Os solos e a agricultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

Profa Dra Rosane Vargas
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Prof. Waldemar Ernani Martins
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Formação dos solos: fatores e classes
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
A importância da Mata Ciliar
EFEITOS DA SALINIDADE A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água.
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
As Florestas e a sua preservação.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Algumas questões: Você já pensou...
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Luciane Costa de Oliveira
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Produção Vegetal Fatores de Produção
PEDOLOGIA.
SOLO.
Composição e interação entre os elementos da paisagem
Poluição Ambiental.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Ciências Naturais – 8.º ano
Objetivos Compreender o processo de intemperismo físico e químico das rochas e relacionar com a formação dos solos. Reconher a interdependência e a atuação.
Definição É um complexo composto de materiais minerais e orgânicos que recobre a camada superficial da crosta terrestre. São normalmente originados pela.
Concelhos para um bom Semestre
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Destruição de Solos LGN 478/479- Genética e Questões Socioambientais
PEDOLOGIA Formação dos solos.
O Espaço Geográfico Rural
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
Solos e Rochas.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

Os solos e a agricultura AULAS 62 E 63 Os solos e a agricultura

O QUE SÃO SOLOS? São recursos naturais responsáveis por sustentar plantas, animas e fornecer alimento para o homem, e apresentam certo equilíbrio. A combinação de rochas degradas com atividade biológica, sob a ação de diferentes agentes físicos, químicos e biológicos, formou ao longo do tempo os solos.

OS FATORES FORMADORES DOS SOLOS Características apresentadas nos solos: fertilidade, coloração, textura e profundidade, são determinadas por cinco fatores principais da natureza que influenciam a sua formação:

Rocha matriz: composição mineral dos solos. Clima: principais agentes do intemperismo. Atividade biológica: regula a atividade e proteção dos solos. Relevo: formas da superfície. Tempo: os solos se formam sob as influencias climáticas, químicas e biológicas e do relevo.

PORQUE AS QUEIMADAS SÃO TÃO AGRESSIVAS NO MEIO AMBIENTE? Pois podem eliminar a fauna e a flora, que são importantes na preservação e renovação dos solos. A cobertura vegetal auxilia na proteção dos solos, evitando a erosão.

CONHECENDO MELHOR OS SOLOS Horizontes: camadas bem definidas, que apresentam diferentes composições. Perfil do solo: é conjunto de horizontes, desde a superfície até a rocha. Cinco horizontes são identificados nos perfis dos solos: caracterizados com as letras O, A B ou E e C, nos solos mais jovens essa distinção não é facilmente identificada.

A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS E SEUS IMPACTOS A erosão do solo passou a ocorrer mais rapidamente devido a remoção da cobertura vegetal original. A água é o agente erosivo mais comum. Um dos impactos causados é a erosão laminar.

EM ALGUNS CASOS AS ÁGUAS FORMAM: SULCOS → RAVINAS → VOÇOROCAS

CAUSAS DA EROSÃO ACELERADA PELO HOMEM: Inúmeros impactos para o solo e o meio ambiente. Lixiviação: “lavagem dos solos” na qual ocorre a retirada do húmus, em casos mais graves, remove todo o horizonte A. Assoreamento: excesso de partículas de sedimentos carregados pela água.

TÉCNICAS AGRÍCOLAS: Plantação de monocultura sem rotatividade: é ofensiva à degradação ao solo, devido ao plantio repetitivo de uma espécie retira grande quantidade de nutriente dos solos Agricultura orgânica: sistema que utiliza adubos de origem orgânica, produzidos a partir de sobras de colheitas e fezes animais, criando uma camada protetora à erosão, substituindo produtos sintéticos.