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LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Curso de Novos Coordenadores de DST/Aids – Módulo II - Outono 2013 Gerência de Recursos Humanos - GRH

2 Quem Somos nós ? Somos as pessoas que fazem o CRT
Cabine da Memória Vídeo

3 Princípios e Diretrizes no CRT DST/Aids
Missão do CRT DST/Aids Metas Programáticas e necessidades para otimizar, integrar, e aprimorar processos com foco nos usuários Missão da Gerência de RH Gestão por Competências Atitudes e padrão para Ética do Bem-Comum Políticas e Diretrizes para o Desenvolvimento no Contexto do SUS Educação Permanente e Gestão do Trabalho - PNEP Política Nacional de Humanização – PNH Política de Informação e Informática em Saúde -PNIIS

4 GESTÃO PARTICIPATIVA... COMO FAZEMOS
O CRT faz uma gestão participativa, incentivando propostas de trabalho que promovem a articulação entre as áreas na discussão dos conflitos. Para a gestão participativa, alguns segmentos atuam no CRT, tais como: Conselho Gestor, Ouvidoria, Sindicato e outros espaços coletivos Além destes é diretriz a realização periódica de reuniões de Diretores, Gerentes e seus Núcleos

5 GESTÃO PARTICIPATIVA... COMO FAZEMOS
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (Potência) Importância do Significado/Desejo no trabalho “Afetos aumentativos de potência” (Significado do Trabalho) POLÍTICA EDUCAÇÃO PERMANENTE E GESTÃO DO TRABALHO (Problematização) Modelo de Gestão  Paradigma do Local de trabalho como território de aprendizagem Aprendizagem Significativa (Território de trabalha  Trabalho Coletivo Tecnologias da Informação Comunicação TICs (EaD e Afins) POLÍTICA NACIONAL DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTIVA EM SAÚDE – PNIIS (Direito a Informação) Democratização da Informação Direitos a Informações dos Usuários Produção da Informação em Saúde  Conhecimento em Saúde Zelar pelo direto do Usuário em receber informações conforme sua compreensão Prontuário Médico sob Guarda do Estado ÉTICA DO BEM COMUM Educacão Permanente e a Gestão do Trabalho no SUS - EP Política Nacional Humanização - PNH Política Nac. e Informação e Informática em Saúde - PNIIS Ética do Bem-comum X Ética do Bem-Privado (CLAD – 2008) Critica à Emergência dos Gerêncialismos na Gestão Pública Desafio da Motivação-Liderança na Área Pública

6 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO – PNH (Potência)
2004 – Ministério da Saúde cria a PNH É o processo de transformação da cultura organizacional que reconhece os processos subjetivos das relações humanas na compreensão dos problemas e na construção de práticas que melhoram as condições de trabalho e a qualidade no atendimento É um princípio Ético, orientador do atendimento e da gestão em saúde Baseia-se em diálogo, participação responsável e respeito ao outro Enquanto política do SUS norteia toda a atividade institucional, envolve os usuários profissionais e gestores favorecendo a transversalidade Em síntese... “Qualificações das relações e dos vínculos, com mudanças concretas nas práticas que passam por todos nós.” ....Provocar Mudanças deixando afetar-se.

7 Princípios e Diretrizes Norteadores da Política de Humanização
Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos Fortalecimento do controle social Fortalecimento do trabalho em equipe, favorecendo a transversalidade e a grupalidade Compromisso com a democratização das relações de trabalho Valorização dos profissionais da rede, estimulando Processos de Educação Permanente

8 POLÍTICA EDUCAÇÃO PERMANENTE E GESTÃO DO TRABALHO NO SUS
O QUE É A POLÍTICA EDUCAÇÃO PERMANENTE ? A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica que coloca o cotidiano do trabalho em constante análise a partir da aprendizagem significativa.

9 O que é Aprendizagem Significativa ?
É um processo no uma nova informação é relacionada aos aspectos já conhecidos pelo indivíduo. E quando o aprender faz sentido para nós. Quanto o conhecimento novo é construído através do dialogo e levado em conta o que já sabíamos antes, assim acumulamos e renovamos experiências

10 Qual a estratégia da EP? É a Problematização O que é problematizar?
É Partir da realidade concreta do sujeito, Criar uma situação onde o sujeito possa refletir esta realidade, Identificar o que precisa ser mudado, Buscar os conhecimentos necessários para intervir na realidade, Compreender o processo e propor soluções,

11 Quem faz a EP ? Todos atores, indivíduos ou grupos capazes de interferir de forma ético-política na situação A interferência visa a construção da Integralidade da atenção A integralidade em todas as dimensões

12 Obrigado!


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