Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Sistemas Operacionais
Histórico dos Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Sistemas Operacionais
Noções de Informática Prof. Eduardo
Professores: Anderson e Pedro
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Crescimento das redes de computadores
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL
Introdução à Programação
Softwares - Básicos e Aplicativos
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Software Livre Conceito:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Sua Evolução ao Longo dos Anos
Aula 6 – Sistema Operacional
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
O que é o Windows?.
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
AULA 1 LEIS DE INFORMÁTICA 7232 – FACULDADE PITÁGORAS
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
PLANILHAS ELETRÔNICAS
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Projeto Inclusão Digital
Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento.
Montagem e Manutenção de Computador I
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 2 – Revisando Conceitos.
Jefferson Murilo Lorena Gonçalves Matheus Gonçalves Thiago Afonso
Escola Eça de Queiroz S. T. C. Composto por : Bruno Ponces.
EVOLUÇÃO Do computador.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Historia da Computação
Sistemas operativos - o que são. -Carateristicas. - diferenças
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Administração 2°semestre - Aula 1
Planilha de Cálculo Adaptado de: Excel para Engenheiros, L. A
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Sistemas Distribuídos
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Aplicações de redes em sistemas de informação
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
DSC/CEEI/UFCG Hardware (Parte I) Introdução à Informática.
Hardware e software Alunos: Vinicius Brunelli e Pedro Armando
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Sistemas Operacionais Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador.
O que são, quais existem e suas características.
Microsoft Corporation Docente: Pedro Costa Discente: Marina Alexandra Marques de Assis Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia Faculdade.
Evolução dos pcs Os Primórdios da Computação, o ábaco, o Logaritmo e a Régua de Cálculos, a programação, o Sinclair/TK85 Spectrum, o DOS, o Os/2 Warp.
Negócios Inteligentes com BI – Business Intelligence
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Gestão da Tecnologia da Informação
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução a Informática
Microsoft Corporation ™ Briefing Fábio Pataquine – 1º PP noite Publicidade Propaganda.
COMPUTADOR DE PRIMEIRA GERAÇÃO – VÁLVULA
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
História do Computador Projeto Amigos do Planeta.
Transcrição da apresentação:

Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita histórica ao laboratório com uma equipe em 1979.

Paul Allen contratou, entre outros, Charles Simony que participou do desenvolvimento do processador de texto do PARC (denominado Bravo). Na Microsoft dirigiu o desenvolvimento do Word e do Excel que viriam a se transformar no pacote Office e foi o Arquiteto Chefe da Microsoft durante muitos anos.

A percepção da importância do software como elemento autônomo e fundamental nos processos relacionado a Tecnologia da Informação foi se estabelecendo gradualmente no decorrer da década de 1980 graças ao enorme crescimento na venda dos microcomputadores pessoais, da interligação dos mesmos em redes locais e de um setor produtor de pacotes de software.

De fundamental importância foi o estabelecimento de um padrão aberto (não proprietário) de hardware iniciado com o lançamento do PC (Personal Computer) da IBM em agosto de Este produto foi a resposta que a IBM conseguiu dar a um mercado de computadores pessoais que crescia aceleradamente à margem de sua capacidade de atende-lô com sua linha de equipamentos de grande porte.

Pela primeira vez, a IBM concebeu um produto a partir de partes e peças disponíveis no mercado, entre as quais o microprocessador fornecido pela Intel e o Sistema Operacional DOS (Disk Operating System ou Sistema Operacional de Disco) contratado junto à Microsoft.

O fato de o IBM-PC ter sido um padrão aberto e que qualquer empresa que quisesse concorrer neste mercado podia encontrar fornecedores de peças e software foi decisivo para o crescimento do setor. Isso fomentou um processo no qual a potência dos equipamentos aumentava rapidamente ao mesmo tempo em que os preços caiam significativamente.

A percepção inicial de que os microcomputadores eram pouco mais que brinquedos começou a desaparecer com a chegada do VisiCalc ( a primeira planilha eletrônica). As planilhas eletrônicas e mais o endosso dado pela IBM à tecnologia dos PCs ampliou a velocidade de entrada dos microcomputadores no mundo corporativo.

A Microsoft cresceu em proporção direta às vendas de PCs. Transformando-se numa empresa multibilionária vendendo principalmente software: Sistemas operacionais em BASIC para diversos projetos iniciais (como o referido Altair e depois para a Apple entre outras) e depois, o DOS para IBM- PC.

Graças ao contrato com a IBM para o desenvolvimento do Sistema Operacional DOS, a Microsoft tornou-se a empresa dominante em software para PCs. Licenciou para a IBM, o IBM-PC DOS, que era essencialmente o mesmo produto que foi licenciado para os demais fabricantes de PCs sob o nome de MS-DOS.

Graças ao domínio, ao prestigio e ao poder conferido pelas relações assim adquiridas, a Microsoft manteve um acesso inigualado aos softwares para PCs que já vinham instalados nos computadores vendidos pelos fabricantes.

Assim, a Microsoft gradualmente impôs a supremacia do Word, sobre os demais processadores de texto, do Excel sobre as planilhas eletrônicas concorrentes e foi constituindo um vasto portfólio de produtos até tornar-se a maior empresa do mundo em critério de recitas de vendas de software e a presença dominante nos desktops no universo dos PCs em todo o mundo.

A despeito da predominância da Microsoft a existência de padrões abertos permitiu o surgimento de um vasto mercado no qual muitas outras empresas dedicadas ao desenvolvimento de software prosperaram e em diversos momentos tornaram a liderança de algum segmento até que tiveram de sofrer consequência dessa ousadia.

A lista de disputas travadas ferozmente pela Microsoft contra aqueles que ameaçaram sua liderança é longa e ela foi acusada de grande variedade de condutas não éticas e ilegais. Um dos casos mais notáveis envolveu a imposição do Internet Explorer aos fabricantes, em uma de muitas medidas para desbancar o então dominante Netscape (que se transformou posteriormente no Mozila Firefox).

Trabalho Avaliativo Faça um resumo de todas as versões de Sistemas Operacionais e aplicativos que a Microsoft e lançou e comercializou até os dias atuais.