Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Advertisements

A ORIGEM DA VIDA Parte II
A ORIGEM DA VIDA.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
SERES VIVOS.
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Reprodução.
Observe o quadro a seguir, referente a diferentes fases do ciclo celular de uma célula meiótica de determinada espécie. Com base nos dados apresentados.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Seleção Genética – Um pouco de história
Genética.
Evolução Biológica Idéias:
Reprodução.
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
O que você deve saber sobre
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
-Clonagem Reprodutiva
Tema 2 – Sexualidade e Transmissão de Vida
Análises moleculares do material genético
Divisão Celular – Parte II
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
Célula: Unidade da Vida
CIÊNCIAS Profa. Mariane
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO.
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
REPRODUÇÃO.
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
REPRODUÇÃO ASSEXUADA PROFESSOR Regis Romero.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
FORMAS DE REPRODUÇÃO.
Características dos seres vivos:
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
Reprodução.
O que é clonagem.
Agentes responsáveis pela transmissão genética
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
Célula Eucarionte.
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Genética: início do século XX.
BIOLOGIA PROFESSOR-EDSON
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Introdução à Genética. Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade. Hereditariedade: é a transmissão de característica.
Características dos Seres Vivos
Hereditariedade.
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
Evolução.
REVISÃO 8º Ano.
Genética e Comportamento Humano
Inteligência Artificial
Profº Alexsandra Ribeiro
Genética e hereditariedade
Vamos estudar…. Os Animais
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
Hereditariedade.
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
Aula 1 Os seres vivos.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Reprodução Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Transcrição da apresentação:

Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro

Reprodução Assexuada Ocorre quando um ser vivo se multiplica gerando um ser idêntico ao que o originou. Nesse tipo de reprodução NÃO há SEXO (no sentido que não envolve a união de gametas). Esse tipo de reprodução não há variabilidade genética (mistura de genes – pedaços de material genético), pois os seres formados são idênticos à célula-mãe.

Reprodução Assexuada Esse tipo de reprodução ocorre com as bactérias, plantas e alguns animais. Eucarionte unicelular em processo de bipartição ou divisão binária

Reprodução Sexuada Ocorre quando uma célula reprodutora (GAMETA) masculino e uma célula reprodutora feminina se unem formando uma célula-ovo ou zigoto que é diferente das células que o originou. O gameta masculino é chamado de espermatozóide e o gameta feminino é chamado de óvulo. O processo de união dos núcleos dos gametas é chamado de FECUNDAÇÃO. O encontro dos gametas é chamado de FERTILIZAÇÃO.

Reprodução Sexuada Após a formação do zigoto essa célula sofre inúmeras divisões até formar um novo ser vivo. Na reprodução sexuada HÁ SEXO, pois envolve a participação de gametas. Na reprodução sexuada há variabilidade genética, pois os seres formados são semelhantes aos “pais” e não idênticos aos “pais”, como ocorria na reprodução assexuada.

FECUNDAÇÃO

HEREDITARIEDADE É a capacidade que os seres vivos têm de gerar seres semelhantes e ocorre através dos genes. Os genes são pedaços de material genético (DNA) que contêm informações responsáveis pelas características do indivíduo, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, forma do rosto, etc. Os genes se encontram no núcleo das células e estão organizados na forma de cromossomos.

CROMOSSOMOS

HEREDITARIEDADE As características de um indivíduo depende da ação dos genes e do ambiente. NÃO ESQUEÇA!!! A reprodução sexuada origina indivíduos geneticamente DIFERENTES e, portanto, há maior variedade de indivíduos.

EVOLUÇÃO São transformações genéticas que ocorrem nos indivíduos ao longo dos tempos, podendo ocasionar o surgimento ou o desaparecimento de espécies. Evidências da evolução: MUTAÇÕES – são erros nos genes que ocorrem ao acaso. Esses erros podem ser causados por fatores externos ou internos. Essas mutações podem originar novas características.

EVOLUÇÃO SELEÇÃO NATURAL – é o processo em que o indivíduo mais adaptado ao ambiente sobrevive. O principal defensor dessa teoria foi Darwin. FÓSSEIS – são vestígios de animais ou vegetais que ficaram soterrados entre as rochas. REPRODUÇÃO SEXUADA – por combinar genes maternos e paternos, produz novas combinações de genes e características, sendo importante para a evolução.