Jornada de Cursos - J2ME Aula 3 – MIDP. Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan.

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Jornada de Cursos - J2ME Aula 3 – MIDP

Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan Tokuda, Mestre Zen

Agenda Overview MIDP Tratamento de eventos High-level API de Componentes de interface com o usuário - javax.microeidtion.lcdui.*

Overview MIDP Elemento-chave no mundo J2ME Junto com CLDC Conectividade Interface gráfica rica

Relembrando... Mobile Information Device Profile MIDP applications = MIDlets = CLDC + MIDP

MIDlets Java Application Manager: Software responsável por instalar, remover e executar MIDlets Dependente de dispositivo e de fabricante Componentes do MIDlet JAD – usado pelo JAM. Possui informações a respeito do JAR. JAR – Código compilado, junto com recursos. Mais de um MIDlet pode estar em um JAR.

Estrutura de um MIDlet import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class helloWorld extends MIDlet { public helloWorld () { System.out.println("helloWorld()"); } // obrigatorio protected void startApp() { System.out.println("startApp()"); } // obrigatorio protected void pauseApp() { System.out.println("pauseApp()"); } // obrigatorio protected void destroyApp(boolean arg0) { System.out.println("destroyApp()"); }

Ciclo de vida de um MIDlet PAUSA Depois da chamada do construtor e antes da inicialização pelo JAM Durante o processo de execução ATIVO MIDlet em execução Durante o processo de execução DESTRUÍDO Desligada pelo JAM Libera todos os recursos alocados

Hierarquia de classes

Display Gerenciador de tela que controla o que é mostrado no dispositivo Recupera informações sobre a tela atual (cores suportadas, resolução, etc) Objeto único para cada MIDlet Não é instanciado

Usando Display import javax.microedition.lcdui.Display; import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class DisplayStats extends MIDlet { private Display display; // construtor public DisplayStats() { display = Display.getDisplay(this);... }... }

Display – métodos principais static Display getDisplay(MIDlet m) Retorna o objeto display deste MIDlet Displayable getCurrent() Retorna o objeto displayable corrente void setCurrent(Displayable d) Mostra um objeto displayable int numColors() Retorna o número de cores disponíveis

Displayable Objeto que pode ser visto num dispositivo Screen Objetos Displayable para Interface alto nível Canvas Objetos Displayable para Interface baixo nível

Voltando ao Diagrama...

Enfim um Hello World import javax.microedition.lcdui.Display; import javax.microedition.lcdui.TextBox; import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class HelloMIDlet extends MIDlet { private Display myDisplay; private TextBox myTextBox; public HelloMIDlet() { myDisplay = Display.getDisplay(this); myTextBox = new TextBox("", "Hello World", 11, TextField.ANY); } public void startApp() { this.myDisplay.setCurrent(myTextBox); } public void pauseApp() {} public void destroyApp(boolean unconditional) {} }

Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan Tokuda, Mestre Zen

Tratamento de eventos Interface de alto nível

Overview Quadro geral Objetos Command Objetos Item Command e CommandListener Item e ItemStateListener

Quadro geral Eventos são essenciais para MIDlets, pois são chave para interatividade Para gerenciarmos um evento: O Hardware reconhece o evento físico O software é notificado do evento O evento é tratado pelo programador

Objetos Command Contém informações sobre um evento Podem ser considerados como “botões” Soft keys Teclas O processo de eventos 1.Criação do Objeto Command 2.Adicionar o comando a um Displayable 3.Adicionar um receptor (Listener) ao Displayable

Objetos Command Command cmdExit = new Command(“exit”, Command.EXIT, 1) Argumentos Nome para o comando Constante (OK, EXIT, HELP, BACK, etc) Prioridade Constante Mapeia o posicionamento dos comandos na tela Depende da implementação do fabricante Prioridade Útil para a organização dos comandos em Menus e de botões de software na tela

CommandListener É o “receptor” de um comando Método a ser sobrescrito: commandAction (Command c, Displayable d ) Em commandAction é definido como o aplicativo deve se comportar quando um evento é disparado

Exemplo (faltam uns ajustes) Mão na massa: Classe Form é um Displayable private Form fmMain; private Command cmExit; fmMain = new Form(“Curso CITi");... cmExit = new Command("Exit", Command.EXIT, 1); // 1º passo... fmMain.addCommand(cmExit); //2º passo fmMain.setCommandListener(this); // 3º passo... public void commandAction(Command c, Displayable s) { if (c == cmExit) { destroyApp(true); notifyDestroyed(); }

Exercício Crie um MIDlet que contenha um Form e controle três botões: Form fmMain = new Form(“Tela Principal”); Lembre-se que Form é um objeto Displayable “exit”, usado para sair do MIDlet “hello” imprime “Hello World” “back” volta para a tela principal, após o usuário ter visualizado a mensagem

Interface gráfica de alto nível

Overview Screen Form Item StringItem DateField Gauge TextField Choice e ChoiceGroup Image e ImageItem List TextBox Alert e AlertType Ticker

Screen Classe progenitora Descendente direta de Displayable Métodos principais: String getTitle () void setTitle(String title) Ticker getTicker () void setTicker (Ticker t)

Form Container que armazena vários componentes que podem ser exibidos na tela Métodos principais: int append (Item item) int append (String texto) void delete(int itemNum) Item get (int itemNum) int size ()

Form - Exemplo Form fm = new Form(“Formulario”);... fm.append(item) // adiciona um item... size = fm.size() // retorna o tamanho... // seta o receptor para um evento com Item fm.setItemStateListener (ItemStateListener)

Item Componente que pode ser adicionado a um objeto Form Subclasses ChoiceGroup, DateField, Gauge, ImageItem, StringItem, TextField ItemStateListener Interface a ser implementada para gerenciar eventos relacionados a Item

Item Qualquer componente que possa ser adicionado a um objeto Form (ver diagrama de classes) Item é uma classe abstrata Métodos String getLabel () Void setLabel (String label)

ItemStateListener O receptor de eventos relacionados a objetos Item Método a ser sobrescrito void itemStateChanged () No mesmo modelo dos objetos Command Este método é chamado quando o “item” tiver sofrido alteração que gere evento

Item - Exemplo private Form fmMain; // formulario private DateField dfToday; // o objeto DateField... fmMain = new Form(“My Form"); // instancia de Form dfToday = new DateField("Today:", DateField.DATE); // DateField... fmMain.append(dfToday); // adiciona Item (DateField) ao Form fmMain.setItemStateListener(this); // Gerencia os eventos de Form... public void itemStateChanged(Item item) { if (item == dfToday)... }

Exercício Crie um MIDlet com um DateField e que imprime “Item State Changed...” quando seu estado é alterado Para esta implementação pode ser usado System.out.println()

StringItem Rótulo estático e mensagem de texto Não é editável Não reconhece eventos Métodos principais: StringItem(String label, String text) String getText() – Obtém o valor atual do texto Void setText(String text) – Configura o novo valor do texto String getLabel() – Obtém o valor do rótulo

StringItem - Exemplo private Form fmMain; // formulario Private StringItem siLogin; // o objeto StringItem... fmMain = new Form(“Jornada CITI"); // instancia de Form siLogin = newStringItem(“Login: ", “ela”); // StringItem... fmMain.append(siLogin); // adiciona Item (StringItem) ao Form...

Alternativa ao StringItem... private Form fmMain; int i = fmMain.append(“Login: ela”);... StringItem tmp = (StringItem) fmMain.get(i);...

Exercício Construa um MIDlet simples que possui dois botões (next e exit). Na primeira tela é exibido um StringItem com o label “Dados 1/2” e o texto “Nome: José” Next: passa para uma outra tela, onde o label é “Dados 2/2” e texto “Fone: ” Exit: sai da aplicação em qualquer das “duas” telas

Exercitando... Insira um texto (label) em um Form usando as duas maneiras aprendidas, em seguida recupere ambos na forma de StringItem e para cada um imprima no console o label e o texto. O que você conclui?

DateField Objeto Item que manipula de forma simples tipos Date (java.util) Métodos principais: DateField (String label, int modo) Date getDate () void setDate(Date data)

DateField - Exemplo // criação do objeto DateField DateField df = new DateField(“Data:”, DateField.DATE);... java.util.Date dataAtual = new java.util.Date (); df.setDate(dataAtual); // seta a data do DateField … df.getDate (); // recupera a data atual

DateField

Gauge São basicamente indicadores de progresso de uma ação Existem dois modos de atualização Interativo Não-interativo Exemplos Controle de volume Progresso de download

Gauge – Continuação Métodos Principais Gauge(String label, boolean interactive, int maxValue, int initialValue) - Construtor int getValue() – Obtém o valor atual do medidor void setValue(int value) – Configura o novo valor do medidor Void setMaxValue(int maxValue) – Configura o novo valor máximo

Gauge - Exemplo // Gauge interativo Gauge gInt = new Gauge(“Volume”, true, 20,2) Gauge nInt = new Gauge(“Volume”,false, 20,2)... // Seta um valor qualquer gInt.setValue(10) nInt.setVaule(20) // Retorna o valor atual gInt.getValue() nInt.getValue()

Gauge

TextField Caixa de texto para formulários Suporta múltiplas linhas Opção de filtrar a entrada de dados CONSTRAINT_MASK ANY ADDR NUMERIC PASSWORD PHONENUMBER URL

TextField - Continuação Métodos principais TextField (String label, String text, int max, int constraints) void delete(int offset, int length) int getChars(char[] data) void insert(String src, int position) String getString() int getConstraints() * int size() * Usado com CONSTRAINT_MASK

TextField - Exemplo // cria um novo TextField com máscara para número de telefone tfPhone = new TextField("Phone:", "", 10, TextField.PHONENUMBER ) ; … // recupera o texto tf.getChars(arrayDestino); … // seta um String tf.setString(“Curso J2ME”); …

TextField

Choice e ChoiceGroup Choice: Interface que define os métodos para se manipular vários tipos de seleções predefinidas ChoiceGroup Implementa Choice Pode ser usado como CheckBox ou RadioButton

ChoiceGroup - Continuação Tipos EXCLUSIVE MULTIPLE Métodos principais: ChoiceGroup(String label, int choiceType) int append(String stringPart, Image imagePart) void insert(int elementNum, String stringElement, Image imageElement) getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum)

ChoiceGroup

Image Representa uma imagem a ser exibida no display do dispositivo Tipos Imutável: pode ser usada diretamente no Form, nas opções de um Choice ou em um Alert. Mutável: mais flexível. Simplesmente um espaço de memória reservado em que poderá ser pintada a imagem

ImageItem Possibilita a exibição de uma imagem em um objeto Form A exibição depende da implementação do fabricante do dispositivo Métodos principais ImageItem(String label, Image img, int layout, String altText) void setImage(Image img) void setLayout(int layout)

ImageItem – Exemplo... try { Image img = Image.createImage(“/citi.png”); Image img2 = Image.createImage(“/bird.png”); } catch (IOException ioe) {... }... ImageItem imCiti = new ImageItem(null, img, ImageItem.LAYOUT_DEFAULT);... fmMain.append(imCiti);... fmMain.append(Img2);

List Semelhante a ChoiceGroup, entretanto não gera eventos de Item Possui mais um tipo que é IMPLICIT, não implementado por ChoiceGroup Não herda de Item, ao contrário de ChoiceGroup

List

List - Continuação Métodos principais List(String title, int listType) int append(String stringPart, Image imagePart) void delete(int elementNum) int getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum) int size()

List - Exercício Utilize a classe List para criar uma lista de compras num supermercado. Utilize uma List do tipo Multiple.

TextBox Caixa de texto que permite filtragem para certos tipos de caracteres Semelhante a TextField Não herda de Item, ao contrário de TextField

TextBox Métodos principais: TextBox (String title, String text, int maxSize, int constraints) void delete(int offset, int length) void insert(String src, int position) int getChars(char[] data) void setConstraints(int constraints) int size()

TextBox - Exemplo textBox tb;... // instância de TextBox tb = new TextBox(“TextBox”,””,20,TextField.ANY);... // seta o display display.setCurrent(tb); … // recupera o texto tb.getChars(arrayDestino);

TextBox

Exercitando... Escreva um MIDlet que copia um texto de um TextBox para outro. O texto deverá ser selecionado pela posição do cursor Possui os seguintes comandos: EXIT: termina a aplicação COPY: copia o texto para outro TextBox BACK: volta para o TextBox da tela inicial

Alert Caixa de diálogo simples que possui uma imagem e um texto, ambos opcionais Objetos Command (“botões”) não podem ser adicionados ao objeto Alert A interatividade com o Alert fica a cargo do fabricante do dispositivo Tipos Modal Timed

Alert - Continuação Pode ser usado diretamente por Display ou usado em conjunto com um Displayable Métodos principais: Alert(String title, String alertText, Image alertImage, AlertType at) String getString() void setString(String str) int getTimeout() void setTimeout(int time)

Alert

AlertType Classe especialmente útil Encapsula informações sobre o Alert e possibilita o suporte a som Duas maneiras de se utilizar som O objeto Alert possuindo um AlertType Usando um método estático de AlertType chamando playSound

AlertType Tipos ALARM: usado para uma notificação CONFIRMATION: confirmação de um evento ou ação ERROR: indica que um erro foi encontrado INFO: indica em geral uma informação não-critíca ao usuário WARNING: indica problemas potenciais

Alert - Exemplo Form fmMain; Alert alerta;... // instancia os objetos fmMain = new Form(“Tela principal”); alerta = new Alert(“INFO”, “CURSO J2ME”, null, AlertType.INFO);... // seta o alerta para ficar visível display.setCurrent(alerta, fmMain);

Exercício Acrescente ao exercício de TextField um Alert ao abrir a aplicação antes da tela inicial e um Alert caso o par login e senha não seja igual a “adm” e “123” respectivamente.

Ticker Representa um texto que rola na tela É atributo de Screen Possui somente três métodos principais Ticker (String texto) getString () setString (String texto)

Ticker - Exemplo // o Ticker e o objeto Screen Form fmMain; Ticker testTicker;... // instância do Ticker testTicker = new Ticker(“Teste Ticker”); … // seta o Ticker do Form fmMain.setTicker(testTicker); …

Referências Wireless Programming with J2ME: Cracking the code, ISBN: