Discípulo, o que lança a mão no arado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUXANDO OS DOIS REMOS "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
Sugestão para o Quebra-gelo
2. O chamado, que não tinha prioridade “UMA IGREJA FRUTÍFERA”
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
A Caminho de Jerusalém.
Pensando em Nossas Atitudes
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
“Onde você é alguém especial”
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
O Príncipe Feliz.
APREDENDO A ORAR.
O que procuro? Onde procuro?
Palavra de Vida Fevereiro de 2009 Chiara Lubich.
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há festa...
Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me
CONSAGRAÇÃO x SANTIDADE
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
A volta do filho mais velho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Na antiga cidade de Laodicéia, na Ásia Menor, há quase
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
O que significa tudo isto ?
Qualidades Presentes Na Vida De Um Líder
Jesus é a VIDA João
Permanecendo em Cristo
O casamento de Isaque e Rebeca
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
“As pessoas podem ser ganhas mais facilmente quando não tem que cruzar nenhuma barreira” Dr. Donald Mc Gravan.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
A menina dos olhos castanhos
Simplesmente Igreja.
“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” Salmos
GRUPO SOMENTE JESUS E O CAMINHO 01 SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
Jesus é a VIDA João
Restaurados por Cristo – Pedro
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
O Projeto do Reino de Deus
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
Então disse a seus discípulos:
Ser crucificado Então disse a seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar- me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mt. 16:24.
Jesus Cristo chama os primeiros discípulos
SINAIS DA ESPERANÇA.
Carta de Paulo a Filemon
O CHAMADO AO DISCIPULADO
David pede livramento Salmo 40 versão Bíblia Viva
Carta do Apóstolo Paulo
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Avisos: Quebra gelo opcional: Do que eles estão falando? Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
TEXTO BÍBLICO: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que.
A B C Discípulo não é um dom que somente alguns recebem, nem uma opção para se escolher; é um mandamento (Lc 9:23; Mt 28:19). "Todo verdadeiro discípulo.
Galileia O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
Transcrição da apresentação:

Discípulo, o que lança a mão no arado Escola Bíblica Discípulo, o que lança a mão no arado LC 8 NOVEMBER 26,2011 Ministry: Pr. Valdison B. Neves – Typist: Jussara Miranda

I- O Precipitado (Lc 9:57-58) Conteúdo Base bíblica: Lc 9:57-62 1 Introdução 2 I- O Precipitado (Lc 9:57-58) 3 II- O ocupado (Lc 9:59-60) 4 III- O tranquilo (Lc 9.61-62) 5

Introdução Muitos que começam a seguir a Cristo, depois de um tempo desanimam diante das dificuldade ou seguem outros caminhos que surgem diante deles. O mundo e Satanás não desitem com facilidade daqueles que se entregam a Jesus, e tentarão fazer retroceder aqueles que decidiram seguir o caminho da renúncia própria e da cruz. No texto de Lucas 9.57-62 há uma notável ilustração de três candidatos a discípulos que permitiram que outras vozes falassem mais que a voz de Cristo. Três homens, cujos nomes não foram mencionados, mas que estiveram cara a cara com Jesus. Tiveram o desejo de segui-Lo, mas permitiram que algo ou alguém interferisse entre o chamado e a decisão.

O Precipitado - (Lc 9.57-58) O primeiro voluntário para seguir a Jesus disse: "Seguir-te-ei para onde quer que fores". Isto é que é decisão. Parece que nenhum preço é alto demais. Nenhuma cruz é pesado demais. Nenhum caminho é áspero demais. Jesus lhe respondeu: "As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". O que Cristo quis dizer com isso? Podemos deduzir o seguinte: "Você diz que está disposto a seguir-Me por toda parte, mas não está disposto a fazer isto sem as comodidades materiais da vida. Até as rapozas e as aves têm um mínimo de comodidade, mas Eu não tenho nada; sou um peregrino sem lar neste mundo que Eu mesmo creio. Você está mesmo disposto a sacrificar a segurança e comodidade de sua casa para seguir-Me? Voc6e está pronto para abrir mão dos seus direitos para seguir-Me e servir-Me incondicionamente? Parece que o "precipitado" não estava disposto a isso, porque não ouvimos mais falar dele na Bíblia! O verdadeiro discípulo considera maior a sua dedicação a Cristo do que as comodidades terrenas.

O ocupado - (Lc 9.59-60) Este não foi voluntário como o primeiro, foi convocado. O Próprio Jesus o chamou para ser seguidor. Sua resposta não foi um "não" por completo. Não demonstra um desinteresse pela oferta, mas havia algo que ele queria fazer primeiro e este foi o seu pecado: colocou "algo ou alguém" acima de Cristo. "Permita-me ir primeiro sepultar meu pai". É perfeitamente aceitável e legítimo que um filho mostre respeito a seus pais, ainda mais quando o pai morre espera-se que ele receba um enterro decente. Mas, até o que é legítimo se torna pecaminoso quando é prioridade acima de Cristo. A verdadeira ambição da vida deste homem não era seguir a Jesus. Isso se vê no pedido que fez: "Permite-me ir PRIMEIRO..." As outras palavras que disse eram simples camuflagem para ocultar o verdadeiro desejo de colocar o seu "EU" em primeiro lugar.

A verdadeira função do discípulo de Cristo é pregar o Reino de Deus. O "ocupado" tinha um trabalho a fazer e deixou que este ficasse em primeiro lugar. Por isso a resposta de Jesus: "Deixa aos mortos a sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus".. ou "Há certas certas coisas que os espiritualmente mortos podem fazer tanto quanto os crentes. Mas há coisas na vida que somente o crente pode fazer. Tome cuidado para não passar a vida fazendo o que alguém que não conhece a Cristo faz até melhor. Deixe que os espiritualmente mortos enterrem os fisicamente mortos. Você deve fazer o que só os crentes podem fazer, que é promover o progresso da minha causa na terra".Parece que o preço era alto demais para o "ocupado" pagar. Deixou o que só ele podia fazer, para fazer o que qualquer um poderia fazer. Se o primeiro homem ilustra as comodidades materiais como um obstáculo para o discipulado, o segundo homem ilustra uma ocupação tomando o lugar do verdadeiro propósito da existência de um cristão. Deus não nos salvou para sermos médicos, advogados, engenheiros, comerciantes ou qualquer outro profissional. Deus nos salvou para que fossêmos Seus servos e discípulos, e como discípulos de Cristo sirvamos a Deus como médico, um discípulo de Cristo que sirva como advogado, um discípulo de Cristo que sirva como engenheiro, comerciante, funcinário público, etc. A verdadeira função do discípulo de Cristo é pregar o Reino de Deus.

III - O tranquilo (Lc 9.61-62) Sob determinado aspecto, este homem é parecido com o primeiro que também se apresentou voluntariamente. Por outro lado, é parecido com o segundo em relação às suas prioridades. "Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa". Novamente, vemos que o pedido não é ilegal ou imoral. Não é pecado. Não é contrário à Lei de Deus mostra interesse pela família. Qual foi o erro Desse homem? Ele permitiu que laços afetivos usurpassem o lugar de Cristo. Jesus lhe disse: "Niguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus". Em outras palavras: "Os Meus discípulos são chamados para avançar e não para retroceder. O coração deles é totalmente Meu de tal maneira que nenhum namorado ou namorada, parente ou amigo será mais importante do que obedecer a Minha palavra; nenhuma pessoa que deixe ocupar o Meu lugar no seu coração por outra pessoa pode ser Meu discípulo.“ Somos forçados a concluir que o "tranquilo" deixou Jesus e se foi. Suas mais confiantes aspirações ao discipulados se quebrarm nas rochas do envolvimento sentimental e afetivo. O que sabemos é que a Bíbllia contundentemente evita dar o nome deste indivíduo que, voltando atrás, perdeu a maior oportunidade de sua vida, e ganhou uma inscrição no seu túmulo: "Perdeu a oportunidade de ser um discípulo de Cristo".

Conclusão Estas são as principais formas de desvio do discipulados, ilustradas por três homens que não estivereram dispostos a percorrem todo o caminho com o Senhor Jesus. 1. "O precipitado" - prioridade às comodidades terrenas. 2. "O ocupado" - prioridade a uma ocupação. 3. "O tranquilo" - prioridade a um envolvimento sentimental ou afetivo. O Senhor Jesus ainda chama, como sempre chamou. Convida homens e mulheres para segui-Lo imediata, completa e heroicamente. As placas para desistir e as rotas de fuga também continuam dizendo: "larga a mão disso", "isso é coisa de fanático", "você é muito jovem, tem toda uma vida pela frente". Mas, o chamado ao verdadeiro discipulado não pode ser adiado. Venha!

Os Seguidores e Os Dicípulos Dois grupos de pessoas que conviviam com o Senhor Jesus nos Seus anos de ministério: . Os Seguidores e Os Dicípulos Estes dois grupos são diferentes em essência, porque: Discípulo Seguidor Espera por pães e peixes Luta por crescer Entrega parte dos seus desejos Gosta de afago Vale porque soma É condicionado pelas circunstâncias É valioso É um pescador Luta por reproduzir-se Entrega toda a vida Gosta de servir sacrificialmente Vale porque multiplica Aproveita as circunstâncias para exercitar a sua fé É indispensável! Observe as qualificações deste dois grupos e pergunte-se: Como crente, tenho sido um SEGUIDOR ou um DISCÍPULO?

Discípulo um mordomo Ministry: Pr. Valdison B. Neves – Typist: Jussara Miranda