Resolução de Problemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução de sistemas pelo método de substituição
Advertisements

Aula nº20 02/11/2006 Trabalhos de grupo a realizar no 1º período.
Agrupamento S. Pedro do Mar de Quarteira Matemática divertida
PROGRESSÕESMATEMÁTICASUCESSÃO junho Prof. Carmem Sperling MÁRIO HANADA.
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
8ª Série Prof. Arthur Bernd
Equações de primeiro grau com uma variável.
Material pedagógico Multiplicar x 3 Clica!
COMPREENDER A DIVISÃO.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
Autores: Miguel Pereira 9ºB nº11 e Sofia Figueiredo 9ºB nº15
Resolução de problemas usando sistemas de equações
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM:( ),[ ] e { }
SPEED MATH 1 8.ª SÉRIE Você terá 25” para resolver cada item, então...
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
“Felizes aqueles que se divertem com problemas que educam a alma e elevam o espírito.” Fenelon.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Decomposição em fatores primos
Polinômios Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Matemática Básica Equação do 1º grau Exemplos:
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Recuperação final de Matemática 7º ano- 2011
Matemática Financeira – Unidade 2
Professor: Rosivaldo C. Silva
Resolução de sistemas pelo método de substituição
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Calculada a solução óptima
Como aplicar leis da lógica
Sistemas lineares Prof. ª: CATIA CILENE VOSS.
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Equações x² + 3x -12 = 0 x +2 = -20 a + 5 = 8 - 5a x + y = 15.
ASSUNTO 7: Operãções com números inteiros (SUBTRAÇÃO)
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Salas de Matemática.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
EQUAÇÕES.
Exame Nacional de Matemática do Ensino Básico 22 de Junho de 2009.
TEMA 5: Subtracção de Números Inteiros e Decimais
Concurso Bíblico Créditos.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Resolução de Equações Equações do 2º grau.
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
As explicações vão aparecendo juntamente com a resolução da expressão.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Prof. André Aparecido da Silva
Correção do T.P.C. Pág. 59, ex. 16.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Compras – Planejamento de Estoque
Equações de primeiro grau com uma variável.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Transcrição da apresentação:

Resolução de Problemas Matemática 7ºano

George Pólya (1887-1985) Ficou conhecido na História da Matemática pela grande importância que deu à resolução de problemas. Escreveu muitos artigos e livros onde apresentava problemas e métodos para a sua resolução Segundo George Pólya, “APRENDE-SE A RESOLVER PROBLEMAS RESOLVENDO PROBLEMAS”

O peso da mochila…

O peso da mochila… 1º Passo - Compreender o problema: Ler com atenção o enunciado Definir a incógnita x - “peso da mochila” Elaborar um esquema que ajude a compreender melhor o problema.

O peso da mochila… Esquema: Peso da mochila: x Peso do saco: 2x Total: 9

O peso da mochila… 2º Passo - Escrever a equação: 3º Passo - Resolver a equação:

O peso da mochila… Peso da mochila: x=3 Peso do saco: 2x=6 Total: 9 4º Passo - Verificar se a solução da equação é também solução do problema. Peso da mochila: x=3 Peso do saco: 2x=6 Total: 9 Então, a resposta ao problema é: A mochila do Diogo pesa 3 Kg e o saco 6 Kg.

Resumindo… Passos para resolver um problema: - Compreender o problema; - Escrever a equação; - Resolver a equação; - Verificar se a solução da equação é também solução do problema.

Problemas com Idades

12 12+x 37 37+x O dobro de 12+x: 2(12+x) Equação: 37+x=2(12+x) Idade Actual Idade daqui a x anos 12 12+x 37 37+x O dobro de 12+x: 2(12+x) Equação: 37+x=2(12+x)

Resolver a Equação Verificar a solução

Problemas com números…

Número x Quádruplo do número 4x Diferença entre 20 e o quádruplo do número 20-4x

Exercícios O número em que o João pensou foi: (A) 25/-3 (C) 5 (B) 25 (D) 3

Outros Problemas… Se x representar o número de CD’s da rapariga, equação que traduz o problema é: (A) 3x=54 (C) x=3x (B) x+x=54 (D) x+3x=54

A número de CD’s da rapariga é: (B) 14 (D) O problema é impossível

Se representarmos por x o “número em que a rapariga pensou”, a equação que permite determina-lo é: (A) 2(x+15)=31 (C) 2x+15+31=0 (B) 2(x+15)+31=0 (D) 2x+15=31

O número é: (A) -23 (C) 8 (B) -8 (D) 23

Representando por x o “número em que ele pensou”, a equação que permite determina-lo é: (A) 2(x+5)=24 (C) 2x+5=24 (B) 2x=24+5 (D) 2x=24

O número é: (A) 17 (C) 6 (B) 7 (D) 12

A compra dos iogurtes Um iogurte de frutas custa mais 10 cêntimos do que um iogurte natural. A Inês comprou cinco iogurtes naturais e seis de frutas por cinco euros. Quanto custa um iogurte natural? Uma equação que permite resolver o problema é: (A) 5(x+0,10)+6x=5,00 (C) 5x+6(x+0,10)=5,00 (B) 5x+6(x+10)=5,00 (D) 5(x+10)+6x=5,00

A distância entre a casa do Tiago e a Casa da Sofia é igual a 23 km. A equação que permite determinar a distância do jardim à escola é: (A) x+1+x+2(x-3)=23 (C) 2(x-3)=23 (B) x+1=2(x-3) (D) x+1+x=2(x-3)

A distância entre a casa do Tiago e a Casa da Sofia é igual a 23 km. A distância do jardim à escola é: (A) 7 (C) 9 (B) 6 (D) 14

Quantas turmas tem a escola? Os alunos que frequentam a escola estão distribuídos por turmas de 20 alunos. Se cada turma tivesse apenas 18 alunos haveria na escola mais três turmas. Quantas turmas de 20 alunos tem a escola? A equação que permite resolver o problema é: (A) 20x=18x (C) 20x=18x+3 (B) 20x+3=18x (D) 20x=18(x+3)

Quantas turmas tem a escola? O número turmas de 20 alunos é: (A)30 (C) 18 (B) 27 (D) 20

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado RAPARIGA x RAPAZ 3x TOTAL 54 Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado É possível ter 13,5 CD’s ? Voltar a tentar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar… x 2x 2x+15 31 Número Multipliquei-o por 2 Adicionei 15 ao produto 2x+15 Obtive 31 Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Multipliquei a soma por 2 Errado Número x Adicionei 5 x+5 Multipliquei a soma por 2 2(x+5) Obtive 24 Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Continuar…

Errado Voltar a tentar…

Certo Parabéns… Já podes começar a fazer a ficha de trabalho…

Errado Voltar a tentar…