PROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Arquivos - Streams
Java.io Ler arquivo = entrada Gravar arquivo = saída
Fazendo a leitura de um arquivo Faça um arquivo qualquer no NetBeans e coloque uma frase nele. Crie uma janela com um campo de texto e um botão.
Escreva o código no Evento do Botão Adapte o caminho do arquivo
Sobre o código FileReader é a classe que ler o arquivo. A abertura do arquivo tem de ser feita dentro de um bloco try catch A classe Scanner trata a mensagem do arquivo No Windows o caminho do arquivo deve haver duas barras É feito um laço de repetição para ler o conteúdo do arquivo e armazenar em uma variável
Fazendo a gravação no Arquivo Adicione mais dois botões ao jFrame: Botão Gravar e Limpar.
Gravar Arquivo
O PrintWriter abre o arquivo e permite escrever os dados. Deve ser feito dentro do bloco try catch O arquivo sempre dever ser fechado após a escrita
O Botão limpar jTextField1.setText("");
Copie a classe e renomei-a para Arquivos2.java Altere os botões como a seguir
Escrita Binária
Leitura
Classes de I/O Java A linguagem Java é rica em classes para se trabalhar com leitura e escrita de arquivos. Dentre as classes pode-se citar: Data Stream BufferedInputStream, BufferedOutputStream
Faça um editor HTML Em um JFrame, o usuário deve informar o nome do arquivo através de um Campo de Texto. Editar o HTML em um JTextArea.
Tela Exemplo
Exemplo de código HTML para testar Este codigo sera exibido na web Assim escreve em negrito Italico Sublinhado Altera a fonte
Resultado
Aprenda + /web/disciplinas/desktop/aula_26.html /web/disciplinas/desktop/aula_26.html /io/ /io/ Livros: Desenvolvendo Aplicativos com Java6 – Renato Rodrigues Java Como Programar – Deitel Use a Cabeça Java – Sierra e Bates