mercado de Escravas
Leilão de Escravas, Hermitage
Phryne diante de Areopagus
Rei Candaules
Encontro de Sócrates e Alcibíades na Casa de Aspásia
A reputação de Gérôme foi grandemente intensificada no Salon de 1857 por uma coleção de trabalhos de um gênero mais popular: The Duel: after a Masquerade, Egyptian Recruits Crossing the Desert, Memnon and Sesostris e CamelsWatering. Com Caesar (1859) Gérôme voltou a um tipo de trabalho mais seleto, mas o público não se interessou. Phryne before the Areopagus, Le Roi Candaule e Socrates Finding Alcibiades in the House of Aspasia (1861), deram motivo a algum escândalo em vista dos temas selecionados pelo pintor, que se viu alvo de ásperos ataques de Paul de Saint-Victor e Maxima Ducamps. Nessa mesma exposição ele apresentou Egyptian Chopping Straw e Rembrandt Biting an Etching, dois trabalhos minuciosamente elaborados.
O Clamor da Reza – 1866
Retrato de Eduoard Delessert
As melhores pinturas de Gérôme são as de assuntos orientais. Entre elas pode-se citar Turkish Prisoner and Turkish Butcher (1863); Prayer (1865, ano em que foi eleito membro do Institut); The Slave Market (1867) e The Harem out Driving (1869). Freqüentemente ilustrava fatos históricos, como em Louis XIV e Molière (1863), The Reception of the Siamese Ambassadors at Fontainebleau (1865) e The Death of Marshal Ney (1868). Gérôme se destacou como escultor, executando, entre outros trabalhos, Omphale (1887) e a estátua due d’Aumale que se encontra em frente ao castelo de Chantilly (1899). Sua Bellona (1892), em marfim, metal e pedras preciosas, também apresentada na Royal Academy of London, gerou muita atenção. O artista, então, dedicou-se a uma série de Conquerors - trabalhada em ouro, prata e pedras preciosas – Bonaparte Entering Cairo (1897); Tamerlane (1898) e Frederick the Great (1899).
Reza em uma Mesquita Pública do Cairo – 1870
Reza em um Terraço
Reza na Casa do Chefe Arnaut
Créditos Fundo musical: Marcha Radetsky Johann Strauss I, Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Elisabeth Victoria Rachaus