Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

Antropologia: o texto Aspectos introdutórios:
Evolução da Geografia do saber a ciência
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
DEFINIÇÕES.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
ETNOCENTRISMO... O QUE É ISSO?.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
O I L U M N S Professora: Marta.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
O Positivismo.
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
Multiculturalismo e a influencia da comunicação social
Tribos Urbanas Punks Equipa Falamos pelos Cotovelos AnaVanessa.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Revisão para sexta feira. História Precisa saber – Como ocorreu a segunda revolução industrial e quais foram os seus efeitos na Europa – Quais foram as.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
O I L U M N S Professor: Odair.
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Refletindo sobre a solução de conflitos
ÁFRICA.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Cultura – conceitos e definições
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
Antropologia Conceitos básicos
Transformações do pensamento sociológico ocidental
A Antropologia Gênese da reflexão.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
O POSITIVISMO.
Revisão de Filosofia.
[Antropologia Cultural]
Resgate da história dos marginalizados
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
O Positivismo.
CULTURA O QUE É?.
RAÇA E ETNIA Raça: origem do uso do termo.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
A sociologia como ciência
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
O que é Sociologia?.
AS VISÕES DOS EUROPEUS SOBRE OS INDÍGENAS E AS
Positivismo.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
Introdução ao pensamento sociológico
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges Cultura Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges

O que é cultura? Cultura é toda manifestação material e não material de um povo ou grupo. É tudo aquilo que o homem faz. É aquilo que é transmitido de geração em geração por meio da língua falada ou da simples imitação. Sua função é dar unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos e costumes, os mesmos valores.

Diversidade Cultural Globalização = padronização cultural. Resistência = Preservação cultural = preservação de identidade. As multinacionais “respeitam” a diversidade cultural de cada povo, visando vender mais.

Antropologia Ciência Social que estuda as manifestações culturais dos grupos humanos, sua origem e evolução. Estudam a organização familiar; religiões; magia; ritos; casamento; costumes entre outros. Estrutura física e evolução física do seres humanos também são seus objetos de estudo.

Projeções: como será o homem no futuro? Foto: Nickolay Lamm/MyVoucherCodes.co.uk / Divulgação Em 20 mil anos Em 100 mil anos Em 60 mil anos

Pré-antropologia (século XVI) Grandes navegações = primeiros contatos dos europeus com outros povos e culturas. O ‘outro’ visto como diferente, exótico, atípico, estranho. Visões diversas sobre essas culturas = positivas ou negativas.

Antropofagia entre os nativos brasileiros

Discursos sobre os nativos brasileiros Visão negativa: “São ociosos, preguiçosos, de pouco trabalho, melancólicos, covardes, sujos, de má condição, rústicos, bestiais e vegetam na escuridão das florestas.” Hans Staden – séc. XVI Visão Positiva: “As pessoas são nuas, bonitas, de pele escura e corpo elegante, são mansos e vivem em condições de igualdade, são cordiais e amáveis.” Bartolomé de Las Casas – séc. XVI

Etnocentrismo Concepção errada, parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. “EU” = único correto, absoluto (Superior). “OUTRO” = exótico, excêntrico, anormal e primitivo (Inferior).

Quais problemas podem ser gerados pelo etnocentrismo? Exemplos de conflitos decorrentes do etnocentrismo: Portugueses X índios brasileiros. Brancos X negros africanos. Nazistas X judeus. Conflitos religiosos pelo mundo.

Antropologia como ciência Surgiu como ciência no Século XIX = utilizada como mecanismo de dominação dos europeus sobre os povos asiáticos e africanos = conhecer suas culturas para dominar.

Antropologia Evolucionista Sociedades industriais modernas = cultura superior, evoluídas. Baseados na teoria de Darwin. Método comparativo = classificavam as culturas não europeias como exóticas, atrasadas, arcaicas, primitivas, irracionais. Primeiros Antropólogos = de gabinete.

Darwinismo Social O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos. Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo.

Evolucionismo Elaborada pelo naturalista Charles Darwin. Afirma que a vida se adapta ao meio ambiente o que não se adapta desaparece. Charles Darwin (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1822)

Antropologia Funcionalista O pesquisador deve conviver com o com a cultura e grupo a ser estudado. Compreender as especificidades de forma exata e neutra as diferentes culturas. Toda sociedade tem lógica, pois são sistemas sociais afim de satisfazer suas necessidades.

Contracultura e a sociedade contemporânea Teve início nos anos 1950, mas seu auge foi nos anos 60 e 70; Tidos como anti-sociais, possuíam um “espírito libertário”, visando transformar a consciência da sociedade consumista capitalista ocidental, seus valores e comportamentos; Pela mudança de consciência desejavam a transformação na atitude política por meio do protesto.

A década de 60: O movimento Hippie Foi o principal e mais influente movimento contra cultural já existente; Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão. Defendiam a paz: lema “paz e amor”. Anti-cosumistas, valorizavam a natureza;

O Festival de Woodstock ocorrido em 1969 em Bethel nos EUA; Reuniu os principais nomes da música da época, reunindo vários estilos musicais; Reuniram cerca de 400 mil pessoas em trêss dias de shows.

O movimento Punk Lema: “Faça você mesmo”. Surgidos nos anos 70 nos EUA; Possuíam aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo aos valores morais e éticos; Subversão cultural; Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Em geral são apartidários, antihomofobia, antifascismo, amor livre, antidiferenças, liberdade individual, liberdade religiosa etc. Em cada país o movimento punk assumi características muito particulares.