Redes Sem fio de banda larga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
Aula 07 Padrão – Wi-max Prof Esp. Diovani Milhorim
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
WiFi Daniel Filippi Gustavo Rodrigues Kassyus de Souza Rafael Fares
Redes de computadores I
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
Placas de Rede Wireless
PLC POWER LINE COMMUNICATION
Wireless Mesh Networks: A Survey
Meios sem fio Prof. Vital P. Santos Jr..
Capítulo 8 Comércio móvel
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Organização da rede da Sala de Desenho Técnico
Conectividade Prof. Elvis Canteri de Andrade
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Redes Sem Fio de Banda Larga
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
GPRS leandro P.Santos.
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Redes de Banda Larga sem Fios
Uma descrição detalhada da rede
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Visão Geral de Meios de Transmissão
CCNA Exploration Camada de Enlace OSI.
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Grupo: Gabriel, Wagner, Vicente e Filipe
Juliano Maia Letícia Conte.  Surgiu para unir tecnologias como celular, headsets,...  1994: a empresa Ericson busca por uma tecnologia de transmissão.
Noções de WLAN Disciplina de Redes de Computadores II
Comunicando-se pela rede
Detalhes Técnicos WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas) O nome é a "máscara"
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Configurando redes sem fio
Redes Sem Fio Aula 01.
Redes ATM Ana Lúcia Lima Marreiros
TRANSMISSÃO DE DADOS NA TECNOLOGIA WiMAX
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
REDES DE COMPUTADORES II
Integrante do Trabalho: Celso Hideki Tanaka
Segurança de redes wireless
REDES SEM FIO. Redes Wireless (Sem Fio) Permite a comunicação de estações de trabalho, via comunicação sem fio. Os benefícios:  Economia  Flexibilidade.
Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT
Guilherme Caldeira De Lello UFRJ/POLI/DEL Junho de 2005
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Aula 05.
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
WiMAX Jefferson Elbert Simões Redes de Computadores II
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
Características, protocolos e funcionamento
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Segurança de Redes Wireless Almir Júnior (agcj)‏ 03/11/2008.
R EDES W IRELESS Prof. Fabio E. Santos. INTRODUÇÃO A REDE WIRELESS rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos por meio de equipamentos que.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Low Power Wifi vs. Bluetooth Low Energy
DSL Fonte:
Criptografia Wireless Qual utilizar.... WEP (Wired Equivalent Privacy) - Primeiro protocolo criado para proteger conexões wireless, o algoritmo do protocolo.
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Integrated Services Digital Network
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Transcrição da apresentação:

Redes Sem fio de banda larga IEEE 802.16

WiMax A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia, com base na norma 802.16 da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Além de operar em uma ampla faixa de freqüência – de 2 a 66 GHz – as principais vantagens estão no tripé banda larga, longo alcance e dispensa de visada, o que não ocorre com outras tecnologias sem-fio. O WiMAX é um padrão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers. Logo, não é uma tecnologia proprietária, não há donos.

Redes wireless Padrão 802.16 – WiMax

Vantagens Esse novo padrão corrige e aprimora, justamente, os principais pontos-fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade. 

Vantagens Qualidade de Serviço O padrão 802.16 apresenta qualidade de serviço que permite a transmissão de voz e vídeo, que requerem redes de baixa latência. O MAC (Media Access Control) do 802.16 provê níveis de serviço "Premium" para clientes corporativos, assim como um alto volume de serviços em um padrão equivalente aos serviços hoje oferecidos pelos serviços de ADSL e de Cable Modem, tudo dentro da mesma estação radio base.

Desvantagens Contra - Padrão 802.16 – WiMax Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustração quanto à taxa de transmissão; Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido; Pode, em alguns paises, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente; Nas faixas de frequência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.

No Brasil Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMAX no Brasil. Durante o ano de 2005, vários testes foram feitos em algumas cidades brasileiras e continuam até agora para finalmente, tornarem o padrão viável comercialmente ao usuário doméstico e corporativo. A maior parte das implantações de WiMAX no Brasil deve ocorrer na faixa de 3,5 GHz.

Redes wireless Padrão 802.16 – WiMax

Subcamada de segurança O IEEE 802.16 especifica uma subcamada de segurança, localizada abaixo da subcamada MAC. Ela fornece privacidade às estações cliente, através da encriptação das conexões geradas. Além disso, a subcamada protege as estações base contra o acesso não autorizado a seus serviços, através de um protocolo de administração de chaves, de métodos de autenticação baseados em certificados digitais, e de criptografia.

Acesso ao meio A subcamada MAC do IEEE 802.16 é orientada a conexão, ou seja, todo tipo de transmissão acontece através de conexões, sejam eles dados, voz ou áudio, compactados ou não, modulados no tempo ou na freqüência, por exemplo. Devem ser acomodados, portanto, tanto tráfego contínuo quanto tráfego em rajada. Todo serviço é mapeado para uma conexão, que será associada a algum nível de qualidade de serviço.

Subcamada de convergência de serviços específicos. São definidas duas subcamadas de convergência específica para mapear serviços de e para conexões MAC: a subcamada de convergência ATM, definida para serviços ATM, e a subcamada de convergência de pacotes, definida para mapear serviços de pacotes como o Ipv4, Ipv6, Ethernet e redes virtuais locais (VLANs).

Experiências com wi-max Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL e o governo do estado do Rio de Janeiro na cidade de Mangaratiba. Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Ouro preto. Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Belo Horizonte.