Espiritualidade a Partir de Si Mesmo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Parábolas de Jesus.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A oração agradável a Deus
JESUS: DEUS CONOSCO Jesus revelou Deus no escondimento
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
O Sanctus do Requiem de Fauré faz-os sentir a SANTIDADE de Jesus
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
Andar Sobre as Águas Letícia Thompson.
Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
Filosofia Professor Breno Cunha
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
Carlos Drummond de Andrade
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
“Ide, pois, aprender o que significa:
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
QUEM SOU EU?.
Bem-vindo/a.
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Existe erro na Bíblia ?.
A Corrente Eterna de Amor
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
Nadar Contra a Corrente
“Dele, o Mestre, toda a luz….” Contemplando a imagem do Mestre.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Carlos Drummond de Andrade
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Para mim, a morte é o começo da verdadeira vida. Quando começa a verdadeira vida, a vida sem fim, a vida imortal, nós a chamamos de morte. Mas, para quem.
Quaresma 2008 Ampliar O Deus do universo vos criou para as altas montanhas, para a liberdade e para os caminhos infinitos! Por que, gente do meu povo,
Jesus é a VIDA João
A Rocha.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Aproxima-se o final do ano litúrgico. A Liturgia nos oferece a oportunidade de aprofundar uma verdade importante de nossa fé: "Eu creio na Ressurreição.
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
Por Onde Começar Letícia Thompson.
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Quem quer voar, cria asas…
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em.
Domingo de Pentecostes
CALÇAS MOLHADAS Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Encaminhe e acompanhe os seus discípulos para a Escola de Discípulos, isso fará eles crescerem a cada dia. Você líder já pode acessar o site da igreja.
ESPERANÇA PARA VIVER. ESPERANÇA PARA VIVER Laodicéia (DE 1844 ATÉ À VOLTA DE JESUS) Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da.
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Eterno.
JESUS: O AMOR DE DEUS 9 Bem conheceis a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.
NÃO HÁ PODER SEM ORAÇÃO, A IGREJA QUE ORA CRESCE E SE FORTALECE. CONVERSE COM DEUS. DOBRE SEUS JOELHOS E ORE!
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Espiritualidade a Partir de Si Mesmo Grün, Anselm. Espiritualidade a partir de si mesmo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 Síntese e Criação – Ir. M. Crisóstoma Stoffel (Cris), CSC

Existem duas correntes na história da espiritualidade, entre outras. Espiritualidade a partir do alto Espiritualidade a partir de baixo

A ESPIRITUALIDADE DE BAIXO Significa que: Deus não nos fala unicamente através da Bíblia; Através da Igreja; Mas também, através do nosso corpo, De nossos sonhos; De nossas feridas; De nossas supostas frustrações.

“Se queres chegar ao conhecimento de Deus, trata antes conhecer-te a ti mesmo”, diz Evágrio Pôntico O subir até Deus passa pelo descer até a própria realidade e pelo chegar às profundezas do inconsciente.

ESPIRITUALIDADE DE BAIXO Não vê o caminho para Deus como uma estrada de mão única que nos leva sempre em frente, em direção a Deus.

Pelo contrário, o caminho para Deus passa por erros, Por fracassos, Pela decepção consigo mesmo.

O que nos abre para Deus não é, em primeiro lugar, a nossa virtude, Mas, sim, as nossas fraquezas, Nossa incapacidade, Ou mesmo o nosso pecado.

Não se trata: De ouvir a voz de Deus naquilo que pensamos e sentimos, nas nossas paixões e enfermidades, e de assim descobrir a imagem que Deus fez de nós. Ou de subir a Deus descendo à nossa realidade.

Mas trata-se de que, ao chegarmos ao fim de nossas possibilidades, estejamos abertos a uma relação pessoal com Deus.

Os monges dizem que: A verdadeira oração surge do mais profundo de nossa miséria e não das nossas virtudes.

A Espiritualidade de baixo ocupa-se com a questão: De saber o que devemos fazer quando tudo dá errado, Como devemos conviver com os cacos e fragmentos de nossa vida, E como daí podemos construir algo de novo.

A espiritualidade de baixo é o caminho da humildade. Ela é a atitude básica de uma religiosidade autêntica.

Humildade – palavra latina = humilitas e está relacionada com humus, com terra. A humildade é o reconciliar-nos com nossa condição terrena, Com o peso que nos puxa para baixo, Com o mundo dos nossos instintos, Com o nosso lado sombrio.

HUMILDADE É a coragem de aceitar a verdade sobre si mesmo. Ela designa nossa relação com Deus. É uma virtude religiosa. Em todas as religiões, a humildade é o critério para uma religiosidade autêntica. Ela é o lugar onde nós podemos ir ao encontro do Deus verdadeiro.

Só no mais profundo de nós, é que a verdadeira oração pode se fazer ouvir.

DA ESPIRITUALIDADE DE BAIXO DOIS PÓLOS DA ESPIRITUALIDADE DE BAIXO 1. O caminho para nosso verdadeiro eu e para Deus pelo descer à nossa realidade, 2. Pela experiência da impotência e do fracasso, como lugar da verdadeira oração e como oportunidade de chegarmos a uma nova relação pessoal com Deus.

A ESPIRITUALIDADE DE BAIXO não só descreve os passos terapêuticos que o ser humano precisa dar para chegar ao seu verdadeiro eu, mas também é o caminho religioso que, através da experiência do fracasso, leva à oração, ao “clamor do profundo” e a uma relação profunda com Deus.

A partir de si mesmo, De sua realidade como corpo e alma, A partir dos sentimentos, Das fraquezas e dos sofrimentos de todo dia, a pessoa toma consciência das muitas pedras no caminho que leva a Deus.

ESPIRITUALIDADE DE CIMA Começa pelos ideais que nós nos impomos. Pelas metas a serem alcançadas através da ascese e da oração.

Esses ideais são obtidos: Do estudo da Sagrada Escritura, Da doutrina moral da Igreja, Da idéia que o ser humano faz de si mesmo.

A pergunta básica desta espiritualidade de cima é: Como deve ser o cristão? Que atitudes deve ele assimilar?

A espiritualidade de cima nasce: Do anseio do ser humano em tornar-se sempre melhor, Por subir sempre mais alto, Por chegar cada vez mais perto de Deus.

Na espiritualidade de cima podemos correr o risco de ficarmos interiormente divididos. Quem se identifica com seus ideais, frequentemente reprime a própria realidade, se ela não estiver em harmonia com estes ideais.

Jesus não construiu nenhuma escada de perfeição pela qual nós pudéssemos subir degrau por degrau para no fim chegarmos à posse de Deus.

Jesus mostrou um caminho que leva às profundezas da humildade… Temos que escolher na encruzilhada o caminho que iremos seguir para chegarmos a Deus. O caminho de cima ou o caminho de baixo?

Se quisermos seguir o caminho da humildade, necessitamos abraçá-lo com sinceridade, E não podemos ter medo de descer até o mais profundo de nossa miséria (Lafrance, 1983).

A Bíblia nos apresenta como exemplos de fé homens e mulheres imperfeitos, que carregam sua culpa e clamam das profundezas a Deus (Abraão, Davi, Pedro, Paulo).

NA PREGAÇÃO E NA VIDA DE JESUS Encontramos sempre uma espiritualidade a partir de baixo. Ele volta-se conscientemente para os publicanos e pecadores, pois observa que eles estão abertos ao amor do Pai.

Há várias parábolas neste sentido: O joio e o trigo, O rico avarento e o pobre Lázaro, Os convidados do banquete, O fariseu e o publicano. Este confessa seus pecados, sabe que é impossível reparar as injustiças que cometeu, bate contritamente no peito, pede a Deus piedade e é justificado.

Para os monges: O caminho para Deus passa pelo encontro com a própria realidade. Para encontrar-se com Deus é preciso encontrar-se primeiro consigo mesmo, Habituar-se às suas paixões E descer ao fundo da sua realidade = do seu poço.

Ao longo da história: homens e mulheres experimentaram a limitação e o fracasso de suas aspirações de infinito, mas sempre de novo se levantaram de suas próprias cinzas e retomaram o impulso para uma vida melhor, para um mundo mais justo onde seja possível a verdadeira liberdade para todos.

Estas pessoas viveram a espiritualidade a partir de baixo com seus caminhos errados e desvios enganosos.

Não são as virtudes que abrem o acesso a Deus, Mas a fraqueza humana e até mesmo o pecado.

A espiritualidade a partir de baixo quer ensinar como encontrar a Deus tendo consciência de nossa limitação e aceitando com humildade a si mesmo.