Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Revisao da literatura Revisao bibliografica Revisao etc
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Internet: conceitos básicos
Sistematização de conteúdos
Fontes de Informação Especializada
Fontes de Informação Especializada
Fábio Mascarenhas e Silva Novembro 2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Fábio Mascarenhas e Silva Dezembro 2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Fábio Mascarenhas e Silva 17 e 24 outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento.
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 03 1º Semestre UNIJUÍ
Gerenciamento de Implantação
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Atividades PPI – Logística III.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: CRITÉRIOS DE QUALIDADE
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Universidade Federal de Santa Catarina
ARTIGO CIENTIFICO.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Museu Memórias de Alfabetização
Portal Capeswww.periodicos.capes.gov.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos Apresentação do Portal.periodicos.CAPES São Leopoldo (RS), 24.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
IF696 - Integração de Dados e DW
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane Segundo semestre de 2011.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Forma Canônica e Definições
Trabalho de conclusão de curso
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia Elétrica
HighWire Press. HighWire Press é uma divisão da Stanford University Libraries, que desde 1995 tem a missão de auxiliar na disseminação de informação acadêmica.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução Paulo Adeodato Grupo de Inteligência Computacional Departamento de Informática Universidade Federal de Pernambuco.
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução
Fábio Mascarenhas e Silva 29outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Fábio Mascarenhas e Silva 08outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em Semi-presenciais em
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Transcrição da apresentação:

Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Fontes de Informação Especializada

Correção da prova Aula 23nov2007

1) Com relação aos Arquivos Abertos, o que são os provedores de dados e os provedores de serviços? (3 pts) (Aula 17out) Aula 23nov2007 PROVEDOR DE DADOS (data provider) podem oferecer acesso aberto a textos completos e a outros recursos. Exemplos: Diálogo Científico, Opendoar, DOAJ, E-LIS Diálogo CientíficoOpendoarDOAJE-LIS Outro exemplo é o repositório Open Video, que contém imagens digitalizadas e expõe os metadados desses arquivos via protocolo OAI-PMH.Open Video Alguns dos maiores e mais importantes provedores de dados são o arXiv, Pubmed Central, CiteSeer e o CERN Document Server.Pubmed Central CiteSeerCERN Document Server PROVEDOR DE SERVIÇOS (service provider) Os provedores de serviços utilizam os metadados coletados pelos harvesters via protocolo OAI-PHM. Um exemplo interessante é o Citebase, uma ferramenta de bibliometria automática que demonstra o potencial dos metadados e do protocolo OAI-PMH. Apresenta uma medida de impacto de citação de artigos e serviços de busca para dados coletados de repositórios grandes de eprints.Citebase O OAIster é outro provedor de serviços bastante famoso – coleta e expõe, através do protocolo, mais de 13 milhões de registros de cerca de 900 repositórios de material relacionado a atividades acadêmicas.OAIster

2) Explique a diferença existente entre as bases de dados referenciais e as bases de dados fontes. (2 pts) (Aula 03 out) Aula 23nov2007 Bases de dados referenciais remetem às fontes primárias Bases de dados de fontes contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. REFERENCIAIS Bibliográficas Catalográficas Diretórios FONTES Numéricos Texto Completo Textuais e Numéricos Gráficos

3) Cite 2 exemplos (e comente cada um deles) da importância da informação contida na patente. (Aula 31out) Aula 23nov2007 A importância da informação da Patente 80% DA INFORMAÇÃO DE PATENTES NÃO EXISTE EM OUTRO TIPO DE DOCUMENTOS ANÁLISE DOS DIREITOS CONSTITUÍDOS Para conhecimento de novos domínios tecnológicos. INSPIRAÇÃO SOBRE O ESTADO DA TÉCNICA Evitando investimentos em invenções que já existem. Aperfeiçoando invenções já existentes. PROSPECTIVA TECNOLÓGICA Para vigilância tecnológica. Para prospecção de novas oportunidades de negócio.

4) Cite 3 critérios para avaliação de fontes de informação na Internet. (2 pts) (Aula 29set) Aula 23nov2007 INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO Critérios para avaliar fontes de informação na Internet (TOMAÉL) Outros critérios encontrados na literatura Relevância dos documentos e aspecto de cobertura; Aspectos gráficos: layouts, cores, fundos, fontes, textos e ícones ; Credibilidade, conteúdo, apresentação formal do site, links, design, interatividade e anúncios; Autoridade, escopo, cobertura/conteúdo, público alvo, proposta da informação, acesso/endereço do documento, corpo editorial, e atualidade.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma: Média final = (Nota 1+ Nota 2 + Nota 3) / 2 - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - Individual - NOTA 2 - Exercício com apresentação (Vale até 10 pontos) - Individual - NOTA 3 - Dossiê (em grupos de no máximo 3 pessoas, vale até 10 pontos) Aula 23nov2007 ANTERIOR ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma: Média final = (Nota 1+ Nota 2) / 2 - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - dupla - NOTA 2 - Dossiê (em grupos - máximo 3 pessoas - vale até 10 pontos) PROPOSTA

Formar os trios Aula 23nov2007