PROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Arquivos - Streams

Java.io  Ler arquivo = entrada  Gravar arquivo = saída

Fazendo a leitura de um arquivo  Faça um arquivo qualquer no NetBeans e coloque uma frase nele.  Crie uma janela com um campo de texto e um botão.

Escreva o código no Evento do Botão Adapte o caminho do arquivo

Sobre o código  FileReader é a classe que ler o arquivo.  A abertura do arquivo tem de ser feita dentro de um bloco try catch  A classe Scanner trata a mensagem do arquivo  No Windows o caminho do arquivo deve haver duas barras  É feito um laço de repetição para ler o conteúdo do arquivo e armazenar em uma variável

Fazendo a gravação no Arquivo  Adicione mais dois botões ao jFrame: Botão Gravar e Limpar.

Gravar Arquivo

 O PrintWriter abre o arquivo e permite escrever os dados.  Deve ser feito dentro do bloco try catch  O arquivo sempre dever ser fechado após a escrita

O Botão limpar  jTextField1.setText("");

Copie a classe e renomei-a para Arquivos2.java  Altere os botões como a seguir

Escrita Binária

Leitura

Classes de I/O Java  A linguagem Java é rica em classes para se trabalhar com leitura e escrita de arquivos. Dentre as classes pode-se citar:  Data Stream  BufferedInputStream, BufferedOutputStream

Faça um editor HTML  Em um JFrame, o usuário deve informar o nome do arquivo através de um Campo de Texto.  Editar o HTML em um JTextArea.

Tela Exemplo

Exemplo de código HTML para testar  Este codigo sera exibido na web  Assim escreve em negrito  Italico  Sublinhado  Altera a fonte

Resultado

Aprenda +  /web/disciplinas/desktop/aula_26.html /web/disciplinas/desktop/aula_26.html  /io/ /io/ Livros: Desenvolvendo Aplicativos com Java6 – Renato Rodrigues Java Como Programar – Deitel Use a Cabeça Java – Sierra e Bates