Educação a Distância??.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Informática na Educação
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Portal do Professor SEED/MEC
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maio / 2006.
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
TELEVISÃO e EAD Instrumento massivo de educação,
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Organização Institucional e Educação a Distância
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Formação profissional e EAD
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Antecedentes Históricos da EaD no Brasil
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 – Quando vale a pena usar as
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Conceitos e Gerações de EAD
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Educação a Distância no Brasil
Introdução à Educação à distância
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Laboratório de Ensino a Distância

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
/ / Década de SAIR.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância??

Ao planejar e agir em EaD, não podemos esquecer de que estamos pensando e fazendo Educação!

De que tempos e espaços de educação estamos falando? Qual o sentido da EaD? De que tempos e espaços de educação estamos falando? Relatividade Escher

Resgatando a história...

> Histórico Concepções Tecnologias No Brasil U T O R E S >> A EaD está sendo ofertada desde o final do século XIX (aproximadamente a 150 anos), passando do uso de correspondência ao uso de meios telemáticos. >> Há três grandes gerações da EaD a partir das inovações tecnológicas: a correspondência, a telecomunicação e a telemática. Segundo Garrison (1996) e Gárcia Aretio (2001) >> Ensino por correspondência >> Ensino multimídia >> Ensino telemático No Brasil

O que é EaD? Quais as suas características? Histórico Concepções Tecnologias A U T O R E S O ensino a distância é um sistema multimídia de comunicação bidirecional com o estudante afastado do centro docente e ajudado por uma organização de apoio, para atender de modo flexível à aprendizagem de uma população massiva e dispersa. Este sistema somente se configura com recursos tecnológicos que permitam economia de escala ) Ricardo Marin Ibañez (1986) A Educação a Distância é um sistema metodológico de comunicação bidirecional que pode ser massivo e substituir a interação pessoal entre professor e estudante, como meio preferencial de ensino. Isto ocorre pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos estudantes.   García Aretio (1994) O que é EaD? Quais as suas características?

O que é EaD? Quais as suas características? Histórico Concepções Tecnologias A U T O R E S Educação a distância é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num local diferente do ensino e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de curso, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como arranjos essenciais organizacionais e administrativos. Michael Moore (1996) Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Decreto nº. 5.622 de 19 de dezembro de 2005 O que é EaD? Quais as suas características?

Qual o “lugar” das tecnologias Histórico Concepções Tecnologias A U T O R E S A ação de educar é uma ação na qual todos (educadores e educandos) ensinam e aprendem, dirigidos pelo educador ou educadora; dirigidos, não direcionados. ... na busca constante de novos conhecimentos em todos os espaços. Qual o “lugar” das tecnologias na EaD?

Tecnologias e Educação a Distância Reconhecer a educação a distância como uma modalidade de educação que, pelo uso de diferentes linguagens, pode favorecer a aprendizagem em diferentes tempos e espaços...

Qual o “lugar” das tecnologias na EaD? Linguagens TICs… Qual o “lugar” das tecnologias na EaD? @ Qual a plataforma mais indicada? @ Que recursos tecnológicos são importantes? Material impresso... Telefone... Rádio... Televisão... Vídeos... Audioconferência... Videoconferência... Teleconferência... Tutoriais online... AVA (plataformas)... Correio eletrônico... Fórum... Chat... MSN... Webconferência... WAP...

Na Sociedade Industrial, o conhecimento transformava-se em gerações. Nas sociedades da Antigüidade, o conhecimento e a tecnologia levavam séculos para modificar- se. Na Sociedade Industrial, o conhecimento transformava-se em gerações. E hoje?

A Rapidez da Mudança Tecnologia Datas Tempo Telégrafo (Morse) 8,4 minutos 1837 Cinema 1895 5,5 minutos 3,9 minutos TV 1928 Telex 1930 3,8 minutos 3,0 minutos Computadores (ENIAC) 1945 2,9 minutos 1947 Transistor 1,2 minutos 1981 PC (IBM) 1,5 segundos 1985 CD-Rom 1995 0,5 segundos Internet Valores Aproximados: 1 minuto = 20 anos

Adoção de Novas Tecnologias A Internet em Números Adoção de Novas Tecnologias Anos Necessários para Atingir 50 milhões de Usuários Fonte:

CIA World Factbook, Janeiro de 2005                                                           A Internet em Números 1- USA 2- Japão 3- Alemanha 4- Reino Unido 5- China 6- Canadá 7- Coréia do Sul 8- Itália 9- Brasil 10- França 11- Austrália 12- Rússia 13- Taiwan 14- Holanda 15- Espanha Mercado de Internet Brasileiro Brasil 2002: 9º país em número de usuários Brasil 2005: 11º país em número de usuários As BBS começaram no Brasil em 1989. Em 1995, 10 horas por mês de Internet custavam R$ 99,99 Motivos que levam ao crescimento do nro de usuários: Investimentos em Infra-estrutura de Telecomunicações; Acesso Gratuito e/ou Queda do preço do acesso; Maior facilidade de compra de Computadores; Nro de Computadores no Brasil é 16 Milhões de unidades Nro de Telefones Fixos: 40,3 Milhões Nro de Telefones Móveis: 25 Milhões Grande parte do acesso ainda é da Escola ou Serviço; - Entrega de IR pela Internet: Densidade de Internet 1.200.000 declarações - 1997. Islândia – 60% Dinamarca – 37% 2.600.000 declarações - 1998. Noruega – 49% EUA, Autralia, 4.000.000 declarações – 1999 Suécia – 46% Coréia do Sul – 35% 9.000.000 declarações – 2000 Canadá – 41% Cingapura – 30% Finlândia - 40% Fontes: CanalWeb, IDG, ITMídia, Gazeta Mercantil, InfoOnline, WebWorld, ITWeb, ComputerWorld, Ibope e E-ratings CIA World Factbook, Janeiro de 2005

WEB 2 O termo designa o que alguns chamam de “nova fase do desenvolvimento de aplicações para a Web”. Envolvimento do usuário A interação é parte essencial, por exemplo, em blogs e wikis, onde o conteúdo é feito pelo usuário. Acessibilidade É a Web como plataforma. Você pode acessar as aplicações independente de Sistema Operacional, navegador ou hardware e de qualquer lugar que esteja, sem necessidade de guardar arquivos no computador.

WEB 2 Recursos mais conhecidos Blog Wiki Writely Blog é um sistema onde cada um publica textos, imagens, som com arquivamento cronológico, e normalmente permite que visitantes comentem cada postagem. Wiki Sistema colaborativo de produção de conteúdo. Pode ser usado como enciclopédia (Wikipédia), portal de notícias (Wikinews), dicionário (Wikicionário), mapa (Wikimapia). Writely Processador de textos online.

WEB 2 E a TV digital??!! Recursos mais conhecidos Podcast A palavra vem da junção de Ipod com Broadcast. É um meio de publicação de programas personalizados de áudio, gravados em mp3 e vídeos, disponibilizados pela internet. E a TV digital??!!

> Histórico: Ensino por correspondência

> Histórico: Ensino por correspondência Final do século XIX e início do século XX Impressão e serviços postais Textos pouco adequados com o estudo independente. Comunicação textual e assíncrona entre professor e aluno, restrita ao envio de materiais (modelo de transmissão de informações) Ao final desta geração, surgiu a figura do tutor. 1941 – É fundado o Instituto Universal Brasileiro, considerado pioneiro na EaD no Brasil, utilizando basicamente material impresso. Objetivava a formação do profissional de nível elementar e médio. O ensino por correspondência foi/é a etapa da história de EaD com maior duração. Retorno

> Histórico: Ensino multimídia

> Histórico: Ensino multimídia Surge mais na década de 60, usando múltiplos recursos de ensino: rádio, televisão, telefone, audiocassetes, videocassetes,... 1956 – Surgem as “escolas radiofônicas”, criadas pelo Movimento Educação de Base (MEB). O objetivo era alfabetizar e apoiar os primeiros passos da educação de jovens a adultos. Ocorria, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país. O telefone é usado para contato entre professor e aluno As primeiras experiências de televisão datam de 1934, oferecidos pela Universidade do Estado de Lowa, nos Estados Unidos. Os modelos de aprendizagem ainda se pautam na transmissão de informações. Retorno

> Histórico: Ensino telemático

> Histórico: Ensino telemático Surgiu na década de 80 com a integração das telecomunicações Professor e aluno podem se comunicar tanto de forma síncrona quanto assíncrona através de diversos meios Com os avanços da informática potencializa-se o uso de rádio e televisão, audioconferência e videoconferência. Também há experiências até hoje...

Histórico: Ensino por internet Taylor apud García Aretio (2001) Chamada de geração “Modelo de Aprendizagem Flexível” iniciou na década de 90. Faz uso da multimídia interativa: a comunicação pela internet Surge o “campus virtual”, “aprendizagem virtual”, “ambientes virtuais de aprendizagem”. Iniciam experiências de EaD centradas em processos individuais e coletivos de aprendizagem: professor-aluno, aluno-aluno. Taylor ainda propõe a quinta geração: aprendizagem flexível inteligente. Um modelo baseado em sistemas de respostas automáticas e banco de dados inteligente. E agora? E as tecnologias WAP? E a TV digital? Retorno

No Brasil O início...   • Universidade de Brasília (UnB) se destaca como pioneira na introdução da tecnologia educacional na EAD, no ensino programado e individualizado no nível superior. • Projeto SACI - Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares, lançado em 1974 no estado do Rio Grande do Norte, representou a primeira experiência de utilização da tecnologia de satélite para fins educacionais no Brasil. • TV Educativa do Maranhão (1969). • Projeto Minerva (rádio educativo) criado pelo Governo Federal em 1970, oferecia diferentes tipos de cursos para os níveis de primeiro e segundo graus com o objetivo de resolver num curto prazo, os problemas de desenvolvimento econômico e social do país. • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (1976) • Fundação Roberto Marinho (1978) • MOBRAL (1979) • FUNTEVE (1985), com programas educativos no ar em parceria com diversas rádios educativas e canais de TV. • Salto Para o Futuro (1991)

• O programa Telecurso 2000 (década de 90), tem suas origens no Telecurso 2º Grau, criado no final da década de 70, numa parceria entre a Fundação Roberto Marinho (Rede Globo, do Rio de Janeiro) e a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura, de São Paulo). • Em Santa Catarina, os Centros de Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual de Ensino utilizavam os vídeos e textos/ livros na formação para o ensino médio e fundamental, na modalidade semipresencial, no projeto das telessalas. • Na década de 90, surgem programas de formação e capacitação de professores em escolas públicas (televisão, videocassetes, antenas parabólicas e computadores) para disseminar o uso de novas tecnologias, promovido como política institucional do Ministério da Educação (MEC), como TV Escola (1995). Em Mato Grosso, a UFMT um curso de graduação a distância (1995), com o uso da mídia impressa como suporte para a oferta de um curso de licenciatura em educação, séries iniciais. Em Santa Catarina, na UFSC, o LED, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção em 1995, inicia as primeiras experiências utilizaram como mídia principal os vídeos e material impresso. Em 1996, surgem as teleconferências. O primeiro curso de especialização usando a WEB como mídia interativa principal iniciou em março de 1998. Retorno

a E D Qual o sentido?

Histórico Concepções Tecnologias Assmann(2005) Belloni(2001) U T O R E S Assmann(2005) Belloni(2001) Nevado(2002) Valente(2003) Fagundes(2005) Moran(2006) Medeiros(2003) Silva(2003) Pallof e Pratt(2004)