O enigma da religião Rubem Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.
Programa III Roteiro 21.
A Concepção Objetiva da Arte
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
ENTRE O EGO E A ALMA - Sílvia Schmidt -
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Filosofia.
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
O Livro de Jó.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Professora Suraia Rahmé
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
RELACIONAMENTOS RUBEM ALVES Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que, os casamentos (relacionamentos) são de dois tipos: Há os casamentos do.
Mas nunca impossíveis! Nunca diga que algo é impossível...
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
EM QUE CREMOS?.
A benção em sentir paz.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
História da comunicação.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
CITAÇÕES DE ALVES FERNANDES Tudo depende do nosso ponto de vista COM SOM CLIQUE PARA PASSAGEM DE SLIDES.
Milagre Letícia Thompson som.
III Dimensões da ação humana e dos valores
Nunca diga que algo é impossível...
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Estudo para reunião de célula
Faça o seu coração vibrar!
...cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
A Infinitude e a Busca da Transcendência
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Seis ajustes para um Casamento Feliz
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
IDEOLOGIA.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
DEUS… posições, respostas, inquietações.
Linguagem e Psicanálise
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Capítulo 4 – A consciência
Desdobramentos da teoria psicanalitica
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
ENTRE O EGO E A ALMA - Sílvia Schmidt - Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o EGO desde sempre, vem fazendo esse “serviço” muito.
A vida vem de Deus, a convivência vem de nós...
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Surgimento do pensamento filosófico
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
A Mística do Ciclo Pascal. Cristo Ressuscitou, Aleluia!!! A Vida tem a última palavra!!! Somos chamados a viver nesta mística, somos chamados a anunciar.
Como explicar o mundo?.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gên. 2:24)
Transcrição da apresentação:

O enigma da religião Rubem Alves

Na tentativa de responder o que é religião e por que os seres humanos não conseguem se desvencilhar do seu fascínio, fomos buscar no conceito do que é “belo” uma forma de elucidar o problema.

Concordamos que uma sinfonia de Beethoven é uma expressão do belo, mas como descrever esse belo? Uma sinfonia de Beethoven não pode ser explicada apenas através dos sons e freqüências produzidas, Assim é a religião. Algo inexplicável que se dá no mais íntimo do ser

Podemos dizer então que a essência (belo) não está nem no objeto, nem está no sujeito, mas sim na relação entre o objeto e o sujeito. Na relação que une o sujeito ao objeto num êxtase místico.

Vimos também que a institucionalização (racionalização) do fenômeno religioso muitas vezes pode perder sua essência (mistério). Não podemos esquecer que as organizações são feitas por seres humanos que possuem falhas, desejos... Ex: Amor Casamento Fé Instituição Religiosa

Para entendermos uma determinada expressão religiosa, precisamos considerar as experiências humanas que geraram aquela cultura naquele determinado momento.

O que caracteriza a consciência religiosa? Ela é a expressão da nossa imaginação. Imaginação não como uma ilusão, mas imaginação enquanto desejo. Os animais não têm imaginação, por isso nunca produziram arte, valores, sonhos, criatividade e nem tão pouco religião.

Há dentro de nós sempre o desejo de transpor os limites. A imaginação surge da insatisfação do ser humano com a realidade. Nós somos os únicos seres com uma dimensão transcendente. Nos animais, os limites do real denotam os limites do possível. Com o ser humano não é bem assim.

A realidade é fria e determinista e isto “bate de frente” com o nosso princípio do prazer. O ser humano é a única criatura que se recusa a ser o que ela é. A função da imaginação é realizar o irrealizável, é possibilitar o impossível.

Segundo Freud, saudável é podermos imaginar e ajustar nossa imaginação e desejo a nossa realidade – Civilidade. Imaginação Ilusão (Freud) Imaginação Desejo (Rubem Alves)

A essência da fé é a idéia de que o que desejamos realmente é. A imaginação coloca de lado todos os limites. A religião nos dá a chance de imaginar, desejar, transcender... A religião é a forma do ser humano transcender os limites da realidade – desejamos mais do que percebemos e vemos.

A intenção da religião não é explicar o mundo A intenção da religião não é explicar o mundo. Ela nasce justamente do protesto contra esse mundo que pode ser descrito e explicado pela ciência. Rubem Alves nos fala que “através da imaginação o ser humano transcende a facticidade bruta da realidade de que é imediatamente dada e afirma que o que é não deveria ser, e que o que ainda não é deverá ser.”

A ciência é o conhecimento objetivo e a objetividade nos disciplina a reproduzir os dados da realidade e a realidade ignora nossas aspirações.

Enquanto o homem viver o seu ego estará cronicamente envolvido na busca incessante por um mundo de amor. E enquanto ele viver a própria vida lhe dirá que a busca esta fadada ao fracasso.

Porque, mais cedo ou mais tarde, a morte trará um fim aos seus projetos. Por isso a religião continuara, até o fim como expressão de amor e como expressão de medo. O homem viverá, para sempre, num mundo de deuses e demônios, símbolos de suas aspirações e temores.

Regra de Ouro de Norman Rockwell (1894-1978)