Autocad Daniel Regis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual de instalação de um sistema operativo passo-a-passo .
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Informática Aplicada.
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial de utilização do
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
GEOMETRIA 4.0 Lançamento da obra, a partir da arquitetura
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Sistema Operacional.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Fundamentos da Informática
Formatação de parágrafo
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
Observações para os desenhos isométricos:
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Apresentando o PowerPoint
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou projeto assistido por computador — criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982.
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
POWER POWER POINT POINT.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
AutoCad, D, Projecto, Desenho Mecânico 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ- UNIFEI
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Guia Rápido de Referência
Ferramentas de “Apoio”
Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS.
O Tux Paint é um software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. Possui várias ferramentas para que qualquer usuário iniciante possa, com.
WINDOWS 98 Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
UNIDADE 4: Processamento de texto
Prof. Gabriel Liberalquino
CAD AutoCAD Mouse Menu de barras.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Novas Tecnologias Na Formação
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Autocad Daniel Regis.
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Guia de Uso da Impressora 3D Metamáquina 1.
CURSO PRÁTICO PRÓ - HIDRÁULICA
Microsoft Excel.
Fernanda de Paula Andrade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
REVISÃO DO MICROSOFT WORD 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

Autocad Daniel Regis

Integração Apresentações Regras de convivência

Conceito AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).

Conceito Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX.

Configuração Mínima Pentium 4 de 2,2 GHz, 512 MB de memória RAM, 750 MB de espaço em disco para instalação, VGA 1024 x 768 True Color, e sistema Windows 2000, Windows XP ou Windows Vista.

Configuração Recomendada Processador Intel Pentium DualCore 3,4 GHz, 2 GB de memória RAM, HD de pelo menos 120 GB, Também estão na lista gravador de DVD e monitor de, no mínimo, 17 polegadas (de preferência, LCD).

Interface do Autocad Ícones de Atalho Dynamic Input Menu de Barras Contador de Coordenadas Espaços de Modelação e Impressão Linha de Comandos Área Gráfica Tool Pallet Ícone UCS Cursor de Tela

Área gráfica é o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho. Esta área possui dimensões infinitas. No desenho acima vemos a área gráfica do espaço de modelação (model space);

Janela de comando É a área onde é mostrado o comando que está sendo utilizado. Quando o status é COMMAND: (sem nada escrito na frente) significa que o AutoCAD está esperando por um comando, ou seja, ele não está com comando Ativo. Esta área também indica o que o comando nos pede.

Janela de comando LEMBRE-SE: é muito importante olhar sempre para esta região, pois é lá que podemos ver as tarefas em execução e os parâmetros necessários para concluí-las. A partir do AutoCAD 2006, esta região pode ser desligada e podemos nos guiar somente pelo Dynamic Input, apesar deste nem sempre mostrar todas as opções dos comandos. Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9

Contador de coordenadas É o valor numérico da posição do cursor de tela. Esta unidade é adimensional, pode ser mm, cm, km, polegadas, ou qualquer outra unidade, pois o AutoCAD não trabalha com unidades no desenho, são todos feitos em escala real. Os números indicam as coordenadas cartesianas (X,Y). Por exemplo: 10,10 indica que a posição do cursor de tela é 10 (qualquer unidade) em relação ao eixo X e 10 em relação ao Y;

Cursor de tela mostra a posição que você se encontra na área gráfica. Assume outras formas quando seleciona objetos;

Ícones de atalho / Barra de Ferramentas Estes ícones podem tornar mais rápido o trabalho, poupa-nos de digitar um comando na linha de comando ou de entrarmos no menu de barras para ativá-lo; Dimension Comandos que ajudam no dimensionamento de desenhos. Draw Comandos para criar objetos comuns, como retas, arcos, círculos, curvas, elipses e texto.

Ícone UCS (Universal Coodinate System – Sistema Uiversal de Coordenadas) – é utilizado para mostrar as coordenadas de trabalho; Atenção! Desativar/ Reativar o ícone do USC Digite ucsicon, ENTER, e OFF ENTER para desativar. Para reativá-lo, digite ON ao invés de OFF.

Espaços de modelação de impressão o AutoCAD é composto de dois ambientes de desenho: o Model Space (espaço de modelação), onde criamos nosso desenho sempre em escala real, e o Paper Space (espaço de impressão), onde criamos o layout para apresentação do desenho. Trabalharemos inicialmente no primeiro. No final do curso, quando estivermos imprimindo, utilizaremos o espaço de layout (impressão/ plotagem);

Tool pallet Esta ferramenta trouxe a versatilidade da paleta totalmente customizável para aumentar a produtividade.

Dynamic input o AutoCAD, a partir da versão 2006, nos fornece uma interface de comando similar à LINHA DE COMANDO, próxima do cursor. Isto mantém o foco do desenhista na área de trabalho e pode ser usada para substituir a LINHA DE COMANDO quando esta estiver desabilitada.

Funções do mouse Os mouses têm funções um pouco diferentes no AutoCAD. O botão do meio exerce uma utilidade a mais, mas se você não possuir um mouse de três botões, não se preocupe.

Seleção de Mouse

Menu de barras / Menu Pull-Down é o menu superior que contém todos os comandos do AutoCAD;

Menu de barras O Menu de Barras é formado por vários POPs, contendo, cada um deles, comandos do AutoCAD e é onde se situam grande parte dos comandos que utilizaremos neste curso.

Veremos agora os Menus existentes no Menu de Barras: File – possui comandos de edição para criar, fechar, importar e exportar arquivos, além de outros para imprimir desenhos e sair do AutoCAD; Edit – possui comandos de edição e tabulação de desenhos que veremos posteriormente; View – possui comandos de visualização do desenho, como por exemplo, o zoom; Insert – possui comandos de inserção de entidades do AutoCAD ou objetos de outros softwares; Format – configura vários parâmetros de comandos do AutoCAD; Tools – possui ferramentas do AutoCAD; Draw – possui comandos para desenhar no AutoCAD; Dimension – possui comandos de dimensionamento (criação de cotas); Modify – possui comandos que modificam e constroem entidades (desenhos) existentes; Window – menu para alternância de janelas (desenhos no caso), posicionamento de tela e fechamento do programa; Help – menu de ajuda do AutoCAD. Encontra-se em inglês.

Ícones de comando São formados por ícones mostrados no AutoCAD. Para ativá-los utilize o botão de seleção do mouse (esquerdo). Quando tiver uma “seta” na parte inferior do ícone, é sinal que existem outras funções. Para mostrá-las, basta segurar o botão de seleção por alguns segundos que aparecerão os outros ícones de comando. Pode-se customizar os ícones de comando ou adicionar mais barras de ícones de comando clicando com o botão direito sobre qualquer um destes.

Funções do teclado F1 – Help – ativa o comando de ajuda do AutoCAD; F2 – AutoCAD Text Window – ativa e desativa a tela do AutoCAD Text Window é na verdade é a linha de comando do AutoCAD ampliado, mostrando mais linhas de comandos no monitor e dentro de uma janela; F3 – Osnap On/Off – liga e desliga o sistema automático de detecção de pontos de precisão (osnap); F4 – Tablet On/Off – ativa e desativa a mesa digitalizadora. Durante o curso não utilizaremos esta função; F5 – Isoplane Right/Left/Top – muda o tipo de perspectiva para desenhos isométricos.; F6 – Coords On/Off – liga e desliga o contador de coordenadas;

Funções do teclado F7 – Grid On/Off – liga e desliga o Grid, grade de referência vista posteriormente; F8 – Ortho On/Off – liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal); F9 – Snap On/Off – liga e desliga o tabulador Snap, que será visto posteriormente; F10 – Polar On/Off – liga e desliga o método de criação polar (mostrando posições verticais e horizontais na área de trabalho); F11 – Otrack On/Off – liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), ferramenta que ajuda a desenhar objetos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades.

Configurações Iniciais Menu Tolls / Options Atalho OP

Começando um Desenho Agora vejamos os principais comandos do Menu File: New – cria uma nova imagem a partir de um “protótipo”, que é um desenho padrão com configurações iniciais já existentes, para facilitar o trabalho. É descrito pelo AutoCAD como TEMPLATE e possui a extensão DWT (Drawing Template). Se na tela inicial você não pedir nenhum desenho protótipo diferente do atual, será carregado o ACADISO.DWT; Open – abre um ou mais desenhos existentes ao mesmo tempo; Save – salva um desenho que já está aberto no AutoCAD. Você pode salvar seu desenho com várias extensões diferentes: DXF, DWG de versões anteriores e DWT;

Começando um Desenho Save as – salva um arquivo que já está aberto no AutoCAD com outro nome, ou em outro diretório sem alterar o desenho atual; Export – exporta desenhos do AutoCAD (DWG) para outras extensões, entre elas: WMF, STL, EPS, BMP, 3DS, etc.; Exit – sai do desenho e do AutoCAD. Pode ser executado através do teclado com o comando QUIT.

Desenhando linhas Depois de acertados todos os parâmetros iniciais, vamos começar a desenhar. Começaremos pelos vários estilos de linhas. Existem no AutoCAD muitos comandos para desenhar linhas, os quais são utilizados em diferentes ocasiões. Os comandos situados no Menu Draw são:

Line (Linha) Atalho “L” Constrói linhas clicando na área de trabalho ou dando uma dimensão via teclado (veremos posteriormente). Você deve delimitar o ponto inicial e final da linha. Pode-se fechar um “polígono de linhas” digitando C (Close) na Linha de Comando; ou voltar (apagar) a última linha sem sair do comando através do UNDO utilizado dentro do comando LINE. Basta digitar U;