CULTURA LARAIA, Roque de Barros. Cultura:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concepção da linguagem, ou seja, porque e como ela é como é?
Advertisements

Engenheria de Produção
Uma visão geral da vida em sociedade
Sobre a Lógica da Ética Espírita
Cultura.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Serão os valores morais universais?
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Como opera a cultura.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Professora Suraia Rahmé
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
CULTURA.
CULTURA E INFORMAÇÃO Créditos: UFMG.
Em busca de uma compreensão
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Cultura e Personalidade
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
REVISÃO ANTROPOLOGIA 3º DIREITO – FACASTELO
Antropologia Cultural
Sociedades globalizadas
Professor: Karina Oliveira Bezerra
C OMPORTAMENTO H UMANO T RINÔMIO : CORPO, ALMA E MENTE. “Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos,
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
CULTURA O QUE É?.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ);
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Etnocentrismo e Relativismo cultural
O que nos torna humanos?.
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
Mecanicismo cartesiano
CULTURA.
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
CULTURA: uma palavra muitas definições
O ser humano natureza ou cultura?
Identificando e modificando crenças intermediárias
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

CULTURA LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1986. Segunda parte: como opera a cultura.

“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo” (Ruth Benedict, O Crisântemo e a Espada, 1972).

Indivíduos de culturas diferentes vêem o mundo de maneiras diferentes Exemplo: visões da floresta amazônica para um antropólogo e para um índio Tupi.

A cultura condiciona a visão de mundo do homem • Etnocentrismo: a nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante.

A cultura condiciona a visão de mundo do homem • O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural, ou seja, resultado da operação de uma determinada cultura.

Exemplos de padrões culturais: – Riso: Todos os homens riem, mas o fazem de maneira diferente por motivos diversos. Pessoas de culturas diferentes riem de coisas diversas. O riso é totalmente condicionado pelos padrões culturais, apesar de toda a sua fisiologia. – Técnicas do nascimento: Na Índia as mulheres dão à luz em pé; no mundo ocidental, deitadas sobre as costas; entre os Tupis e outros índios brasileiros, a posição é de cócoras; em algumas regiões do meio rural existiam cadeiras especiais para o parto sentado. – Diversidade gastronômica: Pessoas comem coisas diferentes e agem à mesa de forma diversa (uso de talheres, palitos, mãos; arroto como forma de demonstrar agrado ou como falta de educação; etc.).

A cultura condiciona a visão de mundo do homem • O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. • Tal tendência, denominada de etnocentrismo, é responsável em seus casos mais extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. • O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

A cultura condiciona a visão de mundo do homem • Tais crenças contêm o germe do racismo, da intolerância, e, freqüentemente, são utilizadas para justificar a violência praticada contra os outros. • Para o etnocentrismo, o ponto fundamental de referência não é a humanidade, mas o grupo. • Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes, imorais.

Etnocentrismo: Plano intelectual Dificuldade de pensar a diferença

Etnocentrismo: Plano afetivo Estranheza Nas culturas japonesa e islâmica, a mulher é submissa a um sistema em que o homem detém o papel dominante.

Etnocentrismo: Plano intelectual Hostilidade Cultura gótica: cultivo de um modo melancólico e sombrio de vestimenta, comportamento e análise do mundo.

A cultura interfere no plano biológico Apatia: reação oposta ao etnocentrismo. Exemplos: banzo africano; crença de que se a pessoa vê um fantasma ela logo morrerá; mortes causadas por feitiçaria. Doenças psicossomáticas: influenciadas pelos padrões culturais. Exemplos: mal-estar provocado pela ingestão combinada de alimentos; sensação de fome condicionada a determinado horário. Cura de doenças reais ou imaginárias. Exemplo: xamãs (ou pajés) das sociedades tribais.

Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura • Ninguém é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Entretanto, a convivência entre os membros de uma sociedade só é possível desde que todos possuam um conhecimento mínimo a ser partilhado. • Participação de um indivíduo em sua cultura pode depender de fatores como: – Gênero: atribuições sociais diferenciadas para homens e mulheres em diversas culturas – Idade: limitações de ordem cronológica e outras de ordem estritamente cultural.

A cultura tem uma lógica própria • Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro. • A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

A cultura tem uma lógica própria • “O sábio nunca dialoga com a natureza pura, senão com um determinado estado de relação entre a natureza e a cultura, definida por um período da história em que vive, a civilização que é sua e os meios materiais de que dispõe” (Lévi-Strauss). – Sem esses meios, o homem tem que tirar conclusões a partir de sua observação direta, valendo-se apenas do instrumental sensorial de que dispõe. – Não seria ilógico, nesse caso, supor que o Sol gira em torno da Terra, ou, como afirmou um caipira paulista, o Sol morre todos os dias no oeste e nasce no leste porque “ele volta apagado durante a noite”. – Sem o auxílio do microscópio é impossível imaginar a existência de germes e parece lógico admitir que as doenças sejam decorrentes da intromissão de seres sobrenaturais malignos.

A cultura tem uma lógica própria • Talvez seja mais fácil entender a lógica e a coerência de um sistema cultural tratando-o como uma forma de classificação. Muito do que supomos ser uma ordem inerente da natureza não passa, na verdade, de uma ordenação que é fruto de um procedimento cultural, mas que nada tem a ver com uma ordem objetiva. • Analogia entre o cego de nascimento que ganha a visão através de uma cirurgia (“apenas vagarosamente e com um intenso esforço pode apreender que esta confusão manifesta uma ordem, e somente com uma aplicação resoluta é capaz de distinguir e classificar objetos e adquirir o significado de termos tais como espaço e forma”) e o etnólogo que inicia o seu estudo de um povo estranho.

A cultura tem uma lógica própria • Cada cultura ordenou a seu modo o mundo que a circunscreve e esta ordenação dá um sentido cultural à aparente confusão das coisas naturais. É este procedimento que consiste em um sistema de classificação. (Exemplo da floresta) • Entender a lógica de um sistema cultural depende da compreensão das categorias constituídas pelo mesmo.

A cultura é dinâmica • Qualquer sistema cultural está num contínuo processo de modificação. • Nota-se a existência de dois tipos de mudança cultural: – A primeira é interna, lenta, resultante da dinâmica do próprio sistema cultural. – A segunda pode ser mais rápida, resultante do contato de um sistema cultural com outro. • O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura: – Fosso entre gerações – Mudanças de costumes – Tendências conservadoras versus inovadoras – Ideal versus real

A cultura é dinâmica Concluindo, cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir.