E.B.23 Manuel de Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

PROPAGAÇÃO DE CALOR.
O Ozono na Estratosfera
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
Clorofluorcarbonetos
Camada de Ozono.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Sistemas Terrestres.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Atmosfera e suas camadas
CLIMATOLOGIA.
POLUIÇÃO DO AR.
POLUIÇÃO.
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
Atmosfera, sua estrutura
Redução da Camada de Ozono
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
5. MOLÉCULAS NA TROPOSFERA
Enfraquecimento da camada do ozono
O Efeito de estufa.
Interação Radiação - Matéria
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Atmosfera terrestre.
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
OZÔNIO.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
QUÍMICA AMBIENTAL Efeito Estufa Chuva Ácida Camada de Ozônio.
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2ºBim)
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Educação Ambiental.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Buraco Do Ozonio.
LUZ E CALOR Descritor: identificar a importância da interferência da luz solar na vida e nas diferentes formas de organização do espaço geográfico.
A CAMADA DE OZONO A estratosfera situa-se entre os 10 km e os 50 km onde se situa cerca de 90% do ozono. As maiores concentrações de ozono encontram-se.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE – 6º Ano AB
Radiação Solar. Balanço de Radiação
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
A camada de ozono A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta.
O Efeito Estufa.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Atmosfera e suas camadas
1 A poluição atmosférica 2 Conservar a qualidade do ar é uma necessidade urgente para a Humanidade. A poluição atmosférica tem graves efeitos na vida.
A poluição atmosférica
Sistema climático global
Efeito de estufa, chuva ácida e camada de ozono
Poluição atmosférica.
Capítulo 6 – Camada de ozônio.  Ozônio ◦ É um gás atmosférico azul que, como vimos, quando presente na troposfera constitui um sério poluente. ◦ É uma.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
EFEITO ESTUFA.
O Céu e suas curiosidades  O ozono estratosférico está continuamente a formar-se a partir do oxigénio, por acção da luz solar, decompondo-se depois, lentamente,
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

E.B.23 Manuel de Figueiredo O buraco do Ozono

O Buraco do Ozono Cada vez mais se ouve falar sobre o buraco na camada de ozono e das consequências disto para o meio-ambiente. O ozono é venenoso, forte, é uma conexão reactiva de três oxigenações. A fórmula química é O3. O ozono foi formado por moléculas oxigénicas, e estas foram separadas pela radiação ultravioleta do Sol. As oxigenações individuais estão interligadas com elas próprias e com as moléculas oxigénicas (O+O2=O3). Existem dois tipos de ozono: o ozono atmosférico, nas alturas,  e o ozono troposférico à superfície da terra.

A camada do ozono ou esfera de ozono é a camada da atmosfera com uma grande concentração de ozono. Encontramos esta esfera entre aproximadamente 15 e 45 km de altura. A totalidade da camada de ozono é aproximadamente de 15 km. A camada de ozono tem uma função biológica importante. O ozono tem a característica de absorver a radiação ultravioleta do Sol. Esta radiação UV é causa dos escaldões, infecções na córnea e cancro da pele. Também estraga o ecossistema dos oceanos na terra. Sem presença da camada de ozono, a origem da vida na terra não teria sido possível. Em 1974 foi provado que os CFC podem ter um papel importante na demolição da camada de ozono. CFC são gases industriais que são compostos de cloro, flúor e brómio. Eles transformam-se numa matéria fria nos frigoríficos e todo o tipo de sprays. Os CFCs estragam a camada de ozono de uma forma assustadora.

O Buraco de Ozono está a Aumentar Tudo é pouco para ter cuidado com a camada de ozono!

O buraco na camada de ozono foi descoberto em 1985 O buraco na camada de ozono foi descoberto em 1985. Quando foi descoberto e  publicitado, as pessoas viram que era preciso fazer qualquer coisa sobre o buraco. Mas porque é que o buraco está só para cima da Antárctida? Durante a noite polar a temperatura na estratosfera desce, às vezes até – 100ºC. As temperaturas muito baixas reforçam o processo de decomposição das moléculas do ozono. No princípio do inverno (Setembro - Outubro) vai de mal para pior. Na atmosfera por cima da Antárctida forma-se uma divisa muito fria no ar, todos os anos, que forma nuvens de gelo e mantém os CFCs. O sol também está presente e a combinação da luz do sol, de nuvens de gelo e de CFCs forma uma mistura que estraga o ozono. Quando a camada de ozono é danificada, tem resultados dramáticos para a vida na terra. O metabolismo das plantas tem vindo a ser danificado e por isso a fotossíntese irá proceder mais devagar. A radiação UV destrói os microrganismos, que são uma parte importante da cadeia alimentar. Quando a qualidade do plâncton no oceano da Antárctida decresce, isto também tem consequências dramáticas para os mamíferos, como os lobos do mar ou as baleias. Quanto ao ser humano, as pessoas que se expõem muito ao Sol são as primeiras vítimas. Muito tempo de exposição ao Sol leva ao cancro na pele.

O planeta Terra “qualquer” dia começa a derreter! Temos de ter cuidado! O planeta Terra “qualquer” dia começa a derreter!

Trabalho elaborado por: Fonte de informação: http://www.externato-penafirme.edu.pt/minhaweb/ozono.htm Trabalho elaborado por: Andreia Miliciano nº 4