VER DA REALIDADE: RESSONANACIA PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA IGREJA E NA SOCIEDADE VER DA REALIDADE: RESSONANACIA JORGE BORAN
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade O Desafio de levar em conta a mudança de época
COMO SITUAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS PARA O EXERCICIO DA CIDADANIA HOJE? A CULTURA: CHAVE PARA ENTENDER O ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE SÃO DIFERENTES AS GERAÇÕES DE JOVENS DOS ANOS 80 DE 90 ADIANTE
Há mudança de paradigma, sobretudo, na área cultural Há mudança de paradigma, sobretudo, na área cultural. Os anos 80 se caracterizaram pela centralidade da cultura moderna e sua ênfase no intelectual Penso, portanto, existo (Descartes) É a cultura do livro e os anos 90 em diante, pelo fortalecimento da cultura pós-moderna e sua ênfase nos sentimentos. Sinto, portanto, existo É a cultura digital As duas culturas continuam convivendo hoje. A consciência e o contraste entre diferentes momentos históricos revelam a necessidade de diferentes estratégias e enfoques dentro da metodologia usada.
ANOS 80: IMPORTÂNCIA DO INTELECTUAL
Penso, portanto, existo (Descartes) Os jovens são da cultura do livro: INFLUÊNCIA DA CULTURA MODERNA SOBRE A JUVENTUDE DOS ANOS 80: Importância do intelectual: Penso, portanto, existo (Descartes) Os jovens são da cultura do livro: Analise racional – início - meio - fim. Importante compreender, depois escolher e depois agir. Elementos importantes: democracia, dialogo, transparência, direitos individuais, liberdade, igualdade das mulheres, sexualidade, a busca da felicidade humana. Quando a cultura tradicional se encontra com a cultura moderna as pessoas fazem a transição de uma atitude fatalista para uma atitude de escolha.
DOIS MUNDOS DIFERENTES
Depois de Puebla, os anos 80 foram tempos de grandes debates e forte engajamento dos jovens no social e fortalecimento das estruturas organizativas da Pastoral da Juventude em todos os níveis. A dimensão intelectual da fé era importante. Formou-se uma geração de líderes. Foi um geração de jovens que liam e estudavam muito. Chegaram a um consenso em nível continental sobre as grandes linhas e metodologia da Pastoral da Juventude.
ANOS 90 EM ADIANTE : IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS
Importância dos sentimentos: INFLUÊNCIA DA PÓS-MODERNIDADE SOBRE OS JOVENS (ANOS 90 EM DIANTE) Importância dos sentimentos: Sinto, portanto, existo A Cultura Digital Elementos importantes: a volta do sagrado, prioridade dada a subjetividade, dificuldade com o silencio interior, importância das relações pessoais, centralidade das emoções, crise de valores, vivendo no presente com poucas perspectivas para o futuro, necessidade de estímulos constantes, dificuldade com compromissos permanentes.
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet
Os jovens são da cultura digital: Analise emocional. O jovem experimenta → depois escolher → depois procura compreender o que fez. - Pesquisa realizada em 16 países, em 2007, pela MTV Networks e Microsoft, aponta que os jovens brasileiros, entre 14 e 24 anos, possuem a maior número de amigos virtuais”. Eles gostam de comunicar com seus amigos o tempo todo através de e-mail, torpedos, internet, celular. - 45% dos jovens têm a internet como principal meio de informação. Estudo feito sobre a internet in 2008 apontou que em 2007 os brasileiros entre 12 e 17 anos que acessaram a Web em casa navegaram mais tempo que os alemães, franceses, ingleses, italianos e espanhóis – em media 14 horas mensais contra 9 horas dos europeus. O desafio é de evangelizar a juventude usando estes meios de comunicação modernos que transformam a humanidade numa “aldeia global”.
A CENTRALIDADE DAS EMOÇÕES E O NÃO-RACIONAL Os pensadores pós-modernos criticam a glorificação da razão, característica central da cultura moderna. Em seu lugar se acentua a centralidade das emoções. Há uma reação contra o dogmatismo do passado. As análises simplistas, tanto da esquerda como da direita, que viam as situações em termos dicotômicos de preto e branco, não captavam sua complexidade. A absolutização das emoções, porém, leva a um esvaziamento do intelectual, do compromisso transformador e da consciência crítica. Leva à superficialidade e à falta de perseverança. Há uma distorção da fé. Pode levar, também, ao fundamentalismo. DESAFIO DE UMA NOVA SÍNTESE. Há necessidade de restabelecer uma harmonia entre a pessoa e a razão, as emoções, a imaginação, o sagrado, os outros e com a natureza.
Na década de 90 em diante, com a queda do muro de Berlin, há mudanças culturais e políticas profundas. O capitalismo neoliberal (agora em crise) e a cultura pós-moderna se fortalecem. Há uma crise das utopias e a centralidade da razão se desloca para a centralidade das emoções. Como resposta, os movimentos internacionais, como a Renovação Carismática e as Novas Comunidades, se fortalecem. Acentua-se a organização de eventos de massa. Neste novo contexto, a Igreja se revela mais conservadora e há uma crise da pastoral orgânica que tem seus reflexos na Pastoral da Juventude. Há crise de grupos, das estruturas organizativas de acompanhamento e de assessores adultos.
Em alguns lugares, de modo especial em grandes cidades, o vanguardismo e a elitização das coordenações desarticulam a PJ. Porém, em muitos lugares a Pastoral da Juventude passa por um novo nascimento e renovação da sua organização, assessoria e enfoques metodológicos, chamando atenção para a volta às bases e a renovação das estruturas de acompanhamento.
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes
O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes: Participação na sociedade. Participando nos organismos intermediários que fortalecem a sociedade civil. Participação na Igreja. Abrindo espaços e canais de participação para os jovens no contexto de uma Igreja mais conservadora e clerical. Participação na Pastoral da Juventude. Trabalhar a democracia interna na pastoral da juventude, fortalecendo as estruturas de coordenação que possibilitam a organização de uma rede de grupos que promove o protagonismo dos jovens em vista de objetivos em comum.
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral
DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INTEGRAL COM DEUS Dim. Mística TEOLOGICA-ESPIRITUAL (Qual o sentido da minha vida?) RELAÇÃO COM O OUTRO CONSIGO MESMO Dim. Psicosocial SOCIALIZAÇÃO Dim. Psico-afetiva - PERSONALIZAÇÃO (Quem sou eu?) (Quem é o outro?) COM A AÇÃO CONSIGO A SOCIEDADE Dim. POLÍTICA/SOCIAL D. CAPACITAÇÃO TÉCNICA (HABILIDADES DE LIDERANÇA) (Qual é a minha relação com a sociedade?) (Como ser agente de mudança?)
Relações pessoais (cuto-conhecimento, auto-realização, amizade ….) RELAÇÕES ENTRE O MICRO E O MACRO NÍVEIS Macro Nível: Relações com a sociedade mais ampla (política, econômica, social…) Micro nivel: Relações pessoais (cuto-conhecimento, auto-realização, amizade ….)
1 2 DOIS MODELOS DE TRABALHO PASTORAL COM OS JOVENS CONVERSÃO A 1. AUTO ESTIMA 2. RELACÕES HUMANAS 1 MODELO PSICOLÓGICO CONVERSÃO A JESUS CRISTO 1. TRANSFORMAR A SOCIEDADE 2. LUTAR PELA JUSTICIA 2 MODELO SOCIOLÓGICO
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral 6. O Desafio de não ficar somente no discurso teórico mas abrir para experiências de sensibilização e de imersão com setores na margem da sociedade. 7. O Desafio de Capacitar os jovens para trabalhar com o Método Ver-Julgar-Agir-Avaliar-Celebrar
VER JULGAR AGIR
MÉTODO: VER - JULGAR - AGIR FATOS CAUSAS CONSEQUENCIAS VER JULGAR DIMENSÃO DE FE AGIR TRANSFORMAR AVALIAR APRENDER COM OS ERROS CELEBRAR MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE
Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral 6. O Desafio de não ficar somente no discurso teórico mas abrir para experiências de sensibilização e de imersão com setores na margem da sociedade. 7. O Desafio de Capacitar os jovens para trabalhar com o Método Ver-Julgar-Agir-Avaliar-Celebrar 8. O Desafio de trabalhar o novo contexto do avanço do Neo Pentecostalismo com seus enfoques na televisão, nas curas, na teologia de prosperidade, no esvaziamento do intelectual e do espírito crítico.
O CRESCIMENTO DO NEOPENTECOSTALISMO QUESTIONA E EXIGE POSICIONAMENTO DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE
(24 milhões de seguidores) O BRASIL É O MAIOR PAÍS PENTECOSTAL DO MUNDO (24 milhões de seguidores)
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