EDICAT – Escola Diocesana de Catequese PENTATEUCO
1. Nome PENTATEUCO – Penta (Cinco) / Teuchos (estojo de papiro ou pergaminho) um único livro dividido em cinco partes Tradução hebraica: “No princípio” / “Nomes” / “Chamou” / “No deserto” / “Palavras” Tradução Grega: Gênesis / Êxodo / Levítico / Números / Deuteronômio
Deuteronômio + Js; Jz; Sm e Rs 2. Limites Um HEXATEUCO e não um PENTATEUCO Um TETRATEUCO e não um HEXATEUCO Gênesis Números Êxodo Deuteronômio Levítico Josué Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio + Js; Jz; Sm e Rs
3. Autor Moisés como autor Aparece no início do Êxodo e a partir daí é quase a história de sua vida Êxodo, Levítico e Números – falam dele em terceira pessoa, como se fosse o ator principal O Deuteronômio apresenta-o como autor, colocando uma série de discursos em sua boca Depois do Exílio começa-se a mencionar a autoria de Moisés (Esdras, Neemias, Crônicas) O N.T também atribui a Moisés a autoria (Mt 19, 7ss; Mc 12, 26; Jo 5, 46) Escritos judaicos extra bíblicos (vida de Moisés, de Fílon de Alexandria 45 d. C. / Antiguidades judaicas, de Flavio Josefo 95 d. C
3. Autor Moisés não é o autor do Pentateuco Exemplos de repetições dois relatos da criação (Gn 1, 1-2, 4 a e Gn 2, 4b-25) Dois raptos de Sara (Gn 12, 10-20 e 20, 1-18) Duas expulsões de Agar (Gn 16, 4-16 e 21, 9-21) O Maná e as codornizes (Ex 16, 2-36 e Nm 11, 4-34) A água que sai da rocha (Ex 17, 1-7 e Nm 20, 1-13 2. Exemplos de Contradição em Gn 6, 19 um casal apenas, e em Gn 7, 2 sete casais
Também é impossível Moisés escrever sua própria morte (Dt 34) 3. Autor 3. Exemplo de diversidade de Vocabulário Deus é chamado de Elohim e de yahweh Ex 19, 11.18 fala do Sinai e em Ex 3, 1; 17, 6 do Horeb O sogro de Moisés se chama Jetro em Ex 3, 1; 4, 18, porém, em Ex 2, 18 e Nm 10, 29 seu nome é Raguel Também é impossível Moisés escrever sua própria morte (Dt 34)
4. Crítica Literária Henning Bernhard em 1711 - Elohim Gn 1 e Javé Gn 2 – escritos por pessoas diferentes Jean Astruc em 1753 dividiu todo o livro do Gn em dois blocos: Eloísta e Javista Johann Eichhorn retoma a pesquisa e conclui que os dois blocos foram unidos por um redator bem posterior a Moisés Karl IIgen final séc XVIII – um terceiro documento que usava o nome Elohim, mas que não podia ser confundido com o anterior – Sacerdotal Welhausem em 1884 descobriu um quarto documento - Deuteronomista
4. Crítica Literária JAVISTA foi escrito no séc. IX ou X d.C no Reino de Judá ELOISTA escrito no séc. VIII a. C. no Reino de Israel DEUTERONOMISTA foi composto séc. VII no Reino de Israel SACERDOTAL foi composto durante o exílio séc. VI a.C.
4. Crítica Literária São documentos independentes e não foram unidos de uma só vez A primeira uniu Javista e Eloísta – no reino de Judá após a destruição de Israel em 722 a.C A segunda redação aconteceu depois da reforma de Josias em 622 a.C. que acrescenta o deuteronomista E a terceira durante o exílio (589-539) elaborada pelos sacerdotes - sacerdotal O Pentateuco não é obra de uma só pessoa, mas de muitas que durante séculos foram escrevendo a história da Salvação
5. Os quatro documentos JAVISTA Está presente em Gênesis, Êxodo e Números Começa em Gn 2, 4b e se estende até Nm 32 Uso do nome JAVÉ Descreve Deus com forma e sentimentos humanos: Deus anda com Adão, se irrita, se arrepende... Gosta de Narrar a vida dos patriarcas (nascimentos, casamentos, costumes)
5. Os quatro documentos ELOÍSTA Se encontra no Livro do Gn, Ex e Números O primeiro texto Eloísta é Gn 15 e o último é a perícope de Balaão, em Nm 22 Deus é chamado Elohim Evita antropomorfismos – Deus se serve de sonhos ou de mensageiros Interessa-se pelas tribos de Manassés e Efraim Dá grande importância as Leis (Ex 20, 1-7 decálogo e Ex 20, 22-23, 33 código da aliança) Está centrada na aliança de Deus com Abraão (Gn 15) e com Moisés (Ex 19-24) Maior pecado é a idolatria (aliança)
5. Os quatro documentos DEUTERONOMISTA Presente apenas no deuteronômio Centralização do culto em Jerusalém e combate aos santuários locais O ponto central da teologia é a eleição divina: Deus escolheu Israel como seu povo – gesto gratuito – e Israel deve responder concretamente, sobretudo na fuga a idolatria
5. Os quatro documentos SACERDOTAL Começa em Gn 1, 1 e se estende até Dt 34 – é quem une os outros documentos Sua imagem de Deus é bastante transcendente – nada de sentimentos humanos – Deus nunca entra em contato direto com o homem Mostra sua glória nas teofanias Gosta de listas, genealogias, datas Valoriza o sábado e a circuncisão Descreve os ritos mosaicos da Páscoa, dos sacrifícios Seu ponto central é a aliança do Sinai com todas a leis que faz de Israel uma comunidade santa Valoriza também, a promessa divina a Abraão da posse da terra