HIPOTÁLAMO - funções Controle do SNA – controla e integra as atividades do sistema nervoso autônomo, tais como: Contração dos músculos liso e cardíaco;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Tálamo e Hipotálamo.
Sistema Endócrino.
Hipófise.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Glândulas endócrinas.
Colégio INEDI Biologia
O eixo hipotálamo/hipófise
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Salivares, Sudoríparas,
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
SISTEMA ENDÓCRINO OU HORMONAL.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Hipotálamo e Hipófise.
Componentes do Sistema Nervoso Central
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Cerebelo Não influencia nem a sensação, nem a força muscular. Entretanto ajuda a regular os movimentos e a postura, além de desempenhar importante papel.
Sistema Nervoso.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese
Colégio Maria Imaculada
Fisiologia do Sistema Endócrino
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS.
Principais Aspectos da Fisiologia Animal Comparada
BIOLOGIA I.
FISIOLOGIA DO SISTEMA HIPOTÂLAMICO – HIPOFISÁRIO.
Msc. Rosiane Nascimento Alves
Sistema Límbico.
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Sistema Hipotálamo-Hipofisário
SNC – morfologia interna e externa
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HORMÔNIOS
SISTEMA ENDÓCRINO Lourenzo Brito.
Nome: Angelo e Maryna Turma: 81
Tálamo e Hipotálamo.
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
Diencéfalo.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

HIPOTÁLAMO - funções Controle do SNA – controla e integra as atividades do sistema nervoso autônomo, tais como: Contração dos músculos liso e cardíaco; Secreções das glândulas. Ajuda a regular atividade como o ritmo cardíaco, peristaltismo e a contração da bexiga urinária.

Regulação dos padrões emocionais e comportamentais HIPOTÁLAMO - funções Regulação dos padrões emocionais e comportamentais Juntamente com o sistema límbico, regula comportamentos de: Raiva Agressividade Dor Prazer Comportamento relacionado à excitação sexual

EPITÁLAMO Localizado dorsalmente, formando o assoalho do III ventrículo; Seu elemento mais evidente é a GLÂNDULA PINEAL Possui, aproximadamente, 8mm e projeta-se da linha média posterior do III ventrículo. Seu papel fisiológico ainda não é completamente esclarecido; Secreta o hormônio melatonina, sendo assim, uma glândula endócrina; A melatonina é considerada a promotora do sono e também contribui para o ajuste do relógio biológico do organismo.

EPITÁLAMO Formado por: Trígono da Habênula – área triangular na extremidade do tálamo junto ao corpo pineal; Corpo pineal Comissura Posterior – feixe de fibras arredondados que marca o limite entre o mesencéfalo e o diencéfalo. Com exceção da comissura posterior, todas as formações não-endócrinas do epitálamo pertencem ao Sistema Límbico, estando assim, relacionadas com a regulação do comportamento emocional.

DIENCÉFALO Tálamo Epitálamo ponte Hipotálamo

SUBTÁLAMO Compreende a zona de transição entre o diencéfalo e o mesencéfalo; Apresenta formações de substância branca e cinzenta, sendo a mais importante o núcleo subtalâmico; Lesões no núcleo subtalâmico provocam uma síndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades.

HIPÓFISE

HIPÓFISE ou pituitária Localização: repousada em uma depressão do osso esfenóide (sela turca) na base do cérebro. Tamanho de uma ervilha, pesa menos de 0,75g. Conecta-se ao hipotálamo pelo infundíbulo*, através do qual recebe seus estímulos químicos e neurais. *Infundíbulo: formação nervosa em forma de funil

Possui duas regiões principais: HIPÓFISE Possui duas regiões principais: ADENOHIPÓFISE Região maior; lobo anterior; produz, ao menos, seis hormônios: Hormônio do crescimento (GH) ou somatotropina Hormônio tiróido-estimulante (TSH) ou tirotropina Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) ou corticotropina Hormônio folículo-estimulante (FSH) Hormônio luteinizante (LH) prolactina NEUROHIPÓFISE Lobo posterior Forma cerca 25% da hipófise, serve como uma área de armazenamento para o hormônio antidiurético (ADH, vasopressina) e a oxitocina, que são produzidos pelo hipotálamo.