Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Como salvar imagens do 1º Clico em Imagens 2º Digito o nome ou assunto que quero pesquisar e clico em Pesquisa Google.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
WIKISPACES.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Oficina 09 Professores da STE : Edilson/Luciene
Oficina 02 Professores da STE : Edilson/Luciene/ Rosvely Orientação NTE : Luciana Catarino Curso de Capacitação Docente.
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Curso de Capacitação Docente
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
OSA - Operação de Software e Aplicativos
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Criando Apresentações
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Como criar um Blog Melhor Gestão, Melhor Ensino DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA.
POWER POWER POINT POINT.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Moodle Residência Agrária Utilizando as ferramentas Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de planejamento Pedagógico
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
4º ATIVIDADE ORGANIZAÇÃO EM PASTAS
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Como fazer uma publicação no Blog de P TCC
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
WIKISPACE Tutorial. Índice TópicoSlide Cadastramentoslide 3 Informações iniciaisslide 4 Edição básicaslides 5 – 7 Inserção de arquivos e imagensslides.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Curso de Capacitação Docente Oficina 06 Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino

Editor de texto (Writer) Esboço inicial do projeto (formatar texto, inserir tabela)

Writer (Processador de Texto) A ferramenta Processador de Texto, também conhecida como Writer, é o aplicativo do BrOffice que possibilita a criação e edição de textos, também para páginas web. Seu uso em contextos educacionais ainda é pouco explorado, pois a ferramenta permanece vinculada a atividades tradicionais, como redigir textos resultantes de  pesquisa na Internet. No entanto, as possibilidades de uso pedagógico desse aplicativo são bastante variadas e proporcionam práticas que privilegiam a autoria, a colaboração e a cooperação, tanto por parte do professor, que pode se tornar autor do material didático e parceiro do aluno, quanto por parte do aluno que, na troca com os colegas e professores, tem a oportunidade de questionar e refletir sobre os conteúdos criados, podendo, também, exercer sua criatividade e construir seu conhecimento por meio da autoria. São muitas as possibilidades de práticas pedagógicas com o aplicativo Processador de Texto, mas, como toda TIC, para ser bem utilizado e realmente contribuir para promover processos de ensino e aprendizagem deve estar vinculado a um planejamento. Da mesma maneira, é preciso que o professor se aproprie da ferramenta a fim de poder mediar a construção do conhecimento de seus alunos. 

Práticas Pedagógicas com o aplicativo Writer 1. Hipertexto no Writer  Objetivo: Proporcionar prática de leitura, escrita e pesquisa que viabilize a construção de hipertexto com vistas à compreensão e contextualização da palavra escrita. Descrição A ampliação do vocabulário do aluno e sua compreensão acerca do contexto em que as palavras estão ou podem ser inseridas são objetivos das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Uma prática pedagógica que busque contemplar tais objetivos é a construção de um Hipertexto no Writer (Processador de Texto). Por meio dos hyperlinks é possível fazer conexões entre as palavras e outros elementos. Os alunos podem formar grupos e, a partir de um texto base indicado pelo professor, selecionar as palavras de difícil compreensão. Após essa seleção, os alunos partem para uma busca na internet por textos, imagens e sites que expliquem ou relacionem-se com as palavras destacadas, criando, então, o hipertexto. Clique aqui.

2. Jornal Online Objetivo: Promover a construção de um projeto interdisciplinar que privilegie a autoria dos envolvidos através de processos coletivos. Descrição: A produção de um Jornal Online pode viabilizar o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que envolva também a comunidade escolar. A partir de pesquisas em revistas, jornais e entrevistas com docentes, discentes, pais e vizinhança, é possível trabalhar diferentes conteúdos das disciplinas contempladas no projeto. Após decidir sobre as temáticas abordadas, as reportagens e as entrevistas, é hora de fazer o layout do jornal, de ir a campo para coleta de dados e, em seguida, para o laboratório de informática montar e alimentar o Jornal Online propriamente dito. Como o texto jornalístico difere-se do literário, o Jornal Online também pode ser um meio de aprender sobre tipologias textuais, além de desenvolver a criticidade dos alunos diante dos acontecimentos. O Jornal Online pode ser disponibilizado no site da escola ou em um blog e ser alimentado constantemente por todos os alunos! Clique aqui. 

Exemplo utilizado pela Professora Vanusa Montando um Jornal Layout do Jornal

História em Quadrinhos Objetivos das atividades: Nas atividades propostas você poderá utilizar os recursos do Writer e aprofundar seus conhecimentos sobre este aplicativo. Descrição da atividade: Além da formatação e criação de textos, é possível construir histórias em quadrinhos no Writer. Vamos explorar? Nesta atividade construa uma história em quadrinhos a partir de temas de seu interesse. Sugerimos utilizar algum dos temas que estão sendo trabalhados no curso. Para isto, você poderá inserir imagens, formas pré-definidas, formatar texto e, por fim, transformar em PDF sua história. Uma dica é que esta atividade também pode ser realizada com seus alunos.

Orientações para atividade: Entre no BrOffice Writer e configure a página para uma melhor utilização do espaço para sua história em quadrinhos (HQ). Para configurar, entre em Formatar/ página.../Clicar em Página/ escolher Orientação Paisagem/ clicar OK; Dê um titulo para sua história; Escolha no menu da barra de desenho a opção formas: retângulo e crie três (um ao lado do outro); Em seguida, escolha as formas que desejar, na barra de desenho, e monte seus personagens e paisagens; Para finalizar crie os balões de diálogo, na barra de desenho, e digite o texto. Por fim, salve o HQ no computador (Arquivo/Salvar como/ Escolha o local que deseja salvar e clique em salvar); Para transformar em PDF, clique em Arquivo / Exportar para PDF/ Exportar/ Escolha a pasta onde deseja salvar e dê um nome para a história/ Clique em Salvar.

Conhecendo O Writer Vídeo Passamos neste momento a conhecer mais especificamente alguns dos recursos encontrados no Writer. ( vide computador )

Usando o Writer para escrever seu Projeto. Com o objetivo de melhor orientá-lo, preparamos uma esquema para facilitar a escrita de seu projeto. Segue abaixo: Estrutura de um Projeto Lembrando que essa etapa gostariamos que fosse realizada na STE da escola usando o Writer, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos nessa oficina. Observação: O arquivo acima mostrado será encaminhado aos cursistas via email, ou mesmo pode ser gravado no pen drive dos professores cursistas.

Links de sites da escola Endereço do Blog: http://escolairmanribeiro.blogspot.com/ Endereço da Wiki: http://escolairmanribeiro.wikispaces.com/ Endereço do Email: irmaribeiro_ste@hotmail.com