ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
Advertisements

ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
Curso de Geografia – Dinâmica Física da Terra Prof. Dr. Dakir Larara
Agentes modificadores do relevo
Projeto de Geografia Erosão.
Projeto de Geografia EROSÃO.
AGENTES EXTERNOS DO RELEVO (Geomorfologia)
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
RELEVO.
ESTRUTUR S E FORM S DE RELEV
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
Glaciares.
Rochas Sedimentares Etapas de formação das rochas sedimentares
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Professor Luciano Henrique
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
AGENTES EXTERNOS DO RELEVO (Geomorfologia)
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dinâmica das bacias hidrográficas
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Relevo e solo – formação e classificação
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Geologia – 11º ano Risco: Ameaça, perigo ou a possibilidade de ocorrência de um acontecimento prejudicial à saúde. A sua natureza está ligada ao tipo de.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 3: ELEMENTOS DE GEOLOGIA
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
de rochas sedimentares
O Meio Natural Erosão litoral Pedro Damião Geografia.
Gruta Dolina Estalactites
Formação de rochas sedimentares
Luciane Costa de Oliveira
Erosão Profª. Lilian Larroca.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
FIGURA 70: Influências da Erosão da Bacia no Curso D’Água
- génese e constituição
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 15.
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Ciências Naturais – 8.º ano
Concelhos para um bom Semestre
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Geologia, problemas e materiais
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 Natureza e sociedade na modelagem do relevo
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor 2 período 2015
Agentes externos.
Ilhas Seychelles Phang Nga, Tailândia GréciaGrécia.
Relevo brasileiro. Processo de Formação Fatores Endógenos – agentes internos -Formaram o relevo Ex.: Tectonismo e Vulcanismo Fatores Exógenos – agentes.
Agentes Modeladores do Relevo
PROCESSOS EROSIVOS CAUSADOS POR AGENTES EXTERNOS (EXÓGENOS)
Transformação das bacias hidrográficas
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
GEOLOGIA E MORFOLOGIA DO RELEVO BRASILEIRO
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
Agentes Formadores de Relevos
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012 ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012. PROFESSOR FRANCELIN VIEIRA COUTINHO ALUNOS: Anielli Batista pereira e Suellen da Conceiçao pereira neto 6 A

EROSÕES ATIVIDADE PESQUISE NA INTERNET SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE EROSÕES (SOLICITADAS A SEGUIR) E PRODUZA SLIDES COM ILUSTRAÇÕES(FIGURAS) E TEXTOS DESCRITIVOS.

EROSÃO PLUVIAL Erosão pluvial é a erosão provocada pela água da chuva que vai retirando a camada fértil do solo, tornando-o cada vez mais improdutivo. Além disso, as águas das chuvas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos. É a erosão provocada pela água da chuva causando buracos na terra e abrindo crateras que vão retirando a fertilidade do solo que fica cada vez mais improdutivo. Além disso as águas arrancam plantas e fazendo buracos no solo.

EROSÃO FLUVIAL. A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nas encostas dos rios e removem porções do solo das margens dos rios, provocando desmoronamento de barrancos. Por isso o rio pode mudar de forma.Muito parecida com a erosão pluvial, que é causa da pela água das chuvas e não de rios. [1] Essa erosão é causada pelas águas que correm nos rios, que pode causar o desmoronamento de barrancos. Com o próprio curso do rio pode ser alterado por causa da erosão. Podemos observar, também que a fase do rio é determinante para a erosão causada por tal. Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, ja na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos.[1]

EROSÃO MARINHA. A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química e da sua ação mecânica. O aspecto da linha de costa é variável de acordo com a natureza dos materiais rochosos que a constituem. De um modo em geral podemos detectar dois tipos de costa;

EROSÃO EÓLICA Erosão eólica é um tipo de erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos. A diminuição da velocidade do vento ou deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida. Pode ocorrer forte erosão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de deserto|regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos. Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.

EROSÃO GLACIAL Erosão glacial é a erosão causada pelo gelo. A erosão glacial ocorre quando, em épocas de temperatura muito fria, a água que no verão penetrou entre as rochas se congela, quebrando-as, devido ao aumento do volume. Também é glacial a erosão provocada pelos blocos de gelo que, desprendidos das geleiras, deslizam pelas encostas atritando-se contra elas e desgastando-as.