INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Os projetos.
Ciclo de vida e organização do projeto
Engenharia de Software
Rational Unified Process
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Análise e Projeto de Sistemas I
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Engenharia de Software
Implementação de Sistemas
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
FDD.
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 0 Sobre o Curso.
Alunos: Artulanez Souza Iony Melo
Rational Unified Process
RUPinho Qualidade de Software
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Técnicas e Projeto de Sistemas
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Processo Praxis – Fase de Concepção
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Modelagem de Negócio no RUP
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Técnicas e Projeto de Sistemas
PAS Características: Elaborado com o propósito de ser utilizado em práticas acadêmicas de desenvolvimento de software. Foi desenvolvido de forma iterativa.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
O Processo de desenvolvimento de software
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
O Processo Unificado (UP)
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Engenharia de Software
Trabalho de Engenharia de Software II
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Gestão de projetos de Software GTI-16
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
Aplicativos Web – Web Design
Introdução à modelagem orientada a objetos
FDD Feature-Driven Development Manuela Xavier 05/11/2004.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
Introdução à modelagem orientada a objetos
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Gerenciamento de Projetos
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS AGÉIS: SCRUM
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína O que é? História do FDD Principais características 2 AgendaAgenda

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Desenvolvimento Guiado por Funcionalidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Um pouco da história Criada em 1997 num grande projeto em Java para o United Overseas Bank, em Singapura. Seus criadores eram Peter Coad e Jeff De Luca. Enfatiza o uso de orientação a objetos. Jeff de Luca Peter Coad

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Adail Muniz Retamal

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína O que é? Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades): É uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software. Ela combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa para Engenharia de Software orientada por objetos.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Principais características...  Resultados úteis a cada duas semanas ou menos;  Blocos bem pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente,chamados "Features“

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Principais características...  Não existem restrições quanto à complexidade do sistema e tamanho da equipe;  Planejamento detalhado;  Relatórios com precisão;

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Principais características...  Monitoramento detalhado dentro do projeto, com resumos de alto nível para clientes e gerentes, tudo em termos de negócio;  Fornece uma forma de saber, dentro dos primeiros 10% de um projeto, se o plano e a estimativa são sólidos;

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Papéis Principais Especialistas no Domínio Gerente de projeto Gerente de Desenvolvimento Programadores Chefes Proprietários das classes Arquiteto Chefe

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Especialistas do Domínio Pode ser um usuário, analista de negócios, cliente ou qualquer pessoa que conheça bem o domínio do problema. Sua tarefa é informar as funcionalidades que deverão ser atendidas pelo software e entender como os requisitos estão sendo desenvolvidos.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Gerente de Projeto Responsável financeiro e administrativo do projeto. Uma de suas responsabilidades é gerenciar a viabilidade do projeto oferecendo todas as condições necessárias à equipe para o desenvolvimento do trabalho. No FDD, a “última palavra” é dada por ele.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Gerente de Desenvolvimento Responsável por gerenciar as atividades diárias do projeto resolvendo problemas que poderão ocorrer com a equipe. Pode combinar as atividades desenvolvidas pelo Arquiteto Principal e Gerente de Projeto.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores chefes São responsáveis por coordenar a equipe de programadores

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Proprietário das classes Geralmente é o programador com maior experiência dentro da equipe, participando na análise dos requisitos e no projeto do software. Considerado como um dos papéis mais importantes no projeto FDD. Atua principalmente nas duas últimas etapas do processo.Subordinado do Programador Chefe, tendo como tarefas projetar, codificar, testar e documentar. Responsável pelo desenvolvimento das classes atribuídas a ele.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Arquiteto Chefe Elabora o projeto geral do software a ser desenvolvido, tomando decisões finais em relação ao projeto técnico.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Fases do F.D.D.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína A FDD Trata-se de uma metodologia muito objetiva, que promete resultados periódicos rápidos e satisfatórios, sendo estes períodos equivalentes a duas semana ou menos. Sua objetividade a divide em apenas duas fases: FASESDescriçãoPeríodo 1- Concepção e Planejamento Pensar antes de fazer1 a 2 semanas 2- ConstruçãoFazer de forma iterativa2 semanas

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Visão geral do ciclo da F.D.D. Desenvolver um Modelo Abrangente Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Construir a Lista de Features Detalhar por Features Detalhar por Features

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Processos da FDD A FDD, classicamente, possui cinco processos. DMA- Desenvolver um Modelo Abrangente CLF- Construir uma Lista de Funcionalidades PPF- Planejar Por Funcionalidade DPF- Detalhar por Funcionalidade CPF- Construir por Funcionalidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Ferramentas Existem ferramentas que facilitam o desenvolvimento utilizando FDD, uma delas, livre é a FDDTools, disponível em: