(normas de utilização da Internet)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Visão Global do Projecto
Curso Informática Básica
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
Oficina 09 Professores da STE : Edilson/Luciene
Como iniciar uma pesquisa
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Segurança na Internet.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Redes Sociais e Mídias na Educação
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Introdução à Informática
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
O que é o .
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Capacitação da ferramenta:
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90) Nome dos Autores Universidade Paranaense, Nome do Curso dos Autores INTRODUÇÃO Escrever o texto em caixa.
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
ADVOCA Solução Jurídica
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Ferramentas de comunicação
Carta pessoal.
(normas de utilização da Internet)
CC8 Comunicação e colaboração
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Ferramentas de comunicação
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Diário e Blog.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
DIGITE SEU TÍTULO AQUI SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Mestrado Acadêmico em Educação Tecnológica.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
IV. Outras questões ou informações
O que é a internet? Navegar com segurança Netetiqueta Vírus informáticos O SPAM.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Internet.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Transcrição da apresentação:

(normas de utilização da Internet) Temática Netiqueta (normas de utilização da Internet)

Planificação Objetivo(s) Conteúdo(s) 1. Enumerar princípios de uma boa comunicação online entre formador(s) e formando(s). 2. Saber redigir um e-mail que respeite as normas da Netiqueta. 3. Utilização de uma nova ferramenta (Wiki). Conteúdo(s) •Boas práticas e Netiqueta; •Normas de um e-mail; Wiki como ferramenta de ensino.

Atividade Metodologia •Criação de um e-mail, redigido por um formando para o seu formador, cujo conteúdo não cumpre as normas de boas práticas do correio electrónico. •Identificação das normas não cumpridas, de forma sequencial. Metodologia Ferramentas: Atividade realizada no PowerPoint, disponível no Wiki; - Utilização do Wikispace, da plataforma do curso (sessão síncrona possível).

Forma de atuação: - Formanda: Adesão à rede Wiki; Confirmação da receção da atividade; Realização da tarefa indicada e a sua entrega (na plataforma e wiki); Troca de opiniões (em possível sessão síncrona, na plataforma / no espaço Wikispace). - Formadora: Convite de adesão ao Wikispace; Disponibilização da atividade em PowerPoint no Wiki; Proposta de sessão síncrona para a partilha de conhecimentos sobre a aquisição de saberes adquiridos em relação à temática.

Bibliografia de referência Para que serve a Netiqueta? (SaferNet Brasil) Noções de Netiqueta. (Núcleo Regional de Educação do Paraná) Netiqueta. Portal dos Cantinhos. Disponível em:http://www.portaldoscantinhos.com/portal/netiqueta.htm http://email.about.com/od/emailnetiquette/tp/core_netiquette.htm http://www.emailreplies.com/ Data de conclusão da tarefa: 20 de junho de 2012

Resolução da atividade De: formando1@hotmail.com Para: formadora@hotmail.com Assunto: ? Texto QUERO SABER QUAL A AVALIAÇÃO DOS MEUS TRABALHOS, NUNCA MAIS ME DISSE NADA E ASSIM A MALTA DEZORIENTA-SE. Ñ DEMORE MUITO.

Identificação de normas não cumpridas no email: O formando começa por não escrever um assunto específico. A utilização do “?” poderá levar a que o formador não abra o email, suspeitando ser um vírus; Não há uma expressão de cordialidade quando inicia o email, começa logo a escrever de forma rude e muito directa; Todo o email é escrito em maiúsculas. O formador poderá interpretar que o formando estava irritado e a “gritar” com ele; Não deverão ser utilizadas expressões da gíria, como “a malta dezorienta-se” ou abreviaturas como “ñ”. Num email deste género há que manter alguma formalidade; Os emails não deverão conter erros, tal como “dezorienta-se”. Se tal acontecer, há sempre uma má imagem nossa que passa; Não há nenhuma expressão de despedida nem há a assinatura de quem escreve o email.