DA FESTA DE N. S. DA PIEDADE AO QUADRILÁTERO SAGRADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Advertisements

O SAGRADO como foco do Fenômeno Religioso
TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Sagrado X Profano.
Fé e Religiosidade Popular na vida das comunidades
Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Já no Grego: quer dizer decreto, prescrição.
Prof. Everton da silva correa
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora das Neves
Segundo uma sólida tradição sustentada nas histórias mais antigas, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização foi obsequiada à recém criada diocese.
O dia do senhor ressuscitado
Formação de Ministros Extraordinário da Eucaristia
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
Santa Gertrudes.
Nossa Senhora Aparecida
Maria Visita sua prima Isabel
Domingo, o Coração fala ao coração
Vaso Insigne de Devoção
Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
Servos Consagrados a Deus
Compreendendo quem é Deus
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Apresentação do Senhor
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA
Santíssima Trindade.
Maria, Mulher Eucarística
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Rituais.
Festas Religiosas.
Nossa Senhora, Divina Pastora
AUTORES AUTORES: ANTÓNIO JESUS SIMÕES Fotos de Igrejas, Capelas, Alminhas, Cruzeiros e Cartazes das festas JOANA PATRÍCIA DIAS Escreveu sobre o culto mariano,
Crescer na Leitura da Bíblia
Jesus está realmente presente na Eucaristia 29 GOYA Y LUCIENTES, Francisco de A última comunhão de São José de Calasanz 1819 Escolas Pias de Santo Antão,
Instituições Sociais: A Religião
Nossa Senhora das Dores
Permanecer na Consagração de Vida
Festas religiosas do nordeste João ernesto n 16 5b.
Devoção e Festas na Historiografia Brasileira
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
O Magnificat convida a uma descoberta desse mundo interior em que Deus aguarda cada homem, no íntimo do coração. Maria não confunde sua alma com seu.
Segundo uma piedosa lenda, Maria Santíssima, tendo apenas três anos de idade, foi pelos pais, em cumprimento de uma promessa, levada ao templo, para.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Maria, Mãe de Deus.
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
BARROCO NO BRASIL.
O Sangue da Nova Aliança
Entre em nosso site:
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
Encontro com Deus O templo é primeiramente um lugar de oração, de louvor e de adoração ao Senhor. O ritual, os cantos, a liturgia são igualmente importantes.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
Uma criança muito amada deseja a presença de sua mãe e a mãe, por sua vez, aspira a viver junto ao filho. Seria justo, pois, que vós subísseis para.
Imaculada Conceição da Virgem Maria
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Capítulo 4 – A consciência
FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
HISTÓRIA DA IGREJA.
GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Técnico de Turismo Ambiental e Rural INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Transcrição da apresentação:

DA FESTA DE N. S. DA PIEDADE AO QUADRILÁTERO SAGRADO Francisco Sodero Toledo CESAPER - UNISAL – LORENA Portal: www.valedoparaiba.com sodero@valedoparaiba.com

Objetivos resgatar as origens e transformações da Festa de N. S. da Piedade de Lorena; compreender como a devoção e tradição resultaram na consagração de parte do centro histórico da cidade. demonstrar como a Festa popular de N. S. da Piedade originou o “Quadrilátero Sagrado”, presente no inconsciente coletivo dos moradores da cidade de Lorena.

I– A festa de N. S. da Piedade: devoção e tradição 1705: A capela de Nossa Senhora da Piedade Início devoção, culto e “Festa da Padroeira” 1714 , Frei Agostinho de Santa Maria: “Santuário Mariano”, escreve sobre à “Milagrosa imagem de N. S.da Piedade 1718: “Freguesia da Piedade” 1746: Papa Bento XIV concedeu indulgência plenária e mercês especiais aos seus devotos.

) Arraial de Guaypacaré – 1724 Pintura:L.Ferreira

Lorena: aquarela de Thomas Ender - 1817 )

A Festa da Padroeira Tradição e catolicismo Nascida no contexto da estreita relação Igreja e Estado religião católica colocada como centro da organização social; participação e o envolvimento dos habitantes de cada vila ou bairro era possível e estimulado por intermédio dos cultos aos santos, nas festas dos padroeiros, na devoção, nas ladainhas e orações, na participação nas missas aos domingos e nos dias santos.

O catolicismo popular tradicional fruto de uma religiosidade humana festiva, onde o sagrado e o profano se misturam. Catolicismo vivido pelos pobres em geral Nela pode-se verificar manifestação de fé, de religiosidade É também a expressão viva da cultura de seu povo. Ela expressa a face e a capacidade de sua gente.

A Festa da Piedade: ontem e hoje segue o padrão das festas católicas tradicionais: a alvorada festiva, a missa solene, a procissão com seus andores, ornamentos, músicas, cantos e orações... A missa após a procissão seguida da parte profana : “festa dentro da festa” Capacidade de integração no louvor a Padroeira Tempo e lugar de expressão popular Festa que não acaba

A missa solene: fotos de Luciana Matos

II – Do altar ao território sagrado O sagrado: é um conhecimento não racional, baseado na fé, na intuição e até em dogmas. Pode designar uma área, lugares que estão separados do mundo profano comum, manifestando um poder superior e podendo ser abordados apenas ritualmente. é concernente às coisas divinas, à religião, aos ritos ou ao culto. O que se consagrou, santificou e tornou respeitado e investido de uma dignidade por meio de cerimônia religiosa.

R.Otto: instâncias do Sagrado Sua exterioridade, concretude, a exemplo da estrutura edificada do templo; Sistema simbólico e projeção cultural; remete à tradição e à natureza emanente do sagrado enquanto fenômeno; reconhecido por meio das Escrituras Sagradas, das Tradições Orais Sagradas e dos Mitos, o sentimento religioso- É a experiência do sagrado per si. Esta dimensão escapa à razão

- O Caminho, o altar e o sagrado “A fundação do mundo” Símbolo: imagem da Padroeira Experiências : “tempo extraordinário” + “tempo sagrado” = “espaço sagrado” Altar é transportado para fora do templo

O quadrilátero sagrado espaço consagrado pela população de Lorena ao longo de mais de três séculos. origem : “Festa da Padroeira” - expressões de fé, devoção, costumes e tradições, atualizadas num conjunto de práticas concretas e visíveis que permitem o acesso ao sagrado. ponto alto de manifestação religiosa a novena, as missas e a procissão que ao passar pelas ruas e praças do centro da cidade, foi desenhando no inconsciente coletivo o “quadrilátero sagrado”. “vou à cidade!”; a cidade corresponde exatamente ao espaço contido entre as ruas por onde passa a procissão de 15 de agosto.

“ O quadrilátero sagrado” Elemento racional e explícito do sagrado; o que foi possível apreender e interpretar com clareza. O elemento irracional = escapa a compreensão e explicação conceitual, parte de uma obscura profundidade Análise da essência irracional da religião, o numinoso derivado do influxo divino. ( R. Otto)