Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
Advertisements

A Família de José e Maria
Batismo no Espírito Santo (parte V)
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
A Amizade na vida de Jesus.
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Autoridade Masculina Dentro Da Família
SERMÃO EXPOSITIVO.
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
MARCOS
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
Que é discipulado cristão
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
Como Lidar com o Dinheiro – Parte 1
Ganhar - Consolidar - Treinar - Enviar -
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
SENIB DOUTRINAS 1.
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
PALAVRAS DE JESUS PARA VOCÊ
do ponto de vista das Escrituras Sagradas
MDA, MODELO E ESSÊNCIA.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
O amor que revela o chamado
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
DA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
17 Por que Batizar-me? A Bíblia Fala.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
1 Assim como há leis físicas que governam
Domínio Próprio Gálatas 5.22 e 23.
Jesus é a VIDA João
TORNA-SE AMIGA EM JESUS: SER MENTORA DAS MULHERES NA IGREJA.
Renovando o Compromisso.
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
SENIB DOUTRINAS 1.
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
Chamados para Servir 2ª Timóteo 1.9 Texto bíblico:
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
INTEGRIDADE “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está.
Porque acredito no compartilhamento ? 1ª Ministração
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS
Pegue a sua Bíblia e diga:
Série: Atos dos apóstolos Atos
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Atos 4:9-12.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Lições do Natal.
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
O que vale a pena nesta vida?
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Transcrição da apresentação:

Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus? Lucas 9:23

A palavra "discípulo" aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais freqüência do que "cristão" ou "crente". Um discípulo é uma "pessoa que segue os ensinamentos de um mestre" (Dicionário da Bíblia Almeida). Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor? Ao invés de olhar para outros e criticar hipócritas, vamos examinar as nossas próprias atitudes e ações para ver se nós realmente somos discípulos de Jesus.

Três dos relatos do evangelho incluem as palavras desafiadoras do Cristo: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me"

Encontramos aqui três elementos essenciais do verdadeiro discipulado, que apresentam desafios enormes: 

Negar a si mesmo. Enquanto o mundo e muitas religiões começam com o egoísmo do homem, Jesus exige a auto-negação. As igrejas dos homens convidam as pessoas a realizar seus sonhos de riqueza, felicidade sentimental e posições de honra, mas a mensagem do Senhor é outra. Ele pede que a pessoa negue os seus próprios desejos para fazer a vontade dele.

Tomar a sua própria cruz Tomar a sua própria cruz. Jesus veio para oferecer a vida, mas o caminho para a vida passa pelo vale da morte. Não somente a morte do Cristo, mas a nossa também. Paulo disse: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:19-20).

Seguir a Jesus. Várias religiões e filosofias exigem sacrifício e auto-negação. Algumas ensinam "preceitos e doutrinas dos homens" e "rigor ascético" que proíbem coisas que Jesus não proíbe (Colossenses 2:20-23). O benefício não vem de auto-negação em si, ou simplesmente de tomar qualquer cruz. Jesus Cristo é o único caminho que leva à vida eterna (Atos 4:12).

Seguir a Jesus, Não aos Homens: Lealdade Neste estudo, vamos considerar algumas aplicações práticas destes princípios.   Seguir a Jesus, Não aos Homens: Lealdade

A relação de discípulo e mestre tem sido explorada por homens em muitos movimentos religiosos. O raciocínio é relativamente simples. Tirando alguns versículos do contexto e torcendo um pouquinho o sentido de outros, é fácil ensinar aos adeptos a necessidade de submissão quase absoluta aos homens. Considere esta abordagem: "O discípulo não está acima do seu mestre.... Basta ao discípulo ser como o seu mestre...." (Mateus 10:24-25).

Alguns homens na igreja são chamados "mestres" (Atos 13:1; Efésios 4:11; Hebreus 5:12; Tiago 3:1). João teve discípulos (João 1:35). Devemos obedecer aos nossos guias (ou líderes, NVI) e ser submissos a eles (Hebreus 13:17). Utilizando tais versículos, torna-se fácil obrigar os mais novos na fé a seguir quase que cegamente a liderança de homens supostamente espirituais. Vários movimentos religiosos se baseiam em sistemas de discipulado nos quais cada "discípulo" é guiado por um "mestre" ou "discipulador", numa pirâmide ou hierarquia de autoridade humana.

Investe autoridade excessiva em homens. Há vários problemas com este tipo de discipulado:   Investe autoridade excessiva em homens. A palavra traduzida "mestre" quer dizer, na maioria das vezes, "professor".

A ênfase está no ensinamento da palavra, não na autoridade de uma pessoa sobre outras. Quando se trata de uma relação que envolve autoridade, as palavras de Jesus são claras e estabelecem a regra que precisamos aplicar hoje: "Vós, porém, não sereis chamados mestres [rabis, NVI], porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos" (Mateus 23:8).

Esquece as qualificações dadas por Deus para os líderes. Num sentido limitado, Deus deu responsabilidade de liderança a alguns homens na igreja. No primeiro século, os apóstolos guiavam as igrejas por instrução inspirada e pelo exemplo de imitação de Jesus (1 Coríntios 11:1). Eles iniciaram a prática de escolher presbíteros (também chamados "bispos" e "pastores"-veja Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Efésios 4:11) em cada igreja (Atos 14:23; Tito 1:5).

Poucos homens demonstram as qualificações exigidas por Deus para exercer a função de presbítero ou pastor (veja 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9). Estes homens têm a responsabilidade de cuidar e presidir ou liderar a igreja (1 Timóteo 3:5; 5:17). São os guias que velam pelas almas das ovelhas (Hebreus 13:17).

Ignora as limitações na liderança dos pastores. Mesmo nas igrejas que têm bispos qualificados, estes são limitados na maneira de guiar ou liderar a igreja. Não têm autoridade absoluta, arbitrária ou despótica. Eles não ditam regras; pelo contrário, mostram um exemplo de como seguir as regras do Supremo Pastor (1 Pedro 5:1-4).

Confunde o papel de evangelistas. Evangelistas são homens que pregam a boa nova (o evangelho). A autoridade deles é limitada ao trabalho de ensinar, corrigir e exortar pela palavra. As cartas de Paulo aos evangelistas Timóteo e Tito apresentam um modelo de homens que vivem vidas exemplares e pregam fielmente a palavra pura de Jesus (1 Timóteo 4:12-16; 2 Timóteo   4:1-5).

Nada sugere uma posição de superioridade sobre os irmãos. Homens que querem "melhorar" o plano de Deus e dominar sobre outros procurarão apoio nas Escrituras, pervertendo o sentido da palavra do Senhor. Todos os cristãos devem lembrar que temos um só Mestre, e que todos nós somos irmãos (Mateus 23:8).

Assumir Compromisso com Jesus: Conversão Ser discípulo de Jesus exige um compromisso sério com ele. Em Mateus 28:18-20, Jesus destaca dois aspectos deste compromisso:

Batismo para entrar em comunhão com Deus (veja também Atos 22:16; Gálatas 3:27; Romanos 6:3-7).  

Obediência absoluta aos ensinamentos de Jesus.