A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX
TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS * Etapas do processo de industrialização: 1º Etapa: Artesanato: Fim da idade Média. Nessa fase o Artesão é dono: - da matéria prima; - dos instrumentos; - do produto final.
Portanto ele tem o controle do processo de produção.
2º Etapa: Manufatura: Nessa fase o trabalhador não é dono dos instrumentos de produção. * Ricos comerciantes – são donos da matéria-prima; * Ricos artesãos - donos dos instrumentos de produção. - Ambos, comerciantes e artesãos são donos da produção.
Aspecto de uma Manufatura:
O trabalhador: Não controla a produção; Recebe por produção; O horário de trabalho e o ritmo de produção e é determinado pelo patrão.
3º Etapa: Maquinofatura uso de máquinas e fábricas; regime de trabalho assalariado; separação completa dos meios de produção e do trabalhador – Capitalista.
A divisão do trabalho aumenta a produção e os lucros são reinvestidos em mais máquinas, equipamentos e fábricas.
QUANDO SURGIRAM AS INDÚSTRIAS NA INGLATERRA? Século XVIII – surge na Inglaterra; Século XIX – estendem-se pela Europa, EUA e Japão.
FATORES QUE CONTRIBUÍRAM: 1) REVOLUÇÃO AGRÍCOLA: mudanças no modo de explorar a terra. (instrumentos e técnicas); Uso de máquinas: maior produção de alimentos (gado/homem). A produção de subsistência se amplia e surge a produção voltada para a troca.
2) CERCAMENTOS: Cercamento das terras antes comunais, para criação de pastos para ovelhas – comércio de lã; Provoca a expulsão de camponeses do campo para as cidades; O êxodo rural possibilita disponibilidade de mão-de-obra para as indústrias.
3) Acúmulo de Capital nas mãos da burguesia e do Estado: Exportação comercial marítima; Trocas com suas colônias (comerciais); Exploração comercial através de Portugal (ouro Brasil);
4) Revolução Gloriosa (1688) Implanta o Parlamentarismo – confere poder à burguesia. Se organiza sob o liberalismo econômico – livre-comércio.
5) ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO INGLÊS Financiava as empresas. 6) EXISTÊNCIA DE JAZIDAS DE FERRO E CARVÃO MINERAL Energia para as indústrias.
SOCIEDADE DIVIDIDA ENTRE: CAPITALISTAS: que detém o Capital (meios de produção). X PROLETÁRIADO: que detém a força física de trabalho (salário).
CONDIÇÕES DE TRABALHO: Longas jornadas de trabalho; Exploração do trabalho feminino e infantil; Não há direitos trabalhistas; Exército de reserva;
REAÇÕES OPERÁRIAS: LUDISMO (1811-1812) – quebra das máquinas e fábricas
SINDICALISMO (1824) – organizações por categorias de trabalhador.
Cartismo (1837-1848) – petições ao Parlamento
Expansão da Revolução Industrial: 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra; A partir de 1760 inicia-se o uso de máquinas em grande escala na Inglaterra. Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.
1850 a 1900 – A Revolução espalha-se: Europa, América e Ásia; Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia; Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem;
surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo; O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.
1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais; A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação; Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.
FIM!