Instrumentos de Medições Elétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

DIODOS a Diodos.
Instrumentos de Medição
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Aula de Física Agosto de 2013
Medida da resistência do circuito de terra
Medida da resistência do circuito de terra
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Prof. MSc. Renato Medeiros
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Introdução às Medidas em Física a Aula
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Montagem e Manutenção de Computador I
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Determinando Resistências Elétricas
CORRENTE ELÉTRICA.
Potência elétrica.
Aula 3 – Usando o multímetro digital
Potência elétrica.
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
CSM TAP.
TRANSFORMADORES.
Instrumentação Potencia e Resistência
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
GERADORES P I L H A Geradores
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Medidas Eletromagnéticas
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Associações de resistores
By :Igor Oliveira Controladores PWM.
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Professor Eduardo da Silva -
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
ELETRICIDADE.
Associação de Resistores
Eletricidade Aula 13.
Eletricidade Aula 9.
Parte 2 – Máquinas Elétricas
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Eletricidade Aula 8.
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Associação de Resistores
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
GRECO-CIN-UFPE Prof. Manoel Eusebio de Lima
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
II. Resistência elétrica
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos de Medições Elétrica

Amperímetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o àmpere. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal.

Voltímetro não-ideal Amperímetro Ideal

Voltímetro Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita.

Voltímetro não-ideal Voltímetro Ideal

Terrômetro O alicate terrômetro EM-5248 mede a resistência de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas por medição da resistência de um laço de terra aproveitando a presença de aterramentos vizinhos, sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares próprias e sem desconectar o aterramento sob teste. Este instrumento é especialmente indicado para medir a resistência própria de um determinado eletrodo que faz parte de um sistema de aterramento complexo. Também permite detectar rapidamente a existência de conexões inadequadas e contatos de má qualidade.

Ligando-se essas hastes a um terrômetro de quatro terminais, 2 externos para corrente e dois internos para potencial, como indicado na figura O terrômetro mede o potencial entre os pontosinternos e o divide pela corrente imposta pelo aparelho através dos terminais externos, fornecendo diretamente o valor da resistencia R. Segundo a teoria de Wenner, a resistividade do solo a profundidade d é dada por: r=2pRd  

Fasímetro Em um sistema elétrico trifásico, o fasímetro serve para determinar a seqüência das fases - abc (seqüência direta) ou acb (seq. inversa) Que mede a diferença de fase entre duas correntes alternadas de mesma freqüência.

Sequêncimetro - Funções: Verifica a seqüência de fases, indica a fase aberta e o sentido de rotação do motor.

Wattímetro   O wattímetro é um instrumento desenvolvido para medição de potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. Um Wattímetro é considerado ideal quando medir a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais. O Wattímetro para medidas de RF opera nas freqüências entre 450 kHz e 2,7 GHz. A maioria dos wattímetros são projetados para trabalhar em uma linha de transmissão coaxial de 50Ω para realizar medições de potência direta e refletida de sinais CW e sinais modulados em AM, FM, SSB, TV e sinais modulados por PULSO. Nos modelos mais tradicionais, a leitura  é direta em Watts, graduada em escalas. A faixa de freqüência e potência é selecionada no wattímetro e se dá por meio da inserção de um detector no soquete da seção da linha de RF. A escala de leitura é determinada pelo elemento detector, onde consta várias informações como: a potência de fundo de escala, a faixa de freqüência e uma seta que indica o sentido da potência (direta ou refletida). Tipos de Wattímetros Existem basicamente dois tipos de wattímetros: o do tipo THRULINE® e o TERMALINE®, os quais são classificados de acordo com a posição em que ocupam na linha de transmissão.

Varímetro Varímetro é um instrumento utilizado para medir a potência elétrica reativa (Q) de um circuito. A unidade é o VAr (Volt-ampère reactivo). Em sistema de grande potência, geralmente se usa o MVAr (Mega Volt-ampère reactivo), tendo como medidor o megavarímetro

Multímetro O multitester ou multímetro é o aparelho usado para medir corrente elétrica (DCmA) ou (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica (Ω). A função do multitester pode ser escolhida através da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um tem sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores.

TENSÃO CONTÍNUA TENSÃO ALTERNADA RESISTÊNCIA CORRENTE CONTÍNUA  DIODO E TRANSISTOR

FIM

Alunos: Antunes Claudemir Júnior Jean Wellington