Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicado sob uma Licença Creative Commons
Advertisements

Os Astros.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
astros Trabalho realizado por prof. victor alverca
O Sistema Solar.
Colégio Dom Bosco Aula 01/02
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
A Terra e o sistema solar
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
O Planeta Terras.
Os astros.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Mercúrio SÍMBOLO.
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
AS FASES LUNARES RONALDO JACINTO PENHA 1- INTRODUÇÃO. 2- DEFINIÇÃO DE FASE. 3- REPRESENTAÇÃO DAS FASES LUNARES. 4- O MECANISMO DAS FASES LUNARES.
LUA.
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Alterações na Superfície
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Angélica Teles Cátia Cabral Filipa Cordeiro Mª Joana Frazão
Fases da Lua O fenômeno das fases da Lua é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (±430 a.C.), já conhecia sua causa,
Olimpíada de Astronomia
Ciências Físico-Químicas 7º Eclipses
Geografia, 6º ano, Profº Rafael
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Fases da Lua Tamara Galindo Ferlin
Observatório Dietrich Schiel
A Lua.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Professora Fernanda Landim
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
Terra: Nosso Planeta Azul
A Lua e suas principais características
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Fases da Lua.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Vamos testar os vossos conhecimentos…
Terra, o nosso Planeta.
A Sucessão dos dias e das noites
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
O Sistema Solar 8-abr-17.
Fenômeno das Marés R. Boczko Departamento de Astronomia
Sistema Solar Jéssica Vital nº 11 & Tiago Valério nº22.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
LUZ.
Fenômeno das Marés R. Boczko IAG-USP.
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
O que existe no Sistema Solar
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
A Terra Forma e Movimentos.
OS RITMOS DA VIDA.
As Fases da Lua Por: Laís Giacon Tamanho: 111 (Terra) Diâmetro (km): Distância do Sol (km): (1UA)
António Paralta 9 de março de 2015
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
ASTRONOMIA.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
O Universo.
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Sol-Terra-Lua
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
O planeta Terra Fases da lua e eclipses.
Transcrição da apresentação:

Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5; Filipa Cordeiro nº8; Mª Joana Frazão nº16.

Lua Massa: 7,349 x 1022 Kg (80 vezes menor do que a Terra) Raio : 1700 km Diâmetro: 3474,8 Km (4 vezes menor do que o diâmetro Terrestre) Densidade média: 3,34 g/cm³ Área da superfície: 3,793 x 107 Km2 Temperatura média:  -53,1 ºC Período de Rotação: 27 dias e 7 horas Período de Translação: 27 dias e 7 horas Trajectória da Lua: Elíptica

A lua é o corpo celeste mais próximo do nosso planeta A lua é o corpo celeste mais próximo do nosso planeta. Nós dizemos que a Lua é no nosso satélite natural porque executa um movimento de translação em torno da Terra. A trajectória da Lua é elíptica e esta está a 384000 Km de distância do nosso Planeta. Para além do movimento de translação, a Terra também executa um movimento de rotação em torno de si mesma.

o movimento em torno da Terra? Como é que a lua executa o movimento em torno da Terra? É graças à interacção gravítica entre a Terra e a Lua que se torna possível o movimento de translação em torno da Terra. A Terra exerce sobre a Lua uma força gravítica com a direcção que une os seus centros e que aponta para o centro da terra.

Porque vemos sempre a mesma face da Lua? Nós vemos sempre a mesma face da Lua porque o movimento de rotação tem a mesma duração do seu movimento de translação (27 dias e 7 horas).

Características da Lua A Lua é constituída por materiais vulcânicos, parecidos aos da Terra. Este facto levou os cientistas a suporem que a Terra chocou com um corpo de grandes dimensões, o que levou à formação da Lua. A superfície lunar contém crateras pois muitos corpos embatem contra ela pois não há atmosfera que impeça o embate e o desaparecimento destas pois como não há chuva nem vento elas não são erodidas. A temperatura na Lua varia entre – 180 0C e 130oC

Porque não há atmosfera na Lua? Não há atmosfera na Lua pois a atracção gravitacional exercida na Lua ( 6 vezes menor do que a da Terra) não é suficientemente forte para conseguir segurar os componentes gasosos, escapando-se estes para o espaço.

Fases da Lua Como a Lua não tem luz própria ,ela é iluminada pelo Sol. Se observarmos o céu, veremos que ao longo do tempo a Lua parece ter diferentes formas, a que se chamam Fases da Lua. A lua altera a sua fase, aproximadamente, de 7 em 7 dias. Como existem 4 fases, elas só se repetem de 28 em 28 dias. Quando se repetem, completa-se um mês lunar.

Porque existem várias fases da Lua? Como a Lua ocupa diferentes posições entre a Terra e o Sol, dependendo da posição, a Lua pode ser vista da Terra totalmente iluminada, parcialmente iluminada ou sem luz nenhuma.

1 LUA CHEIA Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra. O ângulo Sol-Terra-Lua agora é de 180 graus. Curiosamente, essa é a pior ocasião para observar a Lua ao telescópio, pois a luz do Sol que incide sobre o satélite quase que não produz sombra, o que dificulta o reconhecimento de crateras e outros acidentes do terreno. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e pondo-se às seis da manhã. Apenas numa noite de Lua Cheia é pode ocorrer um eclipse lunar.

2 QUARTO MINGUANTE Nesta fase, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para Este. A Lua nasce à meia-noite e põe-se ao meio-dia. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente).

3 LUA NOVA É quando o hemisfério lunar voltado para a Terra não reflecte nenhuma luz do Sol. Dizemos também que a Lua está em sintonia com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol, que só acontecem quando é Lua Nova. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e põe-se às seis da tarde.

4 QUARTO CRESCENTE Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e no primeiro quarto. É o quarto-crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põe-se à meia-noite. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para Oeste. Vista do hemisfério Sul, a aparência do quarto-crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas no hemisfério Norte, ao contrário, a Lua crescente se parece um “D”.

Bibliografia http://www.zenite.nu/ REBELO, Adelaide; REBELO,Filipe; Terra no Espaço, Lisboa Editora. RAMALHO, Marta; DANTAS, Maria Conceição; Terra Mãe 7, Texto Editora