Modelo Entidade-Relacionamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão
Abordagem Entidade Relacionamento
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Modelo Entidade-Relacionamento
Renata Viegas Extensões MER Renata Viegas
Diagrama Entidade-Relacionamento – DER
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
O Modelo E-R Definição: Características
Funcionalidades de um SGBD
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Projeto de Banco de Dados
Prof. Carlos H. Marcondes
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Noções Básicas de Modelagem
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Sistema de Banco de Dados
Modelo Entidade Relacionamento
Gerenciamento dos Recursos de Dados
Bancos de Dados I Renata Viegas
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Análise Estruturada.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Professora: Sílvia C. Matos Soares
Gerenciamento de Dados
Campus de Caraguatatuba Aula 6: Modelo Entidade Relacionamento (3)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Profª Daniela TLBD.
Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.
REGRAS DE PRODUÇÃO DO MODELO LÓGICO
Introdução a Banco de dados
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
Curso Técnico em Mineração
Análise de Sistemas de Informação
Curso Técnico em Informática
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Projeto de Banco de Dados Profa. Ceça
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Cristina Paludo Santos URI – Campus de Santo Ângelo
Introdução a Banco de Dados
Projeto de Banco de Dados Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Bancos de Dados Objeto-relacional e Orientados a Objetos Maria Carolina
Fundamento de Banco de Dados
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Paulo Renato de Morais.
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
Projeto de Banco de Dados
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
UCSal – Bacharelado em Informática
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Professora: Kelly de Paula Cunha
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelo de Entidade-relacionamento
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI Diagrama de Entidade-Relação (DER) ou Entidade Associação (DEA) Representa as entidades envolvidas.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Transcrição da apresentação:

Modelo Entidade-Relacionamento Marcos Cardoso Junior marcos.cardoso@gmail.com

Roteiro Introdução Entidades Atributos Relacionamentos Estudos de Caso Exercícios Considerações Finais

Modelagem de Dados

Introdução Fato da realidade PRODUTO PEDIDO CLIENTE FAZ CONTÉM

Introdução O modelo E-R é uma Modelagem Conceitual de Dados. O objetivo é obter resultados e esquemas puramente conceituais sobre a essência de um sistema. Três noções básicas: Entidades, Atributos e Relacionamentos

Introdução Modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre esses objetos Facilitar o projeto de banco de dados, possibilitando a especificação da estrutura lógica geral do banco de dados

Introdução Entidades Objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com um significado próprio. São “coisas” que existem no negócio, ou ainda, descrevem o negócio em si. CLIENTE FUNCIONÁRIO CONTA (de banco)

Introdução Atributos Todo objeto para ser uma entidade possui atributos e seus valores. Vamos imaginar um funcionário de uma empresa. O que caracteriza o funcionário?

Introdução Atributos Entidade: Funcionário 0001 José 25/05/2003 0002 MATRÍCULA NOME DATA DE ADMISSÃO 0001 José 25/05/2003 0002 Maria 01/09/2003 0003 João 11/10/2003 0004 Pedro 19/11/2003 ATRIBUTOS

Introdução Mini-mundo A base para a especificação da estrutura conceitual do banco de dados. Principais necessidades de uma organização (banco, hospital, escola, supermercado)

Estudo de Caso: Um Supermercado O Supermercado possui vários funcionários. Esses funcionários são identificados por um código. Ainda serão registrados nesses funcionários o nome de cada um, o cargo que eles ocupam, o salário e o telefone.

Estudo de Caso: Um Supermercado O Supermercado ainda deseja guardar as informações de seus fornecedores. Eles devem possuir um código para identificá-los, o nome da empresa fornecedora, o endereço e os telefones disponíveis da mesma empresa para contato.

Estudo de Caso: Um Supermercado O Supermercado também exige que o sistema em questão guarde as vendas ocorridas entre os fornecedores e o próprio supermercado. Tal venda deve conter um código de identificação, qual funcionário participou dessa venda, qual a empresa que vendeu o produto, o valor total da venda e a data que a mesma ocorreu.

Estudo de Caso: Um Supermercado Próximo Passo: Identificar as entidades e seus atributos

Estudo de Caso: Um Supermercado Relembrando: O Supermercado possui vários funcionários. Esses funcionários são identificados por um código. Ainda serão registrado nesses funcionários o nome de cada um, o cargo que eles ocupam, o salário e o telefone. cargo nome salário telefone código FUNCIONÁRIO

Estudo de Caso: Um Supermercado Relembrando: O Supermercado ainda deseja guardar as informações de seus fornecedores. Eles devem possuir um código para identificá-los, o nome da empresa fornecedora, o endereço e os telefones disponíveis da mesma empresa para contato. endereço nome telefones código FORNECEDOR

Relacionamento associação entre duas ou mais entidades. Exemplos aluno FAZ provas lojista VENDE roupas cliente REALIZA pedido

Estudo de Caso: Um Supermercado Relembrando: O Supermercado também exige que o sistema em questão guarde as vendas ocorridas entre os fornecedores e o próprio supermercado. Tal venda deve conter um código de identificação, qual funcionário participou dessa venda, qual a empresa que vendeu o produto, o valor total da venda e a data que a mesma ocorreu. realiza FORNECEDOR VENDA

Exemplo 1: Uma Empresa Uma Empresa é organizada em departamentos. Departamentos possuem um único nome, um único número e um empregado gerente. Registra-se a data de início que o funcionário começou a gerenciar o departamento. Um departamento pode ter várias localizações. Um departamento controla um número de projetos, cada um com um único nome, um único número e uma localização. Para cada funcionário é armazenado o nome, registro geral, endereço, salário. Um funcionário esta associado a um departamento mas pode trabalhar em vários projetos, o qual não é necessariamente controlado pelo mesmo departamento. O número de horas que cada funcionário trabalha em cada projeto por semana e o seu supervisor direto devem ser registrados. Temos também os dependentes de cada funcionário para diferentes propósitos. Para isso, temos o nome, aniversário e o parentesco do dependente com o funcionário.

Exemplo 2: Um Hospital Hospitais solicitam exames clínicos em vários Laboratórios, cada um destes pode ter solicitações de vários Hospitais Pacientes consultam vários Médicos, e estes são consultados por vários Pacientes Ambulatórios atendem vários Pacientes, enquanto estes só podem ser atendidos em um único Ambulatório Pessoal de apoio está alocado a cada Ambulatório, e cada um destes conta com vários integrantes do Pessoal de apoio Pacientes realizam vários Exames, e cada Exame é realizado por um único Paciente Laboratórios fazem vários Exames, e cada um dos Exames é feito em um único Laboratório Cada Paciente pode receber vários Diagnósticos, e cada Diagnóstico é de um único Paciente

Considerações Finais Para qualquer sistema, é essencial que façamos a modelagem de dados A Modelagem Entidade-Relacional é a modelagem conceitual mais utilizada hoje em dia Cenas do próximo capítulo: Modelagem E-R (de novo)!

Referências Sistema de Banco de Dados, Silberschatz, A., Makron Books, 3ª edição Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, Date, C. J., Campus, 8ª edição Sistemas de Banco de Dados, Elmasri, Ranmez e Navathe, Shamkant B., Pearson, 4ª edição

Modelo Entidade-Relacionamento Marcos Cardoso Junior marcos.cardoso@gmail.com