Modernismo Brasileiro “Nós sabemos o que não queremos, nós não sabemos o que queremos” Mario de Andrade
Vanguardas Européias Avant-Gardé: “Quem caminha para frente” 4 aspectos comuns: - ilogismo (irracionalidade); - liberdade criadora; - ruptura com o passado ( anti-passadismo); - subjetividade.
Cubismo – França - 1907 Pablo Picasso, Georges Braque, Léger ( Pintura) Guilherme Apollinaire e Blaise Cendrars (Literatura) Opõem-se à objetividade e à linearidade Decompõem os objetos em diferentes planos geométricos para dar uma nova perspectiva colagem: reunião de diversos materiais na mesma obra, isto é, figuras, madeiras, jornais, etc.
Cubismo na Literatura fragmentação da realidade simultaneidade de planos (reunião de assuntos) linguagem nominal humor, instantaneísmo, antiintelectualismo.
Futurismo – Itália – 1909 Marinetti – Literatura Carlos Carrà, Giacomo Balla - Escultura
destruição da sintaxe; abolição de adjetivos e advérbios; substantivo-duplo; destruição do eu psicologizante
Expressionismo – Alemanha - 1910 a arte é subjetiva, livre. a realidade é horrível, por isso deve ser caricaturalizada a razão é objeto de descrédito NA LITERATURA despreocupação com estrofes; desuso das rimas e da musicalidade; combate, em temos ideológicos, ao mundo burguês PRINCIPAIS ARTISTAS Kandiski, Paul Klee, Munch, Chagall (pintura) Hermam hesse, Thomas Man (Literatura) - Kaiser, Brecht (Teatro)
DADAÍSMO – Suíça - 1916 anti-arte niilismo destruição da arte livre associação de idéias e palavras fuga à razão e ao equilíbrio
Marcel Duchamp – Ready-made Artistas dadaístas: Tristan Tzara Marcel Duchamp Max Ernst Francis Picabia Philippe Soupault
SURREALISMO – França - 1924 valorização do inconsciente e do sonho escrita automática (arte sem racionalização) sonhando acordado unir arte e psicanálise
André Breton, Salvador Dali, Louis Aragon, Antonin Artaud, João Miró, Jean Harp, Luis Buñuel, entre outros.