Composição e Projeto Gráfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
Advertisements

Catedral das Assembléias de Deus Ministério de Madureira
Administração de Marketing 1
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Sílabo: Introdução à Ciência da Computação (SCC0121)
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
TEORIA DO CINEMA E DOCUMENTÁRIO
Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 01




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Introdução a Computação
Metodologia Científica Aula 6
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Formação de grupos sociais
Composição e Projeto Gráfico
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Projeto Visual Conceitos básicos.
Aula 03 – Aula de aplicação de conceito e prática
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Maquetes Design equipamento
Introdução a Engenharia de Software
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Artes Gráficas.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Primeira Reunião Acadêmica
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Prof. Ivan Bursztyn Coordenadores do curso:
Programação de Computadores I Apresentação da Disciplina Prof. André Renato 2º Semestre / 2012.
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL
IF696 - Integração de Dados e DW
Componente Curricular
Componente Curricular
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Pág. 01 Arquivo ARQUIVOS DE CLIP ART Programar. Pág. 02 Arquivo OBSERVAÇÃO SOBRE OS ARQUIVOS DE CLIP ART Os arquivos estão em DVD regravável, o que significa.
linguagem gráfica pictórica [LGP] Goldsmith [1984]
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Recursos Educacionais
é afetada pelo que sabemos
Metodologia do Ensino de Arte
Trabalho nas regras ABNT
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
"The more you see, the more you know." Disciplina de Desenho A, 11ºANO Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Transcrição da apresentação:

Composição e Projeto Gráfico Prof. André Sales

Bibliografia básica: FRUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos: Desenho, Projeto e Significado. Martins Fontes. ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual . Pioneira DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. Martins Fontes RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: LGE Editora HURLBURT, Allen. Lay Out: o design da página impressa. Nobel

Plano de Aula

Aula 01: Aula 02: Apresentação da disciplina. Conceito: O que é design. Aula 02: Fundamentos básicos da composição. Elementos da Comunicação Visual: ponto, linha, forma, direção, textura, cor, escala, dimensão e movimento

Aula 03: Aula 04: Aula 05: Alfabetismo e Sintaxe Visual Técnicas de comunicação visual Aula 04: Imagem e ilustração PIM Aula 05: Texto na comunicação Tipologia x tipografia

Aula 06: Aula 07: Aula 08: Cor Psicodinâmica das cores ? Avaliação (P1)

Aula 09: Aula 10: Aula 11: Aula 12: Mundo dos Signos Semiótica- Sanders Peirce e a Tricotomia Aula 10: Sessão de Cinema (Semiótica) Aula 11: Gestalt Aula 12: Palestra profissional da área Discussão sobre a palestra

Aula 13: Aula 14: Aula 15: Processo-criativo Estudos de casos Criação e Plagio Razão e Emoção Aula 15: Avaliação (P2)

Acordo: Início das aulas 19h30 e término às 22h30; Celular desligado ou no silencioso; “Intervalo” de 15 minutos; As apresentações serão disponibilizadas para os alunos; Total atenção

Avaliação: Média Final Prova teórica sobre o conteúdo apresentado nas aulas. 10 questões dissertativas, sem consulta. Média Final P1 (40%) + P2 (40%) + PIM (20%)= 100% Média para aprovação: 5,0 Você tem direito de faltar 5 noites!

O que é Design?

Design: Design = Estética A palavra design, em inglês, significa projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional. Design = Estética Ele pode ser encontrado no universo 2D (visual) e 3D (físico) Temos muitas variáveis do Design:

Design Gráfico: "Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho com um sentido e uma tarefa a cumprir.“ Chico Homem de Melo É um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, idéias e conceitos.

Design Editorial: Design editorial é uma especialidade do design gráfico que abrange tanto a produção editorial impressa quanto digital. Possui uma relação bem fechada com a informação, seja na produção de Livros, Jornais e Revistas.

Design de Interação: Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, jogos eletrônicos, e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos elementos de comunicação virtual, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.

Também podemos encontrar o Design em: - Automóveis - Móveis - Moda - Eletrodomésticos - Embalagens Enfim, em qualquer bem de consumo criado pelo homem podemos encontrar o design.

Fiat Mio

Sp Fashio Week 201: Animale, Maria Bonita, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura

Até onde vai o Design?

Design = Estética + Função Área de conhecimento e a prática profissional que tratam da organização formal de elementos visuais que compõem peças gráficas e virtuais O Design trabalha com: Diagramação + Ilustração + Tipografia

Aspectos metodológicos Aspectos funcionais Para que serve? (função) Devemos: considerar a função objetiva do objeto e separar estética e funcionalidade. Aspectos metodológicos A metodologia serve para dar controle sobre as variáveis do projeto. As variáveis que devem ser controladas são: Produto – Público – Cliente - Condições técnicas Fornecedores – Prazos – Modas – Custos.

O Valor de um projeto:

Prof. André Sales profandresales@hotmail.com