Magistério: Vocação ou Profissão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Seja Líder De Si Mesmo.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
Sociologia – Unidade 3.
Matemática Discreta Ciência da Computação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Desafios de confiança ontem e hoje
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
No dia 25 de Junho a nossa turma foi visitar o Sea-Life com o objectivo de recolher dados que permitam elaborar um trabalho da Unidade de Competência.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Mar Português Fernando Pessoa.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Projeto Agilizar Licitações
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
II Aula de Gala. Cleiri Souza Dirley Moraes João Ribeiro Marcelo Honorio II Aula de Gala Universidade Católica Dom Bosco III Semestre de História Campo.
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem com qualidade social. . MAR PORTUGUÊS.
Transcrição da apresentação:

Magistério: Vocação ou Profissão Palestrante: Carlos Abdalla Auditório da FUNED – 08/10/09

2 “Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos resistir os obstáculos à nossa alegria.” Paulo Freire (2000)

3 ESPERANÇA Vontade de mudança TENDÊNCIA MUDANÇA AUTONOMIA

“O único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento.” 4 “O único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento.” Vygostisky, 1988.

Os novos valores ESSENCIAL Auto-Estima INCLUSIVA Conteúdo Contexto 5 Os novos valores ESSENCIAL Auto-Estima Solidariedade INCLUSIVA Conteúdo DIFERENCIADOR Contexto VITAL Limite LIMITE

6

Revista dois Pontos – Vol.2 – nº 16 7 Revista dois Pontos – Vol.2 – nº 16

Auto-estima essencial 8 Auto-estima essencial Sucesso tem muito a ver com coragem e vontade de lutar.

yo soy yo y mis circunstâncias 9 yo soy yo y mis circunstâncias Ortega y Gasset

Tudo nasce do pedagógico. 10 Tudo nasce do pedagógico.

A rigidez é própria dos defuntos. 11 A rigidez é própria dos defuntos.

Que país é este que... instala a 1ª universidade no séc. XIX. 12 Que país é este que... instala a 1ª universidade no séc. XIX. financia ensino superior para elites. ignora a educação básica. confunde educação com prédio, quantidade, estatística, números...

De onde viemos... de uma escola ineficiente, escravagista. 13 De onde viemos... de uma escola ineficiente, escravagista. de um modelo iluminista, sem identidade nacional. de um currículo excludente, perverso. de um modelo concentrador de renda.

Sou professor. E daí? O Enfrentamento da Língua Escrita. 14 Sou professor. E daí? O Enfrentamento da Língua Escrita. O despreparo diante da massificação. O imaginário acadêmico da leitura. A banalização da informação. A ausência cultural de compromissos. A crise de identidade nacional.

Sou professor. Pressupostos 15 Sou professor. Pressupostos  Todos os seres humanos aprendem inclusão O processo de ensino-aprendizagem trajetórias Sem tensão não há aprendizagem permanência Avaliação passa pela auto-avaliação auto-estima O imaginário e a realidade profissionalismo

16

ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE 17 Como reinventar a educação? ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE As novas relações repetição / padronização

Como reinventar a educação? 18 Como reinventar a educação? POLÍTICA DA IGUALDADE A nova política preconceitos

19 “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.” Paulo Freire

Está ligado ao conceito de união, de convergência. 20 O SIMBÓLICO Está ligado ao conceito de união, de convergência.

Está ligado ao conceito de divisão, de divergência. 21 O DIABÓLICO Está ligado ao conceito de divisão, de divergência.

O DIABÓLICO Imprime Na gestão A dúvida (?) A Suspeita (?) 22 O DIABÓLICO Na gestão perversidade A dúvida (?) A Suspeita (?) A falsa denúncia (?) Imprime

Como faço para atrapalhar? 23 O SIMBÓLICO O DIABÓLICO Como posso ajudar? Como faço para atrapalhar? O BEM O MAL O ser humano

Construção dos Ambientes 24 Escola . Educação . Docência Gestão Compartilhada Clima Institucional Construção dos Ambientes de Aprendizagem

25 A Construção dos Limites Autonomia Anomia (Isto não é comigo)

26

27 A vida só é possível reinventada. Anda o sol pelas campinas e passeia a mão dourada pelas águas, pelas folhas... Ah! tudo bolhas que vem de fundas piscinas de ilusionismo... - mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada. 28 Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada. (...) (Cecília Meireles. Aguilar.p.195) REINVENÇÃO Cecilia Meireles

EDUCAÇÃO Visão Ambígua Discurso Pedagógico Prática Pedagógica Angústia 29 EDUCAÇÃO Angústia Visão Ambígua Discurso Pedagógico Prática Pedagógica

30 O AFETO DAS RELAÇÕES FLEXIBILIDADE TOLERÂNCIA PERSEVERANÇA

SENTIR COMO UM EDUCADOR! 31 PENSAR, AGIR, SENTIR COMO UM EDUCADOR!

Como podemos ajudar a escola? 32 Como podemos ajudar a escola? Reforço de comportamentos desejáveis (disciplinas, conduta, atitude ética, atitude humana). Reforço das relações escola/família/aluno (contatos, troca de informações, vida participativa). Acompanhamento sistemático do trabalho escolar (deveres, trabalhos, pesquisas, reuniões, críticas). Ampliação da visibilidade dos procedimentos (avaliação, rendimento, objetivos e metas).

Autoridade do Professor 33 Ciclo de Formação Humana Autoridade do Professor O Imaginário Acadêmico O Eixo Pedagógico

autoritária brasileira 34 A atividade - Fim Educar / Ensinar / Aprender As atividades - Meio A síndrome autoritária brasileira

Profissional da Educação 35 A Globalização e o Profissional da Educação Cumprir o seu papel:  constitucional social político   MISSÃO: ENSINAR

Fidelidade à sua MISSÃO 36 Os avanços da escola: Fidelidade à sua MISSÃO RESGATE de sua história (de onde viemos)

Fidelidade à sua MISSÃO 37 Os avanços da escola: Fidelidade à sua MISSÃO CONSTRUÇÃO do seu presente (onde estamos)

Fidelidade à sua MISSÃO 38 Os avanços da escola: Fidelidade à sua MISSÃO VISÃO do seu futuro (para onde vamos)

Escola . Educação . Docência 39 Escola . Educação . Docência Construção das Relações

Escola . Educação . Docência 40 Escola . Educação . Docência Relações Humanas

Escola . Educação . Docência 41 Escola . Educação . Docência Relações Éticas

Escola . Educação . Docência 42 Escola . Educação . Docência Relações Solidárias

O professor é um líder cultural, multicultural, racial, multirracial. 43 O professor é um líder cultural, multicultural, racial, multirracial.

Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! 44

Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. Fernando Pessoa 45

46 FIM