1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
que tira o pecado do mundo
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
O Que Ele Nos Ensina Hoje?
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Convertei-vos Clique....
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
Preparai o Caminho do Senhor
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
Não porque não esteja connosco, mas para estarmos nós com Ele.
As quatro grandes proclamações
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Evangelho e Prosperidade
A Revelação e sua transmisão
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
Vigília Pascal.
v Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que eu envio o meu mensageiro diante de ti,
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
Tenhamos fixos os olhos em Jesus,
O Tabor.
A eucaristia Começar.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
Baptismo de Jesus.
Nesse segundo domingo do Advento,
LITURGIA DOMINICAL 07/12/2014 LITURGIA DOMINICAL 07/12/2014.
Pescadores de homens.
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
Senhor é bom estarmos aqui!
São João Batista.
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Catequese 2.
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
O Verbo se fez carne.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
JOÃO é seu nome.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Quem sou eu? Catequese 2.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Mateus Mateus “13.Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:— Quem o.
“Esperamos um novo céu e uma nova terra, onde habite a justiça” –Segunda leitura- “Consolai, consolai o meu povo... –Primeira leitura- A missão do Advento.
Testemunhas.
A primeira leitura Mostra como Deus cuida do testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na ação de Deus em favor de.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
Pregação Matutina de 14 de fevereiro de 2016.
Advento    .
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Que o Oratório de Natal de Bach nos faça descobrir Jesus nestas festas Regina.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
Transcrição da apresentação:

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente: Gr.Bíblico 1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Nossa Senhora Conceição «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus….» Ambiente: A mensagem de João Baptista estava centrada na urgência da conversão (pois o “juízo de Deus” estava iminente); incluía um rito de purificação pela água – um rito muito frequente, aliás, entre alguns grupos judeus da época. É possível que João estivesse, de alguma forma, relacionado com essa comunidade essénia que estava instalada em Qûmran (o tema do juízo de Deus e os rituais de purificação pela água faziam parte do dia a dia da comunidade essénia).Segundo a mais antiga tradição cristã, Jesus esteve muito relacionado com o movimento de João, nos inícios da sua vida pública e alguns discípulos de João tornaram-se, a partir de certa altura, discípulos de Jesus (Jo 1,35-42). Os primeiros cristãos identificaram João com o mensageiro anunciado em Is 40,3 e com Elias (2 Re 1,8) que, segundo a tradição judaica, anunciaria a chegada do Messias (Mt 11,14; 17,11; Mal 3,23-24 ou, noutras versões, 4,5-6). Nesta interpretação, João seria o percursor que vem preparar o caminho e Jesus o Messias, enviado por Deus para anunciar o reinado de Jahwéh.

2 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Mensagem: Gr.Bíblico 2 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Nossa Senhora Conceição «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus…..» João aparece ligado ao deserto (o lugar das privações, do despojamento, mas também o lugar tradicional do encontro entre Jahwéh e Israel) e não ao Templo ou aos sítios “in” ondese reúne a sociedade selecta de Jerusalém; usa “uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins” (é dessa forma que se vestia,também, Elias (2 Re 1,8), não as roupas finas, com pregas cuidadosamente estudadas, dos sacerdotes da capital; a sua alimentação frugal (de “gafanhotos e mel silvestre”), está em profundo contraste com as iguarias finas que enchem as mesas da classe dirigente…João é, portanto, um homem que – não só com palavras, mas também com a sua própria pessoa – questiona um o modo de viver, voltado para as coisas, para os bens materiais, para o “ter”. Convida a uma conversão, à mudança de valores, a esquecer o supérfluo, para dar atenção ao essencial. Mensagem:

3 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Mensagem: O que é que João prega? Gr.Bíblico 3 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Nossa Senhora Conceição «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus...» Mensagem: O que é que João prega? O verbo grego (metanoéo) aqui utilizado tem, normalmente, o sentido de “mudar de mentalidade”;mas, aqui, deve ser visto na perspectiva do Antigo Testamento – isto é, como um apelo a um retorno incondicional ao Deus da Aliança. Porque é que esta “conversão” é tão urgente? A conversão era urgente, na perspectiva de João, pois aproximava-se a intervenção justiceira de Deus na história humana; quem não estivesse do lado de Deus seria aniquilado… É uma perspectiva muito em voga em certos ambientes apocalípticos da época, nomeadamente na teologia dos essénios de Qûmran.

4 Reflexão: O que é que significa para nós acolher o reino de Deus e convertermo-nos a Ele? O nosso texto deixa claro que não chega ser “filho de Abraão” para ter acesso à salvação que Jesus veio oferecer, mas é preciso viver uma vida de fidelidade a Deus. Quer dizer: não chega ter o nome inscrito no livro de registos de baptismo da paróquia, nem ter casado na Igreja, nem ter posto os filhos na catequese e aparecer lá para tirar fotografias na festa da primeira comunhão (o estatuto do “cristão não praticante” faz tanto sentido como um círculo quadrado); mas é preciso uma conversão séria, empenhada, nunca acabada ao “Reino” e aos seus valores e uma vida coerente com a fé que escolhemos quando fomos baptizados.