Paróquia Coração de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
VII ASSEMBLÉIA DIOCESANA
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Desafios e perspectivas
DNJ – Dia Nacional da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Assembleia Diocesana Diocese de Caraguatatuba
7º Pano Diocesano de Pastoral
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Espiritualidade do Catequista
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
Pastoral da Educação e da Cultura
Diocese de São João da Boa Vista
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
organicidade de conjunto na Pastoral
COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Conselho Missionário Diocesano
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
Ecclésia in América Verbum Domini Evangelii Gaudium.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI )
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Paróquia Coração de Jesus Prioridades Pastorais

Urgências na ação Evangelizadora A Conferência de Aparecida nos convoca a ultrapassar uma pastoral de mera conservação ou manutenção para assumir uma pastoral decididamente missionária, numa atitude que, corajosa e profeticamente, chamou de conversão pastoral. (DAp 370) Aparecida aponta a conversão pastoral como caminho para ação evangelizadora.

Urgências na Ação Evangelizadora “Uma verdadeira conversão pastoral deve estimular-nos e inspirar-nos atitudes e iniciativas de autoavaliação e coragem de mudar várias estruturas pastorais em todos os níveis, serviços, organismos, movimentos e associações. Temos necessidade urgente de viver na Igreja a paixão que norteia a vida de Jesus Cristo: o Reino de Deus, fonte de graça, justiça, paz e amor. Por esse Reino, o Senhor deu a vida.” (DGAE 2008-2010, 46)

As cinco urgências da ação evangelizadora dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e a sedimentação da fé neste período histórico de transformações profundas. Mostram uma Igreja em comunhão com a história, com as conclusões de Aparecida, com as demais Igrejas no Continente e com a realidade perplexa e sofrida do povo. (DGAE 2011-2015, 28)

As 5 Urgências Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: fonte da animação bíblica de toda a vida; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja: a serviço da vida em todas as instâncias.

Objetivo Geral da Ação Evangelizadora Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que tenham vida (cf. Jo, 10,10), rumo ao Reino definitivo.

Prioridades É tendo como pano de fundo as cinco urgências de ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), que desejamos apontar nossas prioridades. Desejamos assim, construir um novo tempo em nossa Igreja Local (Paróquia), em comunhão com a nossa Igreja Particular (Diocese) e com a Igreja do Brasil (CNBB).

Em nossa Paróquia: Igreja em estado permanente de missão Projeto 1: Incentivar a experiência missionária dentro dos limites paroquiais, tendo um olhar especial para as nossas comunidades rurais. Projeto 2: Criar experiências missionárias em nossas comunidades urbanas e rurais, envolvendo as diversas pastorais e movimentos existentes em nossa Paróquia. Projeto 3: Criar experiências de “comunidades irmãs”, envolvendo a paróquia num estado permanente em missão. Projeto 4: Incentivar os trabalhos juvenis em nossa paróquia, dando uma atenção especial para a juventude. Projeto 5: Abrir espaço para juventude nas liturgias eucarísticas com participação especial dos nossos jovens, dinamizando a celebração e utilizando uma linguagem que permita uma comunicação mais votlada para este publico. Projeto 5: Criar iniciativas pastorais que envolvam a evangelização dos nossos jovens, especialmente entre aqueles que se encontram em situação risco.

Em nossa Paróquia: Igreja casa da iniciação da vida cristã Projeto 1: Criação de atendimento personalizado para casais, jovens e idosos. Projeto 2: Implantação da dimensão da acolhida em todas as pastorais e movimentos. Projeto 3: Criação do Catecumenato e da Catequese com Adultos. Projeto 4: Criação de uma Escola Paroquial de Catequese.

Em nossa Paróquia: Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral Projeto 1: Criar a Escola Paroquial de Estudos da Bíblia. Projeto 2: Incentivar o uso diário da Sagrada Escritura. Projeto 3: Auxiliar o Povo de Deus na leitura orante da Biblia. Proporcionar momentos da lectio divina em comunidade.

Em nossa Paróquia: Igreja, comunidade de comunidades Projeto 1: Criação de 03 (três) Setores de Evangelização em nossa Paróquia com intuito de desenvolver a comunicação e a evangelização. Projeto 2: Criação de sedes para os setores de evangelização para o atendimento espiritual e pastoral das pequenas regiões da paróquia. Projeto 3:

Em nossa Paróquia: Igreja a serviço da vida plena para todos Projeto 1: Investir no desenvolvimento da Pastoral Familiar em nossa Paroquia. Projeto 2: Elaborar atividades pastorais que envolvam a evangelização em nossas familias. Projeto 3: Criação da Pastoral infanto-juvenil atendendo aos nossos adolescentes.