MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Entidade-Relacionamento
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Abordagem Entidade Relacionamento
Gerenciamento de Projetos
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Modelo Entidade-Relacionamento
O Modelo E-R Definição: Características
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Banco de Dados – Modelo Relacional Universidade Federal de Santa Catarina Banco de Dados Mapeamento ER- Relacional (Material adaptado das profs. Daniela.
Prof. Carlos H. Marcondes
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Diagrama de Classes.
Diagramas de Classes.
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Modelo Entidade/Relação
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Modelo Relacional Uma base de dados é Uma relação é
Normalização Disciplina: Banco de dados II.
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Diagrama de Classes e Colaboração
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
Análise Estruturada.
Professora: Sílvia C. Matos Soares
Sommerville – Pressman – UML 2 - Uma Abordagem Prática
Campus de Caraguatatuba Aula 6: Modelo Entidade Relacionamento (3)
Técnica de BD – Modelagem (2)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Profª Daniela TLBD.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.
C URSO P ROFISSIONAL T ÉCNICO DE G ESTÃO E P ROGRAMAÇÃO DE S ISTEMAS I NFORMÁTICOS P ROGRAMAÇÃO E S ISTEMAS DE I NFORMAÇÃO 11 º ANO Módulo 12 – Introdução.
Análise de Sistemas de Informação
Curso Técnico em Informática
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Introdução a Banco de Dados
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Professora Cláudia Abreu Paes
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Profa. Ana Karina Barbosa fevereiro/2008
Projeto de BD Análise de Requisitos Projeto Conceitual Projeto Lógico
UFCG/CCT/DSC Cláudio Baptista
Modelagem Orientada a Objetos Use-Case Modeling. Objetivos básicos de um modelo use-case n Descrever o que um novo sistema deve fazer n Descrever o que.
PROCESSO 1: ANÁLISE DE CRÉDITO – PAGAMENTO POSTECIPADO O executivo entrega a autorização à assistente – em mãos (em caso de PI manual) ou por e- mail.
SEGUNDA FASE / S2B MIC PERNAMBUCO Banco de Dados Diego von Söhsten Microsoft Certified Technology Specialist Analista de Desenvolvimento Allen Informática.
Modelo Entidade-Relacionamento
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Objetivos do Curso Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar:
4 Projeto de Banco de Dados Carlos Alberto Heuser.
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
Projeto de Sistemas - PRJ Aula 4
Análise e Projeto de Sistemas
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelo de Entidade-relacionamento
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Sistema de Controle de Encomendas
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI Diagrama de Entidade-Relação (DER) ou Entidade Associação (DEA) Representa as entidades envolvidas.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão Monica Massa ........................................................................... Modelo Essencial de Dados - Página 1 __________________________________________________________________________________________________________ 2ª atividade do modelo comportamental: Construir o modelo essencial dos dados do sistema. MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão Entidade: Definição: Algo concreto ou abstrato que possui características que o torna distinguível. Alguma coisa que desempenha um papel específico no sistema que está sendo modelado. Unidade sobre a qual se quer guardar informação. EXEMPLOS: livro, empregado, aluno, curso, fornecimento de uma encomenda, aproveitamento de um aluno numa disciplina.

MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão Monica Massa ........................................................................... Modelo Essencial de Dados - Página 2 __________________________________________________________________________________________________________ 2ª atividade do modelo comportamental: Construir o modelo essencial dos dados do sistema. MODELO CONCEITUAL DE DADOS - revisão Entidade: REPRESENTAÇÃO: Uma classe de entidades é representada no modelo conceitual por um retângulo com o nome da classe. EMPREGADO DEPARTAMENTO LIVRO

Como identificar as entidades de dados do sistema: Monica Massa........................................................................... Modelo essencial de dados - Página 3 __________________________________________________________________________________________________________ Como identificar as entidades de dados do sistema: Através da análise de cada um dos eventos Através das entidades externas Através da memória essencial (depósitos de dados) Através dos estímulos e respostas da lista de eventos

São os dados que possuem significado para uma entidade (objeto). Monica Massa........................................................................... Modelo essencial de dados - Página 4 __________________________________________________________________________________________________________ Atributo: Ao observarmos objetos em um ambiente, estamos, na verdade, reconhecendo tais elementos através da identificação de suas características próprias. Assim CARRO é diferente de PESSOA a partir da verificação de suas características. Definição: São dados que caracterizam uma determinada propriedade de uma entidade (objeto). São os dados que possuem significado para uma entidade (objeto). Exemplos: CARRO: placa, marca, cor, ano de fabricação. CLIENTE: nome, endereço, telefone, cpf.

Representa um mapeamento entre classes de entidades. Monica Massa........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 5 __________________________________________________________________________________________________________ Relacionamento: Definição: Representa um mapeamento entre classes de entidades. É a associação entre as classes de entidades. Exemplos: ALUNO está matriculado em DISCIPLINA CLIENTE tem CONTA CORRENTE EMPREGADO está lotado em DEPARTAMENTO EMPREGADO Está lotado em DEPARTAMENTO

Relacionamento: Cardinalidade: Monica Massa........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 6 __________________________________________________________________________________________________________ Relacionamento: Cardinalidade: É a quantidade de correspondência entre as duas entidades relacionadas. 1:1 1:N N:M EMPREGADO 1 N tem DEPENDENTE

Indica a obrigatoriedade ou não do relacionamento. Exemplo: Monica Massa........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 7 __________________________________________________________________________________________________________ Condicionalidade: Indica a obrigatoriedade ou não do relacionamento. Exemplo: 1 cheque é emitido por um cliente. 1 cliente pode ou não emitir cheques. CLIENTE 1,1 EMITE 0,1 CHEQUE

Relacionamentos com atributos: Monica Massa........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 8 __________________________________________________________________________________________________________ Relacionamentos com atributos: ALUNO 0,M frequenta 1,N CURSO ATRIBUTO TIPO PROPRIETÁRIO nome do aluno entidade aluno data de nascimento entidade aluno nome do curso entidade curso carga horária entidade curso quant. de faltas relacionamento frequenta média final relacionamento frequenta data da inscrição relacionamento frequenta

Dicionarização do modelo de dados: Monica Massa ........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 9 __________________________________________________________________________________________________________ Dicionarização do modelo de dados: 1) Descrição das entidades: Nenhum modelo é suficientemente claro se não for acompanhado de uma definição formal dos elementos Conceitos triviais para quem está modelando não o são para pessoas que não participaram do processo. É extremamente importante que as definições sejam completas e inequívocas.

Dicionarização do modelo de dados: Monica Massa ........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 10 __________________________________________________________________________________________________________ Dicionarização do modelo de dados: 2) Lista de atributos de cada entidade: É uma lista das entidades com seus respectivos atributos, utilizada para documentação. Formada pelo nome da entidade, seguido pela lista de atributos que a compõem entre parênteses, e de acordo com as seguintes convenções: - cada atributo é separado do outro por uma vírgula. - os atributos que identificam a entidade devem encabeçar a lista e devem ser sublinhados. - podem haver repetições. Exemplo: EMPREGADO (matrícula, nome, data-admissão, cargo, salário, departamento, endereço, ((telefone)), (nome- dependente, tipo-dependente))

Exercício – Oficina Mecânica: Monica Massa ........................................................................... Modelo Essencial de dados - Página 11 __________________________________________________________________________________________________________ Exercício – Oficina Mecânica: A oficina CALHAMBEQUE pretende se modernizar, automatizando os seus serviços. Para tal, foi contratada a empresa “SOFT E HARD” para desenvolver o sistema de informação necessário para a oficina. O Sr. Carlos, gerente da oficina, explicou em entrevista aos analistas de sistemas da empresa “SOFT E H ARD” como é o processo de trabalho no dia-a-dia da oficina: “O funcionário da recepção recebe o veículo com defeito. Se o indivíduo já for cliente da oficina, ele anota as informações necessárias sobre o veículo: marca, cor, modelo, ano de fabricação, número do chassis, placa, etc. No caso de ser um novo cliente, ele também abre uma ficha com as suas informações gerais (do cliente), incluindo um telefone de contato. O veículo é então encaminhando para o interior da oficina, onde é detectado o problema e preparado um orçamento para o conserto. O orçamento contém todas as peças que deverão ser trocadas e a mão-de-obra necessária. Existe uma tabela de preços de peças e de mão-de-obra para cada tipo de conserto anexada na parede da oficina. Ao concluir o orçamento, a oficina liga para o cliente pedindo aprovação para efetivar o conserto. Em caso positivo, a ficha do carro é marcada com OK, e enviada junto com o veículo para a equipe de consertos da oficina. Quando o serviço é concluído, a ficha retorna para a recepção, e novamente o cliente é contatado, avisando que ele já pode buscar o seu veículo.”