TERRA - UM PLANETA COM VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundo: in Oliveira et al. (1999)
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
A ATMOSFERA.
O Sistema Solar.
O sistema solar.
A Terra e o sistema solar
Ciências Naturais 7.º Ano
SISTEMA SOLAR.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Composição e importância da atmosfera
Planeta Terra Bilhete de Identidade.
Físico Química Grupo: Roberto Rolo Nº17 Suzana Matos Nº19 Verónica Boas Nº 21.
Sistemas Terrestres.
Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;
Atmosfera e suas camadas
A atmosfera.
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
A atmosfera.
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
subsistemas em interacção
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
CONHEÇA MARTE Créditos pelas fotos:
A TERRA NO UNIVERSO.
Vida na terra, qual a origem?
Os Astros O Sistema Solar.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Da superfície ao centro da Terra
Terra – um planeta com Vida
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Localização da Terra no Universo
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
Origem dos seres vivos.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
O que existe no Sistema Solar
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
A camada de ozono A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Atmosfera e suas camadas
Geosfera: o lar em que vivemos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
1 A poluição atmosférica 2 Conservar a qualidade do ar é uma necessidade urgente para a Humanidade. A poluição atmosférica tem graves efeitos na vida.
A poluição atmosférica
Poluição atmosférica.
Terra, um planeta com vida
Planeta terra A Terra como um sistema.
A Terra, um Planeta muito especial
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

TERRA - UM PLANETA COM VIDA A localização da Terra… O que faz da Terra um planeta com vida? Como surgiu a vida na Terra?

A localização da Terra... Universo Galáxia Sistema Solar Terra

UNIVERSO Ou Cosmos. É tudo o que existe. É um conjunto de milhares de milhões de galáxias. Pensa-se que é infinito.

GALÁXIAS Galáxia em espiral Conjunto de milhares de estrelas, outros corpos celestes, poeiras e gases. Podem ter várias formas. Galáxia irregular

SISTEMA SOLAR Conjunto de corpos celestes formado por uma estrela central, o Sol e todos os corpos que se movem em órbita à sua volta.

TERRA É o terceiro planeta do Sistema Solar. Encontra-se a cerca de 150 milhões de quilómetros do Sol. A luz solar demora cerca de 8 minutos a chegar à sua superfície.

TERRA Tem um diâmetro de 12 756 quilómetros. Demora 24 horas para efectuar uma rotação em torno de si própria. Demora 365 dias para completar a sua órbita em volta do Sol.

Bem vindos ao planeta Terra, um local belo e raro, de céu azul, oceanos de água líquida, florestas calmas e prados agradáveis, um mundo fervilhante de vida. Carl Sagan (1934-1996)

A Terra como um sistema... A Terra no seu todo pode ser entendida como um grande sistema, subdividido em vários subsistemas: Atmosfera Hidrosfera Litosfera Biosfera

Camada de gases que envolve a Terra. ATMOSFERA Camada de gases que envolve a Terra.

ATMOSFERA

71% da superfície da Terra é água. HIDROSFERA 71% da superfície da Terra é água.

Parte sólida quer superficial quer profunda LITOSFERA Parte sólida quer superficial quer profunda

BIOSFERA Seres vivos

Interacções entre os subsistemas... Alguns exemplos de interacções… Atmosfera … e Biosfera Algumas actividades humanas contribuem para a poluição atmosférica. … e Hidrosfera O vapor de água existente na atmosfera, por arrefecimento, condensa e precipita na forma de chuva. … e Litosfera Os vulcões libertam gases para a atmosfera. Hidrosfera Os seres vivos retiram da hidrosfera a água necessária às suas funções vitais. A água contribui para a alteração química e física das rochas, provocando a sua dissolução e fragmentação. Biosfera Os seres vivos podem conduzir à alteração das rochas

O que faz da Terra um planeta com vida? A sua distância ao sol... A sua massa... A água … …

A distância da Terra ao Sol (149,6 milhões de Km)... A sua distância ao sol... A distância da Terra ao Sol (149,6 milhões de Km)... ...contribui para que a temperatura à superfície da Terra seja amena 15ºC.

A sua massa... A massa do planeta Terra (6x1024Kg) É responsável pela existência de uma força da gravidade

Esta força da gravidade permitiu a formação e a conservação da ATMOSFERA

Importância da atmosfera Possui gases necessários à vida Reduz o impacto dos meteoritos. Possui a camada de ozono Efeito de estufa.

Gases necessários à vida: Oxigénio Dióxido de carbono Água Ozono Azoto

Protege-nos dos raios ultravioletas. Camada de ozono: Protege-nos dos raios ultravioletas.

Protecção contra meteoritos Os meteoritos desintegram-se devido às altíssimas temperaturas a que estão sujeitos quando atravessam a atmosfera.

Efeito estufa Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de “telhado”, como o de uma estufa, sobre a Terra, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calor sair. Se não existisse efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de 34ºC mais fria do que é hoje. ...contribui para que a temperatura à superfície da Terra seja amena 15ºC.

A água… A temperatura moderada do planeta Terra permitiu a formação e a manutenção de água no estado líquido.

Importância da água no estado líquido Todos os seres vivos são compostos por água. Foi na água que surgiram os primeiros seres vivos.

… outros aspectos que contribuem para que exista vida na Terra. O facto do planeta Terra se encontrar “perto” de um planeta gigante (Júpiter) diminui em cerca de 10 000 o número de meteoritos que cai na sua superfície. A existência de uma crusta sólida e dinâmica contribui para a estabilidade térmica necessária á vida.

Quando surgiu a vida na Terra? A vida na terra terá começado há cerca de 3800 milhões de anos...

Como surgiu a vida na Terra? Poderá ter sido assim... Prof. Teresa Condeixa

Como consequência da actividade A vida na Terra poderá ter surgido assim... Como consequência da actividade vulcânica os rios de lava banharam a superfície terrestre. Após a sua formação, a Terra permaneceu em estado de fusão, durante várias centenas de milhões de anos. A pouco e pouco, foi esfriando, diminuindo 1000 vezes de volume. Os materiais em fusão começaram a solidificar à superfície, formando as rochas primitivas, e constitui-se a crosta terrestre. Como consequência da intensa actividade vulcânica, os oceanos de magma banham a superfície terrestre.

A vida na Terra poderá ter surgido assim... Formou-se uma atmosfera que resultou do aprisionamento de gases provenientes da actividade vulcânica. A energia solar proporciona luz e calor ao planeta. A Terra (como aliás os demais planetas), aquando da sua formação, “agarrou” e “arrastou” consigo os gases que a rodeavam e que vieram a constituir a sua atmosfera primitiva. Ao arrefecer, a Terra foi libertando gases vulcânicos, e talvez, vapor de água, que juntando-se aos gases já existentes em volta do globo terrestre, deram origem a uma atmosfera “jovem”. A atmosfera seria, então constituída por gases como amoníaco (NH3), Metano (CH4) Monóxido de carbono (CO). Não havia oxigénio nem ozono livres. As fortes radiações solares (especialmente as radiações ultravioleta) varriam a superfície da Terra.

A vida na Terra poderá ter surgido assim... O planeta arrefeceu. A existência de chuvas contínuas permitiu a formação dos oceanos primitivos. De repente, teve início algo semelhante a uma tremenda e infindável tempestade e começaram a cair chuvas torrenciais, durante milhares de anos. Cerca de 70% do planeta ficou coberto por água, constituindo os mares primitivos. As condições particulares, em termos de distância ao Sol, nomeadamente, terão permitido à Terra manter essa água.

A vida na Terra poderá ter surgido assim... Começou a aparecer matéria orgânica nos oceanos. Há várias teorias sobre a origem da vida na Terra e o mais certo é que a vida tenha surgido pela combinação de fenómenos previstos por diferentes teorias. Uma das hipóteses sugere que, em consequência da acção exercida pelas radiações ultravioleta e pelas descargas eléctricas sobre os componentes da atmosfera, se terão formado compostos mais complexos, as chamadas moléculas orgânicas que se acumularam nas águas dos oceanos primitivos.

Apareceram as primeiras formas de vida nos oceanos. A vida na Terra poderá ter surgido assim... Apareceram as primeiras formas de vida nos oceanos. As moléculas orgânicas foram arrastadas e concentraram-se nos oceanos primitivos, onde terão começado a reagir umas com as outras. Num certo momento, algumas dessas moléculas terão permanecido ligadas, definindo um limite, uma espécie de membrana, funcionando como fronteira, dentro da qual as reacções entre as outras moléculas iam decorrendo. Apareceram assim as primeiras formas de vida nos oceanos. Liberta-se oxigénio para a atmosfera que resultou, maioritariamente, da actividade fotossintética. Lentamente, a atmosfera foi-se transformando e o metano e o amoníaco foram desaparecendo, e o oxigénio foi-se libertando para atmosfera. Também faziam parte desta atmosfera primitiva o dióxido de carbono, o azoto e o vapor de água. Mas como a atmosfera continuava a não proteger a terra das fortes radiações solares, a vida mantinha-se limitada às águas do oceano.

A vida na Terra poderá ter surgido assim... O ozono formado a partir do oxigénio libertado pelos primeiros seres formou a camada de ozono. Os seres vivos invadem os continentes. Bombardeado pelas radiações solares parte do oxigénio começou a transformar-se em ozono. Este gás passou a constituir uma camada que ainda hoje protege a Terra das radiações mais fortes e destrutivas. Fora das águas a vida começa a ser possível. Certos seres vivos invadem a “terra seca”; primeiro as plantas, depois os animais.

A sonda Pioneer 10: foi lançada em Março de 1972; foi o primeiro emissário da Terra para o espaço; foi a primeira a chegar aos confins do Sistema Solar; A bordo encontra-se uma placa em ouro que descreve a aparência do Homem, a localização da Terra…

A sonda Pioneer 10: mais de 30 anos depois de ter sido lançada, enviou o seu último sinal para a Terra, recebido a 22 de Janeiro de 2003

Assim, para já, a Terra é o único planeta onde podemos encontrar vida tal como a conhecemos.

A Terra é hoje um planeta vivo e dinâmico, sempre em transformação. São alguns aspectos dessa dinâmica da terra que, este ano, iremos estudar.