ATENDIMENTO A RECÉM NASCIDO (RN) DE RISCO PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias que alteram o curso normal dos eventos associados com o nascimento e a adaptação à vida extra-uterina.
PERÍODO DE ALTO RISCO Desde momento de vitalidade 28 dias após o nascimento inclui ameaças à saúde e à vida durante os períodos pré, peri e pós-natal que podem ser relacionados a: idade gestacional complicações fisiológicas fatores ambientais fatores maternos síndromes genéticas
RN DE RISCO Acontecimento inesperado e estressante; Gera incerteza e apreensão; O período de hospitalização interfere no processo normal de ligação mãe-RN prejudica a capacidade da mãe para prover cuidados maternos.
NECESSIDADE Disponibilidade de uma equipe de saúde que já vinha acompanhando a gestante e sua família Encorajar participação dos pais na assistência Envolver mulheres da família/comunidade que possam apoiar/ajudar
ATENDIMENTO DO RN DE RISCO PELA EQUIPE DO PSF OBJETIVOS: 1. Atender de forma diferenciada o RN que tem maiores fatores de risco como: √ Baixo peso; √ Prematuridade; √ Intercorrências no parto ou pós parto; √ Mãe analfabeta; √ Mãe adolescente; √ Família desempregada; √ Risco de rejeição; √ outros. 2. Fortalecer o vínculo mãe-filho 3. Garantir a 1ª consulta do Programa de Atenção à Criança nos Centros de Saúde – ação integrada.