A OSMORREGULAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homeostase, excreção e homeotermia
Advertisements

Sistema urinário Equipe de Biologia.
Excreção.
Escola Secundária de São João da Talha
SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Aparelho Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Depura sangue Prof.César Lima
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins.
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Ana Serra,
Prof. Regis Romero.
Fisiologia Humana Sistema urinário.
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Anatomia e fisiologia animal - Excreção
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
EXCREÇÃO COMPARADA.
Osmorregulação Sistema Excretor.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Aula 45 Excreção Humana.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
O corpo humano sistema excretor
Sistema excretor.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Ciências Naturais 9.º ano
Sistema Excretor Amanda Dantas.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Disciplina de Fisiologia
Sistema Renal.
Eliminação de produtos da atividade celular
Eliminação de produtos da atividade celular
Sistema Excretor BALA 2011.
Profa Msc Melissa Kayser
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

A OSMORREGULAÇÃO

Metabolismo celular

CO2 Oxigénio Nutrientes Excreções Sais METABOLISMO O que é a Osmorregulação? CO2 - H2O Excreções Oxigénio Nutrientes Sais METABOLISMO Face às constantes alterações da composição do meio interno, os organismos procuram manter a estabilidade através de mecanismos fisiológicos de homeostasia.

A água é o constituinte mais abundante dos organismos (60%). O que é a Osmorregulação? A água é o constituinte mais abundante dos organismos (60%). Todos os seres vivos possuem água e sais minerais, quer nas suas células, quer nos fluidos extracelulares (fluido intersticial e sangue).

O que é a Osmorregulação? Qualquer variação na concentração de água e de solutos no meio extracelular modificam a pressão osmótica e, consequentemente, o funcionamento das células. OSMORREGULAÇÃO - Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de água e de solutos, ou seja, os valores de pressão osmótica do meio interno, de modo a manter a Homeostasia

Ex. Animais terrestres e os Vertebrados Como reagem os seres vivos às variações de concentração do meio externo? Normalmente não há problemas, visto que o mar é um meio estável e a sua [sais] não varia muito. São capazes de controlar a pressão osmótica do meio interno face às variações de concentração do meio externo. Ex. Animais terrestres e os Vertebrados

Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? SISTEMA EXCRETOR Garante a manutenção do equilíbrio interno através da: Eliminação de parte dos resíduos resultantes do metabolismo celular; Regulação da quantidade de água e concentração de sais existente no meio interno através da formação de urina.

SISTEMA EXCRETOR ou URINÁRIO Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? SISTEMA EXCRETOR ou URINÁRIO RINS VIAS URINÁRIAS -URETERES -BEXIGA -URETRA

OS RINS Córtex renal Medula renal Bacinete Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? OS RINS Na estrutura do rim distinguem-se 3 regiões: Córtex renal (camada mais superficial, clara e granulosa) Medula renal (região mais interna, ligeiramente estriada, constituída pelas pirâmides de Malpighi) Bacinete (zona central, para onde convergem as pirâmides e de onde parte o uréter) Os rins são protegidos por uma membrana fibrosa resistente e transparente – cápsula renal.

NEFRÓNIO – unidade estrutural e funcional do rim Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? Os rins têm a função de filtrar o sangue, de modo a remover os resíduos azotados resultantes do metabolismo, bem como sais e substâncias tóxicas para o organismo. NEFRÓNIO – unidade estrutural e funcional do rim

Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? NEFRÓNIO Cada nefrónio é constituído por um tubo urinífero e vasos sanguíneos associados. Cada tubo urinífero é constituído por: Cápsula de Bowman (1) Tubo contornado proximal (2) Ansa de Henle (4) Tubo contornado distal (3) Tubo coletor (5) A parte vascular de um nefrónio engloba: Glomérulo de Malpighi Rede de capilares peritubulares

Processos envolvidos na formação da urina: Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? A urina é formada por substâncias provenientes do plasma sanguíneo que passam para o tubo urinífero. Processos envolvidos na formação da urina: FILTRAÇÃO REABSORÇÃO SECREÇÃO

1. FILTRAÇÃO Glomérulo de Malpighi  Cápsula de Bowman Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 1. FILTRAÇÃO Glomérulo de Malpighi  Cápsula de Bowman Filtrado Glomerular (mistura de água, sais minerais, excreções azotadas, glicose, aminoácidos, vitaminas e outras substâncias nas [ ] que se encontram no plasma) Nota: Esta filtração é selectiva, pois é condicionada pelo tamanho das partículas (as proteínas e outras macromoléculas não são filtradas).

2. REABSORÇÃO Tubos contornados Ansa de Henle Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 2. REABSORÇÃO Tubos contornados Ansa de Henle Substâncias importantes para o metabolismo são reabsorvidas passando do tubo urinífero para os capilares sanguíneos - água (98%, osmose) - sais (99%) - glicose (100%) - ureia (até 60%) - aminoácidos

3. SECREÇÃO Tubo contornado distal Tubo colector Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 3. SECREÇÃO Tubo contornado distal Tubo colector Ocorre a secreção de algumas substâncias (amónia, ácido úrico, iões K+ e H+ e certos medicamentos) existentes no sangue dos capilares que rodeiam o tubo urinífero para o seu interior.

Resolve agora o exercício 6 da página 168 do manual!!!

A urina resultante tem uma composição diferente do plasma sanguíneo principalmente ao nível da água que é reabsorvida, mas também em outras substâncias, que são filtradas, reabsorvidas e secretadas.

Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Caso um indivíduo beba muita água, elimina grande quantidade de urina diluída. Se bebe pouca água, a urina é menos abundante e mais concentrada, pois a quantidade de água e sais no organismo tende a ser a mesma e regulada consoante as variações – Osmorregulação.

Esquema que exemplifica o modo como foi reposto o equilíbrio interno: Situação: Um indivíduo ingeriu 1,2 L de água pura no momento t. Analise o gráfico: t A variação da pressão osmótica do meio interno do indivíduo, deve-se à ingestão de um líquido hipotónico relativamente ao meio interno. Esquema que exemplifica o modo como foi reposto o equilíbrio interno:

Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? A quantidade de água reabsorvida e a concentração final da urina dependem da permeabilidade das paredes do tubo contornado distal e, sobretudo, do tubo colector. Esta permeabilidade é controlada pela hormona antidiurética (ADH), que é produzida pelo hipotálamo e libertada pela hipófise.

Resolve agora o exercício 7 da página 171 do manual!!!

Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH

Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH

A osmorregulação assenta num mecanismo de feedback negativo (efeito contraria a causa) recorrendo a sinais químicos (hormonas).

Osmorregulação em vertebrados do ambiente aquático Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Osmorregulação em vertebrados do ambiente aquático e do ambiente terrestre

Resolve agora o exercício 8 da página 172 do manual!!!

OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO Meio interno é hipotónico em relação à água do mar; Têm tendência para perder água por osmose; Para compensar a água perdida…: Ingerem grandes quantidade de água salgada; Excretam, por transporte activo, o excesso de sais através de células especializadas nas brânquias; Retêm água reduzindo a filtração e, portanto, a urina (glomérulos pequenos); A urina é concentrada (rica em sais) e em quantidade reduzida.

OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO Meio interno é hipertónico em relação à água do mar; A água entra por osmose e saem sais por difusão; Para compensar o ganho de água…: Não bebem muita água; Retiram sais do meio por transporte activo ao nível das brânquias; Excretam grandes quantidades de urina (glomérulos grandes); A urina é diluída (pobre em sais) e em grande quantidade.

OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar as perdas de água por evaporação…: Sistema excretor com Tubos de Malpighi; Recolhem as substâncias da hemolinfa lançando-as no intestino e misturando-as com as fezes; As glândulas do recto ainda reabsorvem alguma água e sais necessários e o restante é excretado pelo ânus.

OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar a perda de água por evaporação…: O elevado metabolismo devido ao gasto de energia no voo conduz a elevadas perdas de água que são compensadas com a produção de pouca urina e muito concentrada. As aves e répteis marinhos ingerem água salgada com os alimentos e… Sistema excretor não é suficiente para manter o equilíbrio osmótico pelo que possuem glândulas nasais – Glândulas do sal – que excretam activamente o excesso de sais.

OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar a perda de água por evaporação – vida no deserto…: Possuem longas ansas de Henle que reabsorvem eficazmente a água permitindo-lhes passar muito tempo sem beber e não produzindo urina.

OSMORREGULAÇÃO: principais mecanismos nos vertebrados.

Osmorregulação em meio terrestre Aves e répteis Insectos e aranhas Minhoca Homem (mamíferos) .As aves marinhas e alguns répteis perdem muita água – ingerindo água salgada juntamente com os alimentos .Como os seus rins não são suficientes para manter o equilíbrio interno, estes animais excretam o excesso de sal através de glândulas nasais (glândulas do sal), por transporte activo .A osmorregulação é feita através do sistema excretor .Sistema excretor constituído por túbulos de Malpighi que absorvem as substâncias da hemolinfa e lançam-nas no intestino onde se misturam com as fezes. .A água e sais minerais são reabsorvidos pelas glândulas do recto, libertando-se para o exterior os produtos de excreção .Sistema excretor constituído por um par de órgãos chamados nefrídeos existentes em cada segmento do corpo da minhoca – o funil de cada nefrídeo recolhe o fluido corporal e, à medida que o percorre o túbulo, ocorre reabsorção de substâncias necessárias ao organismo para os capilares e são segregadas do sangue certas excreções que passam para o túbulo .Como a minhoca vive em habitats muito húmidos, a água entra através da pele por osmose, sendo produzida uma urina abundante e diluída (de forma a compensar o excesso de água que entra pela pele) .O sistema excretor é constituído por dois rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra .O rim divide-se em três zonas: cortéx, zona medular e bacinete .Na região do córtex encontram-se cerca de um milhão de nefrónios ou tubos uriníferos que vão ser responsáveis pelo mecanismo de excreção renal .O processo de excreção envolve três fenómenos: filtração, reabsorção e secreção .A quantidade de água reabsorvida e a concentração da urina dependem da permeabilidade das paredes do tubo contornado distal – esta permeabilidade é controlada pela hormona antidiurética ADH, que é produzida pelo hipótalamo e libertada pela hipófise