A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização em Mídias na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização em Mídias na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização em Mídias na Educação
Módulo de Gestão Integrada de Mídias na Educação Prof.ª Laurete Maria Ruaro Acadêmica Gisele Dworak Filipowski Projeto Informática Educativa

2 Acadêmica: Gisele D. Filipowski
Pólo Prudentópolis Turma F Identificação das atividades realizadas Leitura e interpretação textual. Produção de texto narrativo e . Revisão e reestruturação de texto. Utilização das ferramentas do editor de texto BrOffice.

3 Descrição dos objetivos e encaminhamento das atividades
No intuito de favorecer a aprendizagem dos recursos de Informática, bem como contribuir no projeto de aquisição de leitura e escrita desenvolvido pela turma, a execução do Projeto Informática Educativa foi iniciada no dia 04 de outubro no 2º Ano do Ensino Fundamental na Escola Catarina Miró.

4 Na primeira semana os alunos foram divididos em duplas, de acordo com o nível de escrita, e produziram um texto narrativo a partir da música “O pato” de Vinícius de Moraes (exibido anteriormente na televisão da sala de aula). Os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas do editor de texto e se revezaram na tarefa de ditar e digitar o trabalho

5

6 Ao término dessa primeira versão, os alunos imprimiram os textos digitados. Em sala de aula, os alunos puderam ler os textos dos colegas e dois deles foram selecionados para revisão e reestruturação coletiva.

7 Na segunda semana, os alunos aprenderam sobre o gênero textual “ ”. Primeiramente, os alunos produziram coletivamente, em sala de aula, o texto do e- mail que seria destinado a uma colega transferida da escola. Posteriormente, no Laboratório de Informática, um aluno escolhido pela turma digitou o texto e todos escreveram seus nomes e acompanharam o envio do e- mail.

8

9 Pontos positivos Foi muito positivo o desenvolvimento do projeto nessas duas primeiras semanas. A receptividade dos alunos foi excelente, pois observei o entusiasmo deles em realizar as atividades propostas. Os objetivos de desenvolver com criatividade a leitura, interpretação e produção textual, utilizando os recursos da Informática, têm sido atingidos a contento no decorrer das atividades, tanto no Laboratório de Informática, quanto em sala de aula.

10 Pontos a serem reorganizados
Os pontos a serem reorganizados se referem à interação do projeto com a comunidade. Não foi possível conversar com os pais sobre a implementação do projeto. Será necessário organizar com antecedência a reunião, de acordo também com a disponibilidade dos pais e da equipe de gestão.

11  Análise final Em suma, o desenvolvimento do Projeto de Informática Educativa tem sido muito produtivo. Isso porque os alunos se sentem desafiados em realizar as atividades e dessa forma, a construção do conhecimento se torna mais prazerosa e significativa. Nas próximas etapas, os alunos utilizarão os recursos tecnológicos da Informática para pesquisas em sites, produção de histórias em quadrinhos no software Luz do Saber, jogos e criação de slides no Power Point. Ao final do projeto, os trabalhos produzidos serão socializados através do blog da escola.


Carregar ppt "Curso de Especialização em Mídias na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google