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The Gallery of H.M.S. Calcutta The Ball on Shipboard.

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4 The Gallery of H.M.S. Calcutta

5 The Ball on Shipboard

6 The Concert

7 Spring, 1865, Private collection

8 James Tissot (1836-1902) foi um pintor e ilustrador francês. A sua carreira começou muito jovem, pintando trajes históricos, especialmente da época Vitoriana. Após estudar na Escola de Belas - Artes em Paris, lutou na guerra Franco-Prussiana e veio a estabelecer-se depois em Inglaterra. Como um caricaturista da actualidade, encontrou-se com a elite social de Londres, vindo a transformar-se num pintor fashion de retratos. Em aproximadamente 1864 alcançou grande sucesso pintando cenas da vida quotidiana, especialmente de mulheres elegantemente vestidas. Participou como activista nas turbulências das Comunas de Paris em 1871. Teve que exilar-se e Londres acolheu-o, lá vivendo até 1882. Foi tão bem sucedido em Londres como o tinha sido em Paris. Em 1874 Edmond de Goncourt escreveu sarcasticamente que teve "um estúdio com um quarto de espera onde, com Tissot, comemorava com champanhe gelado, logo após a saída dos visitantes, a sua intimidade com o pintor e, em torno do estúdio, um jardim onde, o dia inteiro, um pudesse ver o outro com meias de seda e com o brilho da noite.

9 Jeunes Femmes Regardant des Objets Japonais, 1869,Cincinnati Art Museum

10 London Visitors, approx. 1874, Toledo Musem of Art, Ohio

11 Portrait of Mademoiselle L.L. (Young Woman in a Red Jacket), 1864, Musée d'Orsay at Paris

12 Os seus retratos distinguem-se pelo amor que tinha aos trajes das mulheres que pintava e aos adornos que, com requintes detalhistas, completavam as suas obras. Os seus trabalhos são mais importantes para a história do traje do que para a história da pintura. Acrescente-se também, entretanto, que, através deles, se podem observar as nuances do comportamento social da época. Em 1882, depois da morte da sua modelo e companheira Kathleen Newton, retornou a França. Em 1888 entrou para uma ordem religiosa à qual se converteu, quando entrou numa igreja " para pesquisar a atmosfera para um retrato“. Depois disso devotou-se aos assuntos religiosos. Visitou a Terra Santa em 1886-87 e em 1889. As suas ilustrações das cenas bíblicas eram enormemente populares. Por muitos anos depois da sua morte Tissot foi considerado um artista bruto e vulgar, o que se expressava pelos baixos preços que alcançavam os livros onde se exibiam as suas ilustrações e pelas críticas depreciativas ao seu trabalho.

13 Too Early, 1873, Guildhall Art Gallery, London

14 The Last Evening, 1873, Guildhall Art Gallery, London

15 The Captain's Daughter, 1873, Southampton City Art Gallery

16 Still on Top, 1874, Aukland City Art Gallery

17 Hush!, 1875, Manchester City Art Galleries

18 In the Conservatory (Rivals), 1875-78, Private Collection

19 A Convalescent, 1876

20 Hide-seek, 1877 - National Gallery of Art - Washington

21 Fundo musical: Softly as I leave you – Lettermen Pesquisa e produção: Mario Capelluto e Anabela de Araújo Formatação: Anabela de Araújo Outubro 2006 mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com Reiniciar Sair


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