O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

DCA-0114 Computação Gráfica
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Expert Sinta.
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
Teste de Software.
Michel Traub e Fernando Leite
Sistemas Especialistas Aula 1 – Introdução
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Eng. Marcelo Moretti Fioroni Orientado
Os Sistemas Multi-agente Viviane Torres da Silva
Eng 639 – Processamento de Imagens Digitais
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Construindo uma identidade profissional
O que é IA? Aluno: Fabio Lima fabiolimath.pbwiki.com Mestrado em Informática Inteligência Artificial – 2007/1.
I have a dream…. Belinda Maia.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Engenharia de Software
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
O Portal do Estudante de Computação
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Princípios de Orientação à Objetos
Inteligência Artificial
Mundos Virtuais e identidade Social
Monitoria de Introdução à Computação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA OU AI)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE.
Maxwell Morais de Lima Filho
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Real ou Virtual Cibercultura João Ribeiro O que é Real? Para o mais comum dos mortais o real é aquilo que existe. Os sentidos desempenham um papel.
 É um meio tridimensional gerado pelo computador que permite o utilizador ver, interagir e manifestar noutros ambientes.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Universidade Paulista Adolfo Fernandes Herbster
DESCOBRINDO O RPG.
Introdução a Computação - IC
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Aplicativos Web – Web Design
Daniel Epstein. O que é o GOOGLE WAVE Como funciona Nomenclatura Principais APIs Principais Extensões Robots Gadgets Embed API Sumário.
Introdução à Inteligência Artificial Prof. Cláudio M. N. A. Pereira.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
Negócios Inteligentes com BI – Business Intelligence
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
A melhoria de vida propiciada pelos avanços tecnológicos não é nada fácil mas retroceder pode ser mais difícil ainda. 1.
Engenharia de Software
FLUXO DE CAIXA PROGRAMADO EM MACRO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Construção de um ambiente virtual tridimensional habitado por personagens virtuais com ALICE 3.0 Andréa Zotovici e Luciene Cristina Alves Rinaldi.
O que é a Inteligência Artificial?
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
Introdução à Inteligência Artificial
Inteligência artificial (IA)
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
Evolução Histórica Pré-História
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Introdução a IA Julio Cesar Pereira Antunes Inteligência Artificial 2007 / 1.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Transcrição da apresentação:

O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano. O objetivo é elaborar máquinas que, mais do que simplesmente seguir rotinas pré-programadas, sejam capazes de aprender a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente e consigam se adaptar a novos ambientes.

Para que serve: O principal objetivo dos sistemas de IA (inteligência artificial), é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

Exemplos: Planeamento. Visão Computacional. InBot

Planeamento: O planeamento está intimamente ligado ao raciocínio. Um programa com capacidade de planear é capaz de fazer escolhas hipotéticas, estabelecer compromissos e ordenar as suas escolhas segundo os critérios que melhor servem os seus objetivos. O planeador consegue ainda avaliar se os compromissos tomados até então conduzem a um plano completo e coerente. Um exemplo de um excelente planeador é o Deep Blue, o programa da IBM que venceu o campeão mundial de xadrez Kasparov em 1997.

Visão Computacional: A primeira abordagem sobre o reconhecimento dos caracteres ópticos remonta já aos anos ’50. E esta área assume-se hoje como uma área científica de excelência que engloba grandes volumes de informação (variada e complexa) relacionados entre si. Os sistemas de visão que conhecemos hoje são capazes de construir descrições do ambiente que os envolve, processar e reconstruir imagens

InBot: O InBot é um software de Inteligência Artificial para criação de Personagens Virtuais. Com esta ferramenta você poderá ter um atendente virtual em seu site para conversar com os usuários em português, respondendo como se fosse um atendente real em uma sala de chat.

inteligência artificial é um dos assuntos que, até hoje, rende melhores fontes para criar histórias de ficção científica. A ideia de uma sociedade povoada por robôs inteligentes que, mais do que realizar tarefas, interagem de maneira totalmente humana, serve de base para vários produtos de sucesso. Exemplo disso é a trilogia “Matrix”, em que a inteligência artificial evoluiu tanto que os robôs se revoltaram contra seus criadores e decidiram moldar novamente o mundo à sua forma. Ou, em uma visão menos apocalíptica, pode-se tomar como exemplo o universo do filme “Eu, Robô”. Nele, um mundo povoado por máquinas superinteligentes presencia o surgimento do primeiro ser inorgânico capaz de demonstrar sentimentos. Apesar de na ficção máquinas que reproduzem de forma idêntica o comportamento de seres humanos não serem nenhuma novidade, a realidade ainda está muito distante da ficção. Apesar de a cada ano surgirem novos robôs inteligentes, sua capacidade de interação ainda é muito limitada, e ninguém seria capaz de confundi-los com pessoas de verdade

Componentes: Ana Beatriz Alanna Wighna Raissa Aynara Rayssa Juliane Taciana Thays Loranna Samai