UTNAPISHTIM: O NOÉ BABILÔNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
V F 1. O Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. 2. O Apocalipse deve ser estudado e interpretado pela Bíblia. 3. Um dia profético simboliza.
Advertisements

Desde a Criação ao Pentecostes
O PERÍODO DO INÍCIO.
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
Programa III Roteiro 01.
“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã
Gênesis 12,1-9 Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar.
1 Reis 18,20-39 Naqueles dias, Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. Então Elias, aproximando-se de todo.
Gênesis 6,5-8; 7, O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre.
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Na aldeia dos TÜKUNAS havia sol, Arutana e seu pai, o Morubixaba, estavam quase dormindo, aí Arutana pediu novamente ao seu pai para contar a lenda da.
A necessidade de nascer de novo
SEJA UM LÍDER.
Dois Senhores.
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
AS FÁBULAS.
O Príncipe Feliz.
Os nove mistérios do sexo...
LIÇÃO 3 - AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
O REINO DE DEUS.
Mensagem Livro de Josué 14:6-13.
Arca de Noé.
DESDE O PRINCÍPIO ANTES MESMO QUE A TERRA COMEÇASSE A EXISTIR O VERBO ESTAVA JUNTO A DEUS. VEIO AO MUNDO E PRA NÃO ABANDONAR-NOS NESTA VIAGEM NOS DEIXOU.
O TITANIC.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Ensagem M.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O casamento de Isaque e Rebeca

TEMAS BÍBLICOS.
Liana Maxwell Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
“Trazendo Cristo Para Nossos Momentos de Prisão”
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
PAZ.
Augusto Comte e o Positivismo
O Caminho para uma vida Sobrenatural
É ORDEM DE DEUS QUE TODOS OS POVOS O ADOREM
A libertação do endemoninhado gadareno Texto: Marcos 5:1-20
Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 6-8 A Arca de Noé.
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
9 de Novembro 2008 Dedicação da Basílica de Latrão em Roma Dedicação da Basílica de Latrão em Roma Música: “Anem à Casa de Deus” (sinagoga hebraica)
“ ...Se morrermos com Ele, com ele viveremos.”
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

Hino 598 – “O verbo divino” Luiz Soares
advertências de Moisés

“Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo...
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
LIÇÃO 7 A FAMÍLIA QUE SOBREVIVEU AO DILÚVIO
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
LIÇÃO 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO
Jesus tentado no deserto
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
TEXTO BÍBLICO “Se alguém defraudei, restituo quatro vezes mais, e dou metade de meus bens aos pobres. ” Então, Jesus afirmou: “Hoje veio salvação a esta.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

UTNAPISHTIM: O NOÉ BABILÔNICO DA EPOPÉIA DE GILGAMISH

A narrativa babilônica data do século 7 aC Baseada numa tradição suméria mais antiga (antes de 2000 aC) Conta a viagem de Gilgamesh em busca da vida eterna. Sua viagem o levou para Utnapishtim, o imortal, que explicou para Gilgamesh o que fez para obter vida eterna. Utnapishtim contou a narrativa de um dilúvio e como ele obteve vida eterna como dádiva dos deuses após a catástrofe.

Utnapishtim disse a Gilgamesh: "Vou revelar-te, Gilgamesh, algo oculto, e o segredo dos deuses, a ti quero contar. “ Shuruppak, a cidade que conheces, [e] que está situada [à margem] do Eufrates, esta cidade é antiga, é lá que estavam os deuses. Suas más disposições levaram os grandes deuses a desencadear um dilúvio. O Príncipe Ea, que jurara com eles, repetiu suas propostas na choupana de junco: Homem de Shuruppak, filho de Ubar-Tutu, passa a demolir tua casa, constrói um barco; renuncia à riqueza e busca a vida; despreza os bens e conserva a vida. Faze subir à barca viventes de todas as espécies. Que da barca que construirás, as dimensões se correspondam: que sua largura e comprimento sejam iguais

A embarcação acostou no monte Nicir; o monte Nicir segurou a embarcação e não a deixou mais mover. Um primeiro dia, um segundo dia, o monte Nicir dito um terceiro dia, um quarto dia, o monte Nicir dito um quinto, um sexto, o monte Nicir dito. Quando chegou o sétimo dia, fiz sair uma pomba e soltei-a; a pomba se foi e voltou: não encontrando onde pousar, voltou.

Fiz sair uma andorinha e soltei-a; a andorinha se foi e voltou: não encontrando onde pousar, voltou. Fiz sair um corvo e soltei-o; o corvo se foi e, vendo o refluxo das águas, comeu, patinhou (?), crocitou, e não voltou. Fiz outros saírem, em todas as direções, ofereci um sacrifício; fiz uma oferta, expandida sobre o piso da montanha; ergui sete e sete vasos em libação; a seus pés coloquei cana, cedro e mirta. Os deuses sentiram o odor os deuses, à semelhança de moscas, reuniram-se em torno do sacrificador . . .

AS SEMELHANÇAS Ambas narrativas Sustentam que o dilúvio foi divinamente planejado Sustentam que a catástrofe foi revelado ao herói do dilúvio Relacionam o dilúvio com a corrupção da raça humana Falam da libertação do herói e sua família Afirmam que o herói construiu um grande barco Indicam as causas físicas do dilúvio Indicam a duração do dilúvio Têm detalhes semelhantes Descrevem atos de adoração no fim do dilúvio

AS DIFERENÇAS Ambas as narrativas são diametral contraste Em termos teológicos: politeísta vs. monoteísta Quanto às suas concepções morais: deuses caprichosos de caráter moral duvidoso vs. Um Deus justo Quanto às questões filosóficas: confusão entre espírito e matéria vs. Um Deus soberano e criador.