Um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em XML.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mini-curso desenvolvendo aplicações com Zend Framework
Advertisements

Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
APSOO Aula 03.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Engenharia de Software
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II XML Processing: XSLT, SAX e DOM Prof. Ismael H F Santos.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
O que é XML XML, eXtensible Markup Language ou Linguagem de Marcação Extensível é o método padrão de identificação e descrição de dados na Web. É largamente.
Tutorial de utilização do
WebWork e JSP Keven andrade
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
Tecnologias para Internet
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
HTML Básico João Araujo.
Remodelando a solução mais eficaz
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Rodrigo Cristiano Silva
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Rodrigo Cristiano Silva
Conheça o PDV Apresenta as principais ferramentas e
Nova solução CRM da Riosoft
Conceitos de J2EE para a WEB
WebPublication para:. WebPublication  É uma ferramenta para publicação de sites  Os sites são constituídos por uma estrutura e seus componentes.  Cada.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Professor: Márcio Amador
Oficina Plone Criação de Formulários
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
MÓDULO 4 Como usar PubMed
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Arquitetura das JSP - Aula 2
Implementação MVC Pedro Antonino.
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística XML: Extensible Markup Language EquipeEquipe: Adriana Cristina de Oliveira.
Padrões de Interação com o Usuário
7 - Criação de Páginas Web
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Produção de Sites Unidade 9 – XML Prof.: Henrique Santos.
Emerald Group Publishing Limited Descubra como aproveitar os benefícios da editora líder mundial de Pesquisa em Gestão.
Loja Online Smart Ecommerce completo, com layout responsivo
Folha de cálculo – Microsoft Excel
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar Profº Dr. Lino Oliveira Apresentação de aplicação Joaquim Jorge Sousa Susana Mª Lopes.
Karine Alessandra Córdova
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
WWW e HTML HTML - Básico Curso de Formação de Usuários WWW e Projetistas de Paginas HTML Organização: LSI - EPUSP.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Rhizome. Roteiro Definição Metas Características Arquitetura Tecnologias envolvidas Referências.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em XML. XMLNuke Um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em XML.

Agenda Visão Geral Trabalhando com o XMLNuke Utilizando o Framework Apresentação Conceitos sobre XML/XSL Funcionalidades do XMLNuke Framework de desenvolvimento Trabalhando com o XMLNuke Fazendo requisições Criando documentos XML/XSL Estrutura de diretórios Repositório de dados Utilizando o Framework

Uma breve introdução ao XMLNuke PARTE 1 Uma breve introdução ao XMLNuke

Apresentação O que é o XMLNuke? É um sistema de gerenciamento de conteúdo totalmente baseado em XML. Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é uma aplicação que permite auxiliar o usuário na tarefa de publicação e edição de conteúdos na WEB. XML é um padrão de representação de documentos.

O que vem a ser o XML? O XML (eXtensible Markup Language) é um documento no formato texto. Representa apenas informações sem se preocupar com a forma como serão listadas A informação é estruturada de forma hierárquica Cada informação é delimitada através de marcas no documento, muito parecidas com o HTML. É extensível, pois cada um pode definir quais marcas representarão as suas informações.

Exemplo de XML <filme> </filme> <nome>Matrix Revolutions</nome> <direcao>Irmãos Wachowski</direcao> <duracao tempo=“minutos”>129</duracao> <texto>Em Matrix Revolutions, o capítulo final da trilogia, a guerra entre homens e máquinas chega ao seu ponto máximo. </texto> </filme>

Vantagens do XML Algumas Perguntas: A reposta é simples: Por que utilizar o XML para representar apenas a informação? Não seria melhor já listá-lo na forma definitiva? A reposta é simples: Ao separar informação de apresentação é possível “moldar” essa informação através de diversos formatos. Se as informações de conteúdo ficassem misturadas com a apresentação, qualquer mudança de layout representaria horas de trabalho.

Vantagens do XML O documento XML listado anteriormente poderia facilmente representar as informações de diversas formas, como por exemplo: DE QUE FORMA?

Processando documentos XML Os documentos XML, podem ser processados de diversas formas. A forma mais usual é através de documentos XSL XSL = eXtensible Stylesheet Language São documentos textos Contém comandos específicos para selecionar, percorrer, extrair e listar “nós” de documentos XML. Um documento XSL, pode gerar outro documento texto, em outra linguagem ou formato. Pode ainda, gerar documentos que não necessariamente precisam ser texto.

Processando documentos XML O programa que é capaz de ler o documento XML, e processar é chamado de PARSER. A tarefa de processar o documento XML em outro através do XSL é chamado de transformação

O XMLNuke então... Utiliza o processo de transformação de documentos XML/XSL de forma a potencializar as características oferecidas por esse processo agregando novas funcionalidades. Sendo assim, o usuário precisará criar apenas as suas informações (documentos XML), definir como elas serão exibidas (documentos XSL) e o XMLNuke fará o resto.

Características do XMLNuke Independência do conteúdo do site em relação à forma como este será exibido. Múltiplos temas para visualização de documentos XML de forma simples e natural. Exemplo “Preparar para a impressão” Multi-Plataforma Real Possibilidade de criar conteúdo estático (HTML puro) à partir das transformações de documentos XML/XSL

Características do XMLNuke Ferramenta de Administração Remota Extensível Diversos Sites em um único mecanismo Suporte nativo a Internacionalização Suporte a cache para aumentar a performance. Indexação de documentos XML para busca de palavras Framework de desenvolvimento de aplicações que produzem XML e aproveitam todos os recursos do XMLNuke Fácil instalação

Framework de Desenvolvimento Criar módulos personalizáveis (ex: Uma tela de cadastramento) no qual o programador se preocupa apenas em QUAIS informações serão trabalhadas e não em COMO serão mostradas. Suporte a cache nos módulos de consulta Suporte a internacionalização Suporte a segurança Possibilidade de acrescentar módulos administrativos para implementar novas funcionalidades e/ou facilidades ao XMLNuke

A quem se destina o XMLNuke? O XMLNuke destina-se aos usuários que: Mudam com freqüência a aparência (layout) do site ou querem ter diversos temas de trabalho. Desenvolvem aplicativos para a WEB e desejam desassociar completamente a interface gráfica dos dados Não querem estar preso à sistemas operacionais e linguagens de programação Possuem vários sites ou áreas, cujos dados e valores sejam totalmente independentes, porém querem aproveitar o mesmo mecanismo de processamento das informações. Estão na vanguarda da tecnologia e querem sempre trabalhar com novas soluções.

PARTE 2 Utilizando o XMLNuke

Funcionamento do XMLNuke O XMLNuke funciona através de um mecanismo denominado “Front-Controller”. Esse mecanismo (um Design Pattern) processa todas as requisições WEB. Sendo assim, para acessar qualquer documento XML e/ou modelo XSL é necessário passar argumentos para o Front-Controller Existem três Front-Controller no XMLNuke: Processador de documentos XML/XSL estáticos Processador de módulos de usuários Processador de módulos de administração

Passando argumentos ao XMLNuke O XMLNuke suporta os seguintes argumentos http: Site: Contém o site no qual o XMLNuke irá trabalhar. XML: Contém o documento que será processado XSL: Contém o modelo que irá processar o documento XML. LANG: Contém a linguagem do documento XML a ser trabalhada. Exemplos Enginexmlnuke?site=default&xml=home Enginexmlnuke?site=default&xml=home&xsl=preview Enginexmlnuke?module=guestbook&xsl=page

Criando um documento XML Conforme visto na definição, o XML pode ter qualquer formato. O XMLNuke é capaz de processar qualquer representação de documento XML Entretanto, a ferramenta de administração e algumas funcionalidades adicionais requerem uma representação específica.

Criando documentos XML O documento XML que o XMLNuke sugere para se trabalhar está dividido em duas partes: Cabeçalho, que contém os metadados Área de dados que está dividida em Blocos. Essa divisão possibilita fragmentar as informações em partes menores que podem ser dispostas (ou não) em posições específicas da página

Exemplo de um documento XML <page> <meta> <title>Título da Página</title> <abstract>Resumo do conteúdo da página</abstract> <created>20/10/2002 19:33:57</created> <modified>10/20/2002 7:33:57 PM</modified> <keyword>XMLSite ByJG</keyword> <groupkeyword>bfoto</groupkeyword> </meta> <blockcenter> <title>Pegando as Imagens com o BuscaFoto</title> <body> <p>Um simples parágrafo</p> </body> </page>

Criando um documento XML Como o XMLNuke identifica as marcas no documento XML e sabe o mapeamento para o HTML? O XMLNuke possui um recurso chamado “Snippet” (visto mais adiante) que possibilita a inclusão de trechos pré-definidos de XSL Existe um XSL chamado HTMLBODY que faz praticamente todos os mapeamentos mais importantes para o HTML. O usuário também pode modificar esse Snippet ou acrescentar outros com funções específicas, como mapeamentos para SVG.

Criando XML com formulários O Snippet HTMLBODY que mapeia as marcas XML em HTML trata de uma forma mais simplificada e específica os formulários. Por exemplo:   ... <blockcenter> <title>Send eMail</title> <body> <p>This page use a custom module 'sendmail' distribute with default installation of XMLNuke. You can create a custom form, to POST data to sendmail page.</p> <editform action="module:sendemail" title="Fill Fields Bellow to Send a email"> <textbox name="name" caption="Name" size="40" /> <textbox name="email" caption="eMail" size="40" /> <textbox name="subject" caption="Subject" size="50" /> <memo name="message" caption="Message" cols="50" rows="5" /> <hidden name="toname_id" value="DEFAULT" /> <buttons> <submit caption="Send" /> <reset caption="Reset" /> </buttons> </editform> </body> </blockcenter> ...

Documentos XML especiais O XMLNuke possui um documento chamado _all: Esse documento não possui identificação de metadados É acrescentado automaticamente a TODO documento XML processado que contenha o nó raiz chamado “Page” Útil, por exemplo, para definir caixas que podem ter seu conteúdo facilmente modificável, sem mexer em templates XSL

Documentos XML especiais Todo documento XML criado pela ferramenta de administração, gera uma entrada no documento de nome INDEX. Esse documento possui uma referência rápida a todos os documentos XML Pode agrupar documentos XML Da mesma forma que o documento _all, o documento index é inserido em todos os documentos XML processados. Útil para montar um índice dinâmico, ou seja, ao acrescentar um documento XML, este é incluído no índice.

Criando documentos XSL Os documentos XSL devem conter comandos que processem os nós do documento XML selecionado através dos argumentos de página. Exemplo: <xsl:for-each select="page/blockleft"> <br/> <b><xsl:value-of select="title"/></b> <xsl:apply-templates select="body"/> <hr/> </xsl:for-each>

Criando documentos XSL A criação de documentos XSL requer algum conhecimento do usuário. Para facilitar essa tarefa o XMLNuke implementa o conceito de SNIPPETs Os Snippets são blocos de código que são inseridos no documento XSL no momento do processamento. Esses blocos de código, tornam o código XSL mais legível ou evita repetição desnecessária de código

Exemplo de Documento XSL <?xml version="1.0"?> <xsl:stylesheet version="1.0" xmlns:xsl="http://www.w3.org/1999/XSL/Transform"> <xsl:output method="xml" /> <xsl:template match="/"> <HTML> <TABLE BORDER="0"> <TR VALIGN="TOP"> <TD STYLE="WIDTH:120px"> <xmlnuke-tableofcontents/> <xmlnuke-menu/> <xmlnuke-blockleft/> </TD><TD WIDTH="100%"> <xmlnuke-blockcenter/> </TD> <xmlnuke-blockright/> </TR> </TABLE> </HTML> </xsl:template> <xmlnuke-htmlbody/> </xsl:stylesheet>

Estrutura de diretórios

Arquivos de configuração