Dengue.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

DENGUE – Orientações para a participação Social
Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
DENGUE.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
Dengue Profª: Vanise Parente.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Dengue.
PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE Paraná UFPR SEED.
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
Filo Nematodea (Nematelmintos)
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Atribuições dos Agentes de Controle de Endemias (ACE)
Identificação dos mosquitos capturados
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
Dengue Como prevenir ?.
HISTÓRICO A esquistossomose é uma doença conhecida desde a antiguidade. O exame de múmias do antigo Egito revelou lesões produzidas pela doença. Em 1852,
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Calazar.
DENGUE.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
Vigilância Epidemiológica
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
Água e Saúde.
Agente Voltaire Merques Fernandes
Malária.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Crescimento populacional
Prof. Gilton Luiz Almada
VÍRUS WGG.
DENGUE.
Aedes: criadouros e soluções
DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

Dengue

O que é a Dengue? Doença infecciosa aguda, transmitida no Brasil pelo mosquito Aedes aegypti, é provável que tenha chegado junto com os navios negreiros sendo registrado o primeiro caso de DENGUE em 1685 em Recife. É transmitida por um vírus da família Flaviridae existindo 4 sorotipos: Den1, Den2, Den3 e Den4. O Den4 não era registrado no Brasil há 28 anos, entretanto em 2010 fora notificado nos estados do Amazonas e Roraima.

O Vetor (transmissor) Mede aproximadamente 0.5cm de comprimento, sendo aparentemente inofensivo. O macho se alimenta de frutas enquanto que a fêmea de sangue, pois precisa do mesmo para maturação dos ovos. Pica somente durante o DIA ou na presença de luz e não voa muito alto. A picada é indolor já que a fêmea aplica uma substância anestésica no momento. Em 80% dos casos o mosquito se esconde dentro da casa do morador, isso porque é lá que encontra o alimento.

O ciclo de vida do Mosquito Os ovos são depositados na borda e acima do nível de água. Permanecendo ali até 1 ano. Após 2 ou 3 dias esses ovos eclodem e dão origem às larvas, estas já podem nascer contaminadas com o vírus do dengue. O ciclo varia de 7 a 10 dias no máximo dependendo das condições ambientais

Como acontece a transmissão??? Apenas 1 fêmea põe em torno de 300 a 450 ovos durante sua vida, que varia entre 30 a 45 dias neste período pode contaminar até 300 pessoas, permanecendo a maior parte do tempo dentro do imóvel em busca de alimento e abrigo, podendo voar por um limite máximo de 100 metros ao redor. A temperatura ideal para se reproduzir varia entre 15ºC a 40ºC. A partir de 1 dia antes do aparecimento dos sintomas até o 6º dia da doença a pessoa contaminada pode estar transmitindo a doença, infectando mosquitos. Como acontece a transmissão???

A fêmea do Aedes aegypti pica uma pessoa infectada Incubação: O vírus fica na saliva da fêmea onde se multiplica de 8 a 12 dias Ao picar outra pessoa sadia é transmitida a doença cujos sintomas podem aparecer dentre 3 a 15 dias após a picada, sendo em geral de 3 a 6 dias.

Quais são os sintomas???

Dúvida se é DENGUE ou não???? Em caso de suspeita de dengue EVITAR a auto-medicação, pois medicamentos a base do Ácido Acetil Salicílico podem agravar o quadro, levando inclusive a Dengue Hemorrágica. Dúvida se é DENGUE ou não???? Procure um médico o mais rápido possível, somente ele poderá dar o diagnóstico

CASOS DE DENGUE ANO IMPORTADOS AUTÓCTONES TOTAL 2008 5 4 9 2009 2010 / DEN - 1 24 33 57 2011 / DEN - 1 19 86 105 No entanto uma pessoa infectada fica IMUNE ao vírus que a contaminou, porém se houver a contaminação pela 2ª vez há um aumento do risco de DENGUE HEMORRÁGICA!

Prevenção é a Solução!

Não jogue lixos ou descartáveis em terrenos, pois até uma simples tampinha de refrigerante pode se tornar um criadouro!

Como Combater? É dever de todos combater a dengue, afinal este risco é coletivo. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA!

Prevenção Prevenir depois agir. Não se deve deixar água parada em lugar algum, pois o ovo do mosquito sobrevive até um ano fora da água. Atentar-se a ralos externos ou internos que não circulem água por mais de 2 dias. Para plantas cultivadas na água deve-se substituir a mesma ao menos a cada 2 dias no máximo. Bromélia: enraizadas no solo devem submetê-las a jatos de água a cada 2 dias no máximo.

Possíveis criadouros

Faça sua parte, esta luta é de todos!!!

A importância do Agente A visita do agente de controle de endemias visa eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue além de orientar o morador sobre a prevenção e sintomas da doença

São diversas as atividades do agente como por exemplo a nebulização que se dá sempre que constatado um caso CONFIRMADO de Dengue! São realizadas visitas em todos os tipos de imóveis da cidade com o único objetivo de Eliminar Criadouros e Orientar a População.

Diga NÃO a Dengue fazendo sua parte Diga NÃO a Dengue fazendo sua parte... Ela pode estar mais perto do que imaginamos!