Propriedade Gerais dos Materiais de construção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
INFILTRAÇÃO.
Propriedades e grandezas gerais dos materiais
Metais Não Estruturais
Elementos Básicos de Operações
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
INTRODUÇÃO AOS ENSAIOS MECÂNICOS
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
MINERAIS E ROCHAS.
Materiais para a Indústria da Construção Civil
AULA 05 Materiais Cerâmicos PROF: Elias Junior
Perspectiva Histórica
Necessidade dos ensaios
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Permeabilidade dos Solos
Conformação mecânica A conformação mecânica altera: A geometria
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Emanuelle Grace
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Química.
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades da Matéria
Bem vindo à Terra No chão que pisas existem várias camadas de rochas, de variadíssimas cores, feitios, constituições e origens… Para as conheceres melhor.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Materiais de Construção
Rochas.
Materiais de Construção
Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Carvão para fins elétricos
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
Lições nº 55 e Sumário: Rochas magmáticas. Revisões.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Propriedades dos materiais
Propriedades térmicas
Cerâmicas Aula 16.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
Disciplina Vias de Comunicacao II
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA
ESTUDO DA DOSAGEM DO CONCRETO POROSO
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Solos e Rochas.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Noções de morfologia do solo
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Para ter acesso a esse material acesse:
1 Castro,J.T.P. Fundamentos da Especificação e Seleção de MATE RIAIS para Uso em Projeto Mecânico Prof. Jaime Tupiassú Pinho de Castro Dept. Eng.Mecânica.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Introdução a Química.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
Moagem Escala de dureza Moh varia de 1 a 10; Materiais moles: (1) Talco, tortas secas de filtros-prensa, pedras sabão, ceras, agregados de sais cristalinos;
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Transcrição da apresentação:

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Resistência Mecânica: É a capacidade de suportar a ação de cargas aplicadas sem entrar em colapso. Devem ser consideradas propriedades como resistência à Compressão, Tração, Flexão, Cisalhamento, Desgaste e Choque.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Compressão, Tração, Flexão, Cisalhamento: As pedras têm boa resistência à compressão e mal à tração. A resistência à compressão, geralmente, é o principal requisito na escolha da pedra. Desgaste: É a perda de qualidades ou de dimensões com o uso contínuo. Choque: As pedras suportam, além dos efeitos estáticos, os dinâmicos.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Durabilidade: É a capacidade de manter as suas propriedades físico-mecânicas com o decorrer do tempo e ação de elementos agressivos (meio ambiente ou intrínsecos, físico, químico e mecânico). Influenciam a durabilidade: A Compacidade, Porosidade, Permeabilidade, Higroscopicidade, Gelividade, Condutibilidade Térmica.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Compacidade : É o volume de sólidos na unidade de volume da rocha natural. Está ligada à permeabilidade, à absorção, à higroscopicidade e à gelividade. Porosidade : É expressa pelo volume de vazios na unidade de volume total. É o complemento da compacidade. A pedra porosa é pouco resistente à compressão, é permeável e gelível. A porosidade está intimamente ligada à durabilidade.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Permeabilidade: É a capacidade de se deixar atravessar por líquidos e gases. A água pode atravessar um corpo poroso por capilaridade, pressão ou ambas. Muito importante para reservatórios, coberturas, entre outros. Hidroscopicidade: É a propriedade de absorver água por capilaridade. Gelividade: A água infiltrada na pedra transforma-se em gelo, conseqüentemente aumentando de volume.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Condutividade Térmica e Elétrica: É a propriedade relacionada com a velocidade da transmissão de calor. As pedras, comparadas aos metais, podem ser consideradas más condutoras de calor, mesmo assim não podem ser consideradas bons isolantes térmicos. Em geral, as porosas são mais isolantes que as compactas. Devido à má condutibilidade o exterior sofre mais que o interior, a dilatação provoca o fendilhamento.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Trabalhabilidade: É a capacidade da pedra em ser trabalhada com mínimo de esforço. Influenciam na trabalhabilidade: a Fratura , a Homogeneidade e a Dureza.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Fratura: Está relacionada à facilidade ou dificuldade de extração, corte, polimento e aderência a aglomerantes. Refere-se à forma e ao aspecto da superfície de fragmentação da rocha. Homogeneidade: Quando apresenta as mesmas propriedades em amostras diversas. A homogeneidade é uma qualidade fundamental, a ausência desta significa má qualidade da pedra.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Dureza: É a propriedade relacionada à maior ou menor capacidade de se serrar. Esta propriedade afeta a trabalhabilidade da pedra e está intimamente ligada ao seu custo. ƒ Brandas: Serradas facilmente pela serra de dentes. Ex.: Tufos vulcânicos. ƒ Semi- duras: Serradas facilmente pela serra lisa com areia ou esmeril e dificilmente serradas por serra de dentes. Ex.: Calcários compactos. ƒ Duras: Somente serradas na serra lisa. Ex.: Mármores. ƒ Duríssimas: Dificilmente serradas pela serra lisa, mas facilmente com as serras diamantadas. Ex.: Granito.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Estética: É a aparência da pedra para fins de revestimento ou acabamento. Considera-se a Textura, a Estrutura e a Coloração. Textura: Relacionada ao detalhe da distribuição dos elementos mineralógicos. Estrutura: Relacionada à homogeneidade ou heterogeneidade dos cristais constituintes. Coloração: É determinada pela cor dos minerais essenciais ou de seus componentes acessórios. Importante quando a pedra tem finalidade decorativa, influenciando na maioria das vezes, no seu valor.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Fredy Godoy (81) 9625.6352 Obrigado FIM