VER DA REALIDADE: RESSONANACIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Impulso renovador da Catequese e de toda a Igreja INICIAÇÃO
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
A VOCAÇÃO.
Do Encontro com CRISTO ao
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Fraternidade e Juventude
Desafios e perspectivas
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
PASTORAL DA JUVENTUDE O Processo de Educação na Fé da PJ Manoel Nerys
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Pastoral da Educação e da Cultura
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
O que mais se fala da Juventude hoje é: - Erotismo - Violência - Mercado em expansão PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS.
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR
REUNIÃO CONSELHO ESTADUAL MFC
Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Conselho Missionário Diocesano
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Fraternidade e Juventude
Metodologia Científica
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Comunicar para mudar de atitude
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Tema e Lema do Ano 2013 Esta apresentação é uma síntese do Texto Base do Tema e do Lema do Ano
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

VER DA REALIDADE: RESSONANACIA PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA IGREJA E NA SOCIEDADE VER DA REALIDADE: RESSONANACIA JORGE BORAN

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade O Desafio de levar em conta a mudança de época

COMO SITUAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS PARA O EXERCICIO DA CIDADANIA HOJE? A CULTURA: CHAVE PARA ENTENDER O ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE SÃO DIFERENTES AS GERAÇÕES DE JOVENS DOS ANOS 80 DE 90 ADIANTE

Há mudança de paradigma, sobretudo, na área cultural Há mudança de paradigma, sobretudo, na área cultural. Os anos 80 se caracterizaram pela centralidade da cultura moderna e sua ênfase no intelectual Penso, portanto, existo (Descartes) É a cultura do livro e os anos 90 em diante, pelo fortalecimento da cultura pós-moderna e sua ênfase nos sentimentos. Sinto, portanto, existo É a cultura digital As duas culturas continuam convivendo hoje. A consciência e o contraste entre diferentes momentos históricos revelam a necessidade de diferentes estratégias e enfoques dentro da metodologia usada.

ANOS 80: IMPORTÂNCIA DO INTELECTUAL

Penso, portanto, existo (Descartes) Os jovens são da cultura do livro: INFLUÊNCIA DA CULTURA MODERNA SOBRE A JUVENTUDE DOS ANOS 80: Importância do intelectual: Penso, portanto, existo (Descartes) Os jovens são da cultura do livro: Analise racional – início - meio - fim. Importante compreender, depois escolher e depois agir. Elementos importantes: democracia, dialogo, transparência, direitos individuais, liberdade, igualdade das mulheres, sexualidade, a busca da felicidade humana. Quando a cultura tradicional se encontra com a cultura moderna as pessoas fazem a transição de uma atitude fatalista para uma atitude de escolha.

DOIS MUNDOS DIFERENTES

Depois de Puebla, os anos 80 foram tempos de grandes debates e forte engajamento dos jovens no social e fortalecimento das estruturas organizativas da Pastoral da Juventude em todos os níveis. A dimensão intelectual da fé era importante. Formou-se uma geração de líderes. Foi um geração de jovens que liam e estudavam muito. Chegaram a um consenso em nível continental sobre as grandes linhas e metodologia da Pastoral da Juventude.

ANOS 90 EM ADIANTE : IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS

Importância dos sentimentos: INFLUÊNCIA DA PÓS-MODERNIDADE SOBRE OS JOVENS (ANOS 90 EM DIANTE) Importância dos sentimentos: Sinto, portanto, existo A Cultura Digital Elementos importantes: a volta do sagrado, prioridade dada a subjetividade, dificuldade com o silencio interior, importância das relações pessoais, centralidade das emoções, crise de valores, vivendo no presente com poucas perspectivas para o futuro, necessidade de estímulos constantes, dificuldade com compromissos permanentes.

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet

Os jovens são da cultura digital: Analise emocional. O jovem experimenta → depois escolher → depois procura compreender o que fez. - Pesquisa realizada em 16 países, em 2007, pela MTV Networks e Microsoft, aponta que os jovens brasileiros, entre 14 e 24 anos, possuem a maior número de amigos virtuais”. Eles gostam de comunicar com seus amigos o tempo todo através de e-mail, torpedos, internet, celular. - 45% dos jovens têm a internet como principal meio de informação. Estudo feito sobre a internet in 2008 apontou que em 2007 os brasileiros entre 12 e 17 anos que acessaram a Web em casa navegaram mais tempo que os alemães, franceses, ingleses, italianos e espanhóis – em media 14 horas mensais contra 9 horas dos europeus. O desafio é de evangelizar a juventude usando estes meios de comunicação modernos que transformam a humanidade numa “aldeia global”.

A CENTRALIDADE DAS EMOÇÕES E O NÃO-RACIONAL Os pensadores pós-modernos criticam a glorificação da razão, característica central da cultura moderna. Em seu lugar se acentua a centralidade das emoções. Há uma reação contra o dogmatismo do passado. As análises simplistas, tanto da esquerda como da direita, que viam as situações em termos dicotômicos de preto e branco, não captavam sua complexidade. A absolutização das emoções, porém, leva a um esvaziamento do intelectual, do compromisso transformador e da consciência crítica. Leva à superficialidade e à falta de perseverança. Há uma distorção da fé. Pode levar, também, ao fundamentalismo. DESAFIO DE UMA NOVA SÍNTESE. Há necessidade de restabelecer uma harmonia entre a pessoa e a razão, as emoções, a imaginação, o sagrado, os outros e com a natureza.

Na década de 90 em diante, com a queda do muro de Berlin, há mudanças culturais e políticas profundas. O capitalismo neoliberal (agora em crise) e a cultura pós-moderna se fortalecem. Há uma crise das utopias e a centralidade da razão se desloca para a centralidade das emoções. Como resposta, os movimentos internacionais, como a Renovação Carismática e as Novas Comunidades, se fortalecem. Acentua-se a organização de eventos de massa. Neste novo contexto, a Igreja se revela mais conservadora e há uma crise da pastoral orgânica que tem seus reflexos na Pastoral da Juventude. Há crise de grupos, das estruturas organizativas de acompanhamento e de assessores adultos.

Em alguns lugares, de modo especial em grandes cidades, o vanguardismo e a elitização das coordenações desarticulam a PJ. Porém, em muitos lugares a Pastoral da Juventude passa por um novo nascimento e renovação da sua organização, assessoria e enfoques metodológicos, chamando atenção para a volta às bases e a renovação das estruturas de acompanhamento.

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes

O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes: Participação na sociedade. Participando nos organismos intermediários que fortalecem a sociedade civil. Participação na Igreja. Abrindo espaços e canais de participação para os jovens no contexto de uma Igreja mais conservadora e clerical. Participação na Pastoral da Juventude. Trabalhar a democracia interna na pastoral da juventude, fortalecendo as estruturas de coordenação que possibilitam a organização de uma rede de grupos que promove o protagonismo dos jovens em vista de objetivos em comum.

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral

DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INTEGRAL COM DEUS Dim. Mística TEOLOGICA-ESPIRITUAL (Qual o sentido da minha vida?) RELAÇÃO COM O OUTRO CONSIGO MESMO Dim. Psicosocial SOCIALIZAÇÃO Dim. Psico-afetiva - PERSONALIZAÇÃO (Quem sou eu?) (Quem é o outro?) COM A AÇÃO CONSIGO A SOCIEDADE Dim. POLÍTICA/SOCIAL D. CAPACITAÇÃO TÉCNICA (HABILIDADES DE LIDERANÇA) (Qual é a minha relação com a sociedade?) (Como ser agente de mudança?)

Relações pessoais (cuto-conhecimento, auto-realização, amizade ….) RELAÇÕES ENTRE O MICRO E O MACRO NÍVEIS Macro Nível: Relações com a sociedade mais ampla (política, econômica, social…) Micro nivel: Relações pessoais (cuto-conhecimento, auto-realização, amizade ….)

1 2 DOIS MODELOS DE TRABALHO PASTORAL COM OS JOVENS CONVERSÃO A 1. AUTO ESTIMA 2. RELACÕES HUMANAS 1 MODELO PSICOLÓGICO CONVERSÃO A JESUS CRISTO 1. TRANSFORMAR A SOCIEDADE 2. LUTAR PELA JUSTICIA 2 MODELO SOCIOLÓGICO

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral 6. O Desafio de não ficar somente no discurso teórico mas abrir para experiências de sensibilização e de imersão com setores na margem da sociedade. 7. O Desafio de Capacitar os jovens para trabalhar com o Método Ver-Julgar-Agir-Avaliar-Celebrar

VER JULGAR AGIR

MÉTODO: VER - JULGAR - AGIR FATOS CAUSAS CONSEQUENCIAS VER JULGAR DIMENSÃO DE FE AGIR TRANSFORMAR AVALIAR APRENDER COM OS ERROS CELEBRAR MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE

Processos de Participação da Juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na Sociedade 1. O Desafio de levar em conta a mudança de época 2. O Desafio de canalizar o potencial de conscientização e mobilização das tecnologias modernas de comunicação, como a Internet 3. O Desafio de trabalhar a consciência da cidadania facilitando a participação dos jovens em três ambientes 4. O Desafio de evitar a Elitização e o Vanguardismo das coordenações que desmobilizam e levam ao isolamento. 5. Desafio de evitar os reducionismos e a necessidade de organizar a Formação Integral 6. O Desafio de não ficar somente no discurso teórico mas abrir para experiências de sensibilização e de imersão com setores na margem da sociedade. 7. O Desafio de Capacitar os jovens para trabalhar com o Método Ver-Julgar-Agir-Avaliar-Celebrar 8. O Desafio de trabalhar o novo contexto do avanço do Neo Pentecostalismo com seus enfoques na televisão, nas curas, na teologia de prosperidade, no esvaziamento do intelectual e do espírito crítico.

O CRESCIMENTO DO NEOPENTECOSTALISMO QUESTIONA E EXIGE POSICIONAMENTO DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE

(24 milhões de seguidores) O BRASIL É O MAIOR PAÍS PENTECOSTAL DO MUNDO (24 milhões de seguidores)

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA JUVENTUDE (CCJ) CCJ - Centro de Capacitação da Juventude Rua Bispo Eugênio Demazenod, 463A 03206-040 - V. Alpina - São Paulo - SP Fone/Fax.:(011) 2317 2505 / 2917-1425 E-mail: ccj-sp@uol.com.br. E-mail: gboran@uol.com.br Homepage: http://www.ccj.org.br