Monitor (Display).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Tecnologias de Informação
A Informática.
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
INFORMÁTICA BÁSICA Unidade I
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA
Informática Básica e Aplicada
Tecnologias de Informação e Comunicação
Noções de Informática Prof. Eduardo
Informática Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
DIREITO E INFORMÁTICA MONITORES DE VÍDEO
Fundamentos em Informática
Dispositivos de Entrada/Saída
Historia, Evolução e Tecnologia
Introdução à microinformática
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Introdução à Informática
Breno Meneghetti Lucas Silveira Pier Michelon Rafael Hickmann
1 Universidade Federal de Minas Gerais JPEG Alessandra e Aline.
Como Funciona o Computador
Anatomia do Computador
PLACAS DE VÍDEO.
Hard disk – disco rígido – winchester.
A evolução da TV e o surgimento da TV de LCD

AQUISIÇÃO DE UM COMPUTADOR DE MESA PARA UMA LOJA DE DECORAÇÃO
Sistemas Operacionais
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Instalações Elétricas
Tecnologias Especificas Informática
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Teclado, rato, monitor, webcam e modem
Computação Gráfica Aula 2 – Conceito de Resolução
História do Monitor Trabalho realizado por:
Conceitos Introdutórios
FASE 1 – CONCEITOS | COMUNICAÇÃO HOMEM X MÁQUINA | SISTEMA BINÁRIO
História dos computadores e da programação
Computação Gráfica 1ª Aula.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Organização de Computadores
Tecnologias da Informação e Comunicação
Departamento de Informática em Saúde da Unifesp
Aula 2 – Software O que é Software ? Outros exemplos de Software
Introdução a Informática Prof. Msc. Ítalo Campos de Melo Silva
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Introdução Informática
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Informática
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Prof. Jonas Defante Terra
Aula 10 Placa de vídeo.
O Computador.
Manutenção e Suporte em Hardware - II
TRABALHO INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Como Funciona o Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
Manutenção de Periféricos
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Reflexão com vídeos: Nesta atividade vocês vão assistir alguns vídeos disponíveis na Internet Acesse o site do Youtube, você deve localizar.
Transcrição da apresentação:

Monitor (Display)

Monitor (Display) Tipos de Écran CRT (Tubos de Raios Catódicos) LCD (Display de Cristais Líquidos)

Monitor (Display) Dimensão Física Tamanho do monitor medido pela diagonal do écran em polegadas (2,54 Cm). Os monitores mais vulgares têm 14”ou 15”, para aplicações gráficas utilizam-se modelos maiores de 17” 19” ou mesmo 21”.

Monitor (Display) Resolução Gráfica Número máximo de pontos (Pixel) que conseguimos representar no monitor. A resolução actuais dos monitores situam-se entre os 800 x 600 (média resolução) e 1024  1024 (alta resolução). X Y Pixel Y=800 X=600

Monitor (Display) Controlador de Vídeo (Placa Gráfica) Conjunto de Hardware e Software que oferecem um determinado número de funções standard de Gestão de imagem de saída do monitor. À medida que foram crescendo as necessidades de melhorar a qualidade de imagem do écran nomeadamente em termos de cores, os adaptadores de vídeo foram evoluindo: Hércules (Monocromático) CGA (Só 5 ou 6 Cores) EGA (16 Cores) VGA (256 Cores) SVGA (Maior Resolução) 8 Bits - (28) 256 cores 16 Bits - (216) 65536 cores 32 Bits - (232) Milhões de Cores

Monitor (Display) Varrimento ou Refrescamento A imagem do écran não é constante. Ela mantém-se no écran muito pouco tempo, mas é refrescada várias vezes por segundo o que faz com que o olho humano pene que a imagem é sempre a mesma. A velocidade de varrimento é medida em Hertz. Actualmente a maior parte dos monitores tem velocidades de varrimento na ordem dos 70 a 80 Hertz o que significa que a imagem é refrescada 70 a 80 vezes por segundo.

Unidades para quantificar a informação armazenada Byte – 8 Bits KiloByte (KB) = 1024 Bytes MegaByte (MB) = 1024 Kbytes  1.000.0000 Bytes GigaByte (GB) = 1024 Mbytes  1.000.000.000 Bytes TeraByte (TB) = 1024 Gbytes  1.000.000.000.000 Bytes

CRT Vantagens: sua longa vida útil; baixo custo de fabricação; grande banda dinâmica de cores e contrastes; grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

CRT Desvantagem: suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg); o consumo elevado de energia; seu efeito de cintilação; a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raio x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que actualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

LCD Vantagens: O baixo consumo de energia; As dimensões reduzidas; A não-emissão de radiações nocivas; A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja operando na resolução nativa;

LCD Desvantagem: o maior custo de fabricação; o fato de que, ao trabalhar em uma resolução diferente daquela para a qual foi projectado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma; o "preto" que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, não apresentando desta forma um preto real similar aos oferecidos nos monitores CRTs; um fato não-divulgado pelos fabricantes: se o cristal líquido da tela do monitor for danificado e ficar exposto ao ar, pode emitir alguns compostos tóxicos, tais como o óxido de zinco e o sulfeto de zinco; este será um problema quando alguns dos monitores fabricados hoje em dia chegarem ao fim de sua vida útil (estimada em 20 anos).