UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

ACONSELHAMENTO GENÉTICO PRÉ-NATAL
Conteúdo Programático Embriologia
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE
SÍNDROME DE PATAU Bianca Bacchieri, Juçara Maccari,
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS
Araken de Medeiros Santos Anne Magály de Paula Canuto
Backpropagation Through Time
Aprendizado de Máquina
Inteligência Artificial
Análise Multivariada Aplicada as Ciências Agrárias
ENEM 2008.
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
BIOLOGIA E IMUNOLOGIA DOS TUMORES.
Inteligência Artificial Redes Neurias
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Inteligência Artificial
Uma Introdução às Redes Neurais
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
A Hybrid Method for Robust Car Plate Character Recognition.
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Inteligência Artificial
Redes neurais artificiais
Wladimir Araújo Tavares
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
(Alterações cromossômicas)
Redes Neurais Artificiais
O.S.C.A.R. ONE STOP Clinic for Assessment of Risk
RNA – Radial Basis Function
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Mutações Profª Cassia.
Revisão 2° Bimestre Inteligência Artificial. Redes Neurais.
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL E PRÉ-IMPLANTAÇÃO
Conteúdo Programático Embriologia
ALTERAÇÕES GENÉTICAS & ENVELHECIMENTO PROF ROBERTO MOTA JÚNIOR
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Profa Sheyla Fernandes
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
SÍNDROME DE DOWN.
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Redes Neurais Artificiais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE PERINATAL Chorionic Villus Sampling Compared With.
O Que São as Redes Neurais Artificiais
Síndrome de Down Lorena Duarte. Turma Y.
Inteligência Artificial
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
Inteligência artificial (IA)
Modelo MCP O modelo criado em 1943 funciona de modo semelhante. Os sinais de entrada são números (dados), os neurotransmissores são “pesos” numéricos associados.
Diagnóstico Pré-Natal
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Diagnóstico Pré-natal. Introdução O diagnóstico pré-natal é o processo através do qual detectam-se doenças/anomalias/malformações no período pré-natal.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
1 Projeto Híbrido de Redes Neurais Ricardo Bastos C. Prudêncio Orientação: Teresa B. Ludermir CIn - UFPE Jan
Bruna – novembro/2014 PIBID
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Elaboração de um modelo computacional para diagnóstico do nível de daltonismo para usuários da web Área do Conhecimento: Engenharias e Computação Ranieri.
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
EXAMES COMPLEMENTARES EM OBSTETRÍCIA
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia Aplicação de uma rede neural artificial para reconhecimento de padrões no diagnóstico da Síndrome de Down Aluno: Leocir Bettiollo Júnior Orientadora: Profª Drª Maria Teresinha Arns Steiner

OBJETIVO GERAL Programar uma rede neural artificial que ajude no reconhecimento de padrões no diagnóstico da Síndrome de Down (SD)

Trissomias A trissomia consiste na presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomos de um tipo específico num organismo.

Trissomias Embora a trissomia possa ocorrer com qualquer cromossomo, os tipos mais comuns (em humanos) são: Trissomia 21 (Síndrome de Down) Trissomia 18 (Síndrome de Edward) Trissomia 13 (Síndrome de Patau) Trissomia 8 (Síndrome de Warkany)

Trissomia 21

Síndrome de Down A Síndrome de Down é uma doença genética, causada por um acidente que pode ocorrer no óvulo, no espermatozóide ou após a união dos dois, provocando uma alteração cromossômica. Ocorre quando crianças nascem dotadas de três cromossomos 21, e não dois, como é normal.

Análise do Cariótipo Fetal A análise do cariótipo fetal é a comprovação da existência ou da não existência de uma trissomia no feto.

Métodos Invasivos Amniocentese Biópisia de Vilocorial Cordocentese

Métodos Não-Invasivos Avaliação Bioquímica de Risco Fetal (ABRF) Alfa-fetoproteína Gonadotrofina coriônica humana Proteína plasmática associada à gravidez – a Medida Ultrassonográfica da Translucência Nucal (TN) Outros

Rede Neural A rede neural artificial é um sistema de neurônios ligados por conexões sinápticas e dividido em neurônios de entrada, que recebem estímulos do meio externo, neurônios internos ou ocultos e neurônios de saída, que se comunicam com o exterior.

Rede Neural

Rede Neural (Neurônio Artificial) O fisiologista Warrem MacCulloch interpretou o funcionamento do neurônio biológico como sendo um circuito de entradas binárias combinadas por uma soma ponderada (com pesos) produzindo uma entrada efetiva A função básica de um neurônio é somar as entradas e retornar uma saída

Rede Neural (Treinamento) A rede neural passa por um processo de treinamento a partir dos casos reais conhecidos, adquirindo, a partir daí, a sistemática necessária para executar adequadamente o processo desejado dos dados fornecidos. Sendo assim, a rede neural é capaz de extrair regras básicas a partir de dados reais.

Dados de Entrada Valores das proteínas: A idade materna Alfa-fetoproteína Gonadotrofina coriônica humana Proteína plasmática associada à gravidez – a A idade materna A idade gestacional E a Medida Ultrassonográfica da Translucência Nucal (TN)

Saídas Esperadas São duas as possíveis saídas: Alto Risco de SD Baixo Risco de SD

O trabalho... A rede está sendo programada. Os dados que alimentarão a rede estão sendo tabulados.

Próximas Etapas Treinamento da rede Teste e validação da rede Pesquisar trabalhos semelhantes e compará-los, se possível

BIBLIOGRAFIA [1] MOORE, K.L., PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 9º ed, 2000. [2] NUSSBAUM, R.L, McINNES, R.R., WILLARD, H.F. Thompson & Thompson: Genética Médica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 6a ed., 2002. [3] Tatibana, Cassia e Kaetsu, Deisi em http://www.din.uem.br/ia/neurais/ Acesso em 20/04/2008 [4] Luz, Ney Barros. Redes Neurais Artificiais MLP com Backpropagation. Seminário de Aprendizado Estatístico e Computacional, 2005. [5] Z. Kovács. Redes Neurais Artificiais: Fundamentos e Aplicações. Livraria da Física, 2002.