Rio Douro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTO RIBEIRA.
Advertisements

O RELEVO.
Energias renováveis… … o futuro.
Formas de Relevo e Meios Aquáticos
Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Formação de Portugal . Os primeiros povos.
Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana,
Mares e Rios de Israel José Adelson de Noronha.
Os Rios de Portugal Continental
Trabalho Realizado no Âmbito da Área de Projecto por:. Maria João. Rui
Aula 1 – A origem do Estado do Paraná
Principais Rios de Portugal
Rios.
Os Rios.
A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
Potencialidades dos Rios de Portugal
Progressão automática
Destinos para férias. Férias de Verão em Cabo Verde! O encanto da ilha encontra-se nos 8 km de fina areia branca da praia de Santa Maria, com todo um.
Parque Natural do Douro Internacional
Classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001, a região do Alto Douro Vinhateiro, caracteriza-se por uma paisagem única, que urge preservar,
História
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
O RIO DOURO.
O Rio Guadiana.
Professora Marília Pereira
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Viana do Castelo no mundo
Parques naturais em Portugal
TUNA UNIVERSITÁRIA DO PORTO ONDAS DO DOURO VIA DE CINTURA INTERNA.
Os maiores rios do Norte de Portugal
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Pia do Urso.
JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D
Os romanos e o seu império
Povos que habitaram na Península Ibérica
HIDROGRAFIA.
Rio Tejo.
Os romanos e o seu império
ÁGUAS DOCES Rio.
Que turismo para a região do Douro? QUE DOURO NO FUTURO?...
Douro em Fotos Visite-nos! Você está “AQUI” douro.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
O Rio Guadiana.
Rio Mondego.
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
País Turístico Elisabete Moio Turma M.
Geologia, problemas e materiais
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e.
Os Primeiros Habitantes da Península Ibérica Adaptado por Carlos Silva para
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
O contacto entre a terra e o mar FICHA SUMATIVA
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
RIO DOURO.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
O Rio Tejo.
Principais Rios de Portugal Main Rivers of Portugal
AS RIBEIRAS, ECOSSISTEMAS FLUVIAIS VULNERÁVEIS ESTUDO DE CASO: A RIBEIRA DE VALADARES.
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Os Rios.
Principais Rios de Portugal
Transcrição da apresentação:

Rio Douro

O Rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.  Tem 927 km de comprimento. Este é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica.

Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém do celta dur (água). Outra diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de Ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro (de + ouro). Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latimduris, ou seja, 'duro', atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda Do Douro e Barca d'Alva ( Figueira de Castela Rodrigo).

A Unesco incluiu, em 14 de dezembro de 2001, a região vinhateira do Alto Douro (45°68' N, 5°93' W) na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

O Rio Douro foi, e é, uma fonte de riqueza para a região e para a aldeia. Antigamente, fazia mover as azenhas, permitia a pesca, irrigava campos ou enchia os poços das melhores hortas de Bemposta, existentes perto deles, onde se cultivavam as novidades e as árvores de fruta, base de sustento das populações.

Mais tarde, com o aproveitamento hidroeléctrico, Bemposta passa a contribuir para a riqueza nacional, distribuindo energia eléctrica ao país.

 Com a construção das barragens, criaram-se grandes albufeiras de águas tranquilas, que vieram incentivar a navegação turística e recreativa, assim como a pesca desportiva. Excluindo-se os períodos de grandes cheias, pode dizer-se que o rio ficou domado definitivamente.

Trabalho Realizado por: Jéssica Maria Silva Ferreira 15-01-2012